Curiosidades

Homem vive 53 anos com moeda dentro do nariz

0

Um homem, de 59 anos e natural de Konchalovsky, Zelenogrado, na Rússia, sentiu por mais de meio século sérias dificuldades de respirar pela narina direita. O motivo? Quando ainda criança, o sujeito havia inserido em seu nariz uma moeda, mas, ao longo dos anos, esqueceu que havia inserido o objeto ali.

Em um certo momento, seu estado de saúde começou a piorar. O indivíduo, então, buscou auxílio médico no Hospital Clínico local. Para descobrir o motivo que ocasionava o desconforto em seu nariz, a equipe de saúde realizou uma tomografia computadorizada.

Após realizar o exame, os médicos descobriram que parte da narina direita estava completamente bloqueada por corpo estranho. O objeto, de densidade pétrea, estava preso na parte posterior da narina, próximo à nasofaringe.

Quadro clínico

Além do objeto, os médicos notaram também que o indivíduo sofria de desvio de septo. O sujeito só lembrou que o corpo estranho, preso em sua narina, era uma moeda, após ver os resultados da tomografia. O objeto havia sido inserido quando o paciente tinha cerca de seis anos de idade.

Por ter uma mãe rígida, o indivíduo achou melhor ocultar o fato da moeda ter ficado presa em seu nariz. Como a moeda não o incomodava, esqueceu-se completamente de sua presença. Obviamente, a equipe que o atendeu ficou surpresa quando escutou toda a história.

Para retirar a moeda, os médicos tiveram que realizar um procedimento cirúrgico. A operação durou certa de uma hora e meia. Após a cirurgia, os médicos perceberam que a moeda estava coberta por rinolitos, uma espécie de pedras nasais que costumam se formar na presença de objetos estranhos.

Além de retirar o objeto, os médicos também resolveram o problema de desvio de septo. De acordo com a otorrinolaringologista Elena Nepryakhina, o paciente estava tão cansado de viver com o nariz entupido que arrancou as bandagens logo após acordar da anestesia.

Os médicos disseram que o homem teve sorte de recuperar a capacidade respiratória nasal. Afinal, a presença de um corpo estranho em todos esses anos poderia ter acarretado problemas mais graves, como, por exemplo, complicações intracranianas ou sépticas purulentas.

Por que as crianças colocam corpos estranhos no nariz?

Seja em meio a uma brincadeira, ou imitando o comportamento de outro colega e até mesmo por curiosidade, é bastante comum crianças colocarem objetos no nariz. De acordo com especialistas, o comportamento é totalmente natural, afinal, os pequenos estão aprendendo como o próprio corpo funciona.

Embora seja comum, inserir um corpo estranho na cavidade nasal pode ocasionar asfixia ou até ferimentos graves. Além disso, infecções também podem ocorrer, principalmente se os objetos não forem removidos a tempo.

Segundo a maioria dos casos clínicos, os objetos mais comuns são: grãos, bolinhas, pedrinhas, brinquedos pequenos, botões, pecinhas de brinquedos, pequenos pedaços de alimentos e bateria de relógio.

Quando uma criança insere um corpo estranho no nariz, ela pode apresentar alguns sintomas como, por exemplo, secreção nasal, mal cheiro na região, febre e dificuldade para respirar. 

Independente do objeto e da gravidade da situação, o mais importante é procurar o especialista. 

A sua retrospectiva do Spotify já está liberada. Veja como vê-la

Matéria anterior

7 famosos que já se envolveram com a indústria de entretenimento adulto

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar