Recentemente, imagens chocantes feitas por satélite nos puderam dar uma mulher ideia da devastação dos incêndios nos EUA. Essas são imagens que mostram que, os incêndios nas regiões de Washington, Oregon e Califórnia podem ser vistos do espaço.

De acordo com especialistas, o impacto dos incêndios pode ser medido através de uma série de fatores. Entre eles, podemos citar o céu laranja, chuvas de cinzas que atingiram cidades e vilas, afetando milhões de hectares de terra e matando ao menos sete pessoas. Mas, quando percebemos os incêndios com imagens feitas do espaço, temos uma real dimensão das dezenas de incêndios.

Imagens impressionantes que mostram a dimensão dos incêndios

Publicidade
continue a leitura

Essas são imagens feitas no dia 8 de setembro e cedidas pelo Instituto Cooperativo de Pesquisa na Atmosfera (CIRA, na sigla em inglês) da Universidade do Estado do Colorado. Dessa forma, as imagens viralizaram por meio de uma publicação feita pela meteorologista Dakota Smith. Assim, podemos ver o impacto por meio de duas imagens produzidas pelo satélite GOES-West. Primeiro, vemos as nuvens de fumaça e a topografia da região. Em seguida, temos informações de câmera infravermelhas que nos mostram os focos e a intensidade dos incêndios.

Em consequência da fumaça que vemos nas imagens é que tivemos parte da costa dos Estados Unidos completamente tomada por um tom laranja que mais lembrava um filme apocalíptico. Além disso, também foi possível notar temperaturas mais altas que normal e um tempo seco. E claro, tudo isso foi agravado por conta das mudanças climáticas, como afirmam pesquisadores do clima.

Desde o início do mês, milhares de pessoas já foram evacuadas de suas casas devido aos incêndios. Em outros casos, centenas de pessoas precisaram ser resgatadas enquanto as chamas se aproximavam. Para se ter uma ideia, o incêndio em Creek, na Califórnia, que se iniciou no dia quatro de setembro da Floresta Nacional Sierra, gerou uma nuvem de fumaça gigantesca chamada de pirocumulonimbus. Essa nuvem, de mais de 14.000 metros de altura, exigiu que a Guarda Aérea Nacional da Califórnia resgatasse 200 pessoas presas em incêndios.

Publicidade
continue a leitura

Mais de 1 milhão de hectares foram destruídos na Califórnia

De acordo com CNBC, pelo menos 1 milhão de hectares foram destruídos apenas na Califórnia. Desse modo, Kate Brown, governadora do estado de Oregon, disse que as regiões de Detroit, Blue River, Vida, Phoenix e Talent foram "substancialmente destruídas". Dito isso, juntas, essas comunidades abrigam cerca de 13.350 pessoas.

Publicidade
continue a leitura

Ainda segundo Brown, 121.000 hectares no estado de Oregon estavam em chamas. De acordo com o Departamento Florestal e de Incêndios da Califórnia, a Califórnia perdeu mais de um milhão de hectares para incêndios florestais desde o início do ano. Atualmente, existem 29 grandes incêndios na região da Califórnia.

Em Washington, existem 10 incêndios e, inclusive, um menino de um ano foi morto enquanto sua família tentava escapar do fogo na cidade de Cold Springs. Ao todo, mais de 130 km quadrados queimaram desde o início do ano. No entanto, a grande maioria do fogo se iniciou entre os meses de julho e agosto. Atualmente, a luta contra o fogo continua e novos locais continuam a ser evacuados.

Publicado em: 29/09/20 21h55