• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Historiadora conta como era a aparência de Jesus

POR Lucas Curado    EM Ciência e Tecnologia      18/03/18 às 10h03

Já parou para pensar que talvez Jesus Cristo não tenha sido da forma que nós o imaginamos? Será que ele era um homem com um perfil tão "europeu"? Mesmo tendo nascido em um país cuja as pessoas são tão diferentes dessas características?

Antes de mais nada, Jesus não foi branco, e se olharmos para passado, isso não faria o menor sentido. A imagem de Cristo como nós a conhecemos é, muito possivelmente, errada. Pensando nisso, muitos pesquisadores, cientistas e teólogos juntaram forças pra descobrir a verdadeira face de Cristo. De fato, existe, em vários níveis, uma apropriação da imagem do salvador cristão para fins próprios. Devido a isso, não é de se impressionar que sua imagem teria sido distorcida com o tempo.

Hoje a Fatos Desconhecidos volta aos tempos de Cristo para tentar revelar a verdadeira face da figura mais importante para o cristianismo em todo o mundo. Será mesmo que essa ideia que temos do messias é realmente aquilo que nós acreditávamos? Joan Taylor e Charles D. Hackett, dois especialistas no assunto, discordam.

Filho de Deus

Quando nós pensamos em Jesus Cristo, nós normalmente já temos uma imagem pré-estabelecida em nossas cabeças. Nós o imaginamos como um homem alto, olhos azuis bem vivos, longos cabelos e branco. Contudo, essa imagem, se formos parar para analisar, não condiz com o contexto do local de seu nascimento.

Pensando nisso, a historiadora Joan Taylor , também professora de estudos religiosos na King's College London , resolveu redefinir essa imagem.  A estatura, cor de pele e cabelos foram baseados em esqueletos encontrados de homens que viveram na Judeia na época de Jesus. Se utilizarmos isso como base, vamos descobrir que Jesus foge inteiramente do arquétipo europeu que é apresentado.

Padrões "diferentes"

Joan Taylor, utilizando de suas analises, apresenta uma altura completamente diferente. Jesus teria sido um homem "baixo" para os padrões que o vemos. Ele teria medido em torno de 1,60 e 1,70 de altura e provavelmente seus cabelos não eram tão grandes. Nessa época, o povo que vivia na região possuía, em sua grande parte, olhos castanhos, cabelos pretos e pele cor de oliva.

Jesus provavelmente estaria dentro desses padrões. Acreditasse que ele teria sua barba e cabelos curtos  por motivos de higiene e sua túnica não era tão limpinha quanto se acredita. Jesus é descrito como a própria humildade personificada. Bem possivelmente suas roupas seriam igualmente humildes e um pouco rasgadas.

Homem do Povo

Um grupo de cientistas britânicos e arqueólogos israelitas também sugeriram outra imagem que foge ainda mais do "mindset" geral. Jesus não só teria sido mais baixo e com uma aparência bem mais humilde, como também possuidor de uma pele bem mais escura. Seus traços faciais também fugiriam completamente do arquétipo europeu. Para se aprofundar mais nessa pesquisa basta clicar nesse link.

Charles D. Hackett, especialista em estudos episcopais pela Candler School of Theology em Atlanta, comenta que... "Isso é uma forma de lembrar nossa tendência pecaminosa de apropriar sua imagem a serviço de nossos próprios valores culturais". Mesmo com essas imagem desenvolvidas junto de entidades científicas e religiosas, tanto Hackett como Taylor acreditam que será muito difícil  tirar a ideia de um Jesus Cristo alto, branco e de olhos azuis de nossas cabeças.

E aí, o que achou dessa matéria? Deixe seu comentário e até a próxima.

Próxima Matéria
Lucas Curado
Não só redator... Como também músico e compositor. Amante de um bom humor ácido e memes.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+