No recente evento SXSW Sydney 2023, o cenário do overclocking presenciou os poderes do novo Intel Core i9 14900K.
A fusão entre tecnologia de ponta e know-how resultou em marcos que desafiaram as preconcepções do que era considerado possível no universo dos PCs.
Sem discussões, a estrela do espetáculo foi o Core i9-14900K, o novíssimo processador principal da Intel.
Quando alimentado com uma generosa dose de nitrogênio líquido, este chip revelou seu potencial máximo.
A Team Australia Extreme Overclocking, em parceria com a Intel, conseguiu elevar as frequências deste chip para impressionantes 7,5 GHz a 8 GHz.
Para contextualizar, a frequência máxima nominal deste processador é de 6 GHz. Embora ainda não tenha atingido o recorde mundial de 9.043,92 MHz, é uma realização notável.
Performances superiores
Contudo, o que verdadeiramente capturou a atenção foi a habilidade deste processador overclockado em fornecer uma performance de jogo verdadeiramente sem precedentes.
Em uma demonstração ao vivo, o Intel i9 14900K alcançou taxas de quadros que atingiram até 1.310 fps no jogo Counter-Strike 2.
Isso não foi apenas uma exibição técnica. O jogo estava completamente estável, com uma pessoa demonstrando suas habilidades em tempo real.
O evento também foi cenário de outro recorde impressionante relacionado à memória DDR5.
A equipe conseguiu elevar um módulo de memória Gigabyte DDR5-8333 16GB para uma frequência de DDR5-11618, embora tenha enfrentado instabilidades logo em seguida.
Especificações técnicas do Intel Core i9
Lançado em 16 de outubro como o mais recente processador de ponta da Intel, o Intel Core i9 14900K assume o papel de sucessor direto do i9-13900K.
Este novo processador apresenta um total de 24 núcleos e 32 threads, compreendendo 8 núcleos de desempenho (P-cores) com hyperthreading e mais 16 núcleos de eficiência (E-cores).
A frequência de operação máxima atinge 6 GHz, representando um leve aumento em relação aos 5,8 GHz do i9-13900K.
Quanto à memória cache, o Intel Core i9 14900K possui 36 MB em cache L1 e 32 MB em cache L2. A potência base deste processador é de 125W.
Adicionalmente, o modelo inclui gráficos integrados Intel UHD Graphics 770, equipados com 32 unidades de execução.
O processo de fabricação destas CPUs da nova geração Intel permanece inalterado em relação à 13ª geração. Apesar das pequenas discrepâncias nas especificações, o i9-14900K apresenta algumas novidades notáveis.
Contudo, antes de destacar as mudanças, é relevante observar algumas semelhanças bem-vindas.
Os processadores das 13ª e 14ª gerações podem ser utilizados com os mesmos chipsets, eliminando a necessidade de fazer upgrade na placa-mãe ao transitar entre essas gerações.
Suportes
A mais recente geração ainda oferece suporte tanto para memórias DDR4 quanto para DDR5. No entanto, depende da compatibilidade da placa-mãe do sistema.
Apesar dessas semelhanças, a Intel assegura um potencial de overclock ainda maior no 14900K.
Isso se potencializa com a introdução do novo AI Assist na ferramenta de overclock automático dos processadores Intel. Afinal, ela aplica alterações otimizadas automaticamente ao chip com base em inteligência artificial.
A Intel também se compromete a aprimorar a utilização dos núcleos de eficiência e desempenho de forma mais otimizada em cada aplicação com o Intel Application Optimization.
No momento do lançamento, esse recurso está disponível apenas para Metro Exodus e Rainbow Six Siege, mas o suporte será gradualmente expandido para outros softwares.
Desempenho
Ao analisarmos apenas os números do 14900K, fica claro que este chip é uma CPU extremamente potente, capaz de proporcionar altas taxas de quadros em diversos jogos.
Contudo, vale comparar esses resultados e entender o que o i9-13900K oferece em contrapartida.
Ao colocar os dois processadores lado a lado, é evidente que a diferença entre eles é mínima. Em algumas instâncias, o modelo da 14ª “geração” apresenta uma vantagem inferior a 1 fps em média em alguns jogos.
O TechPowerUp fornece um resultado que calcula a média de todos os testes realizados por eles com esses processadores.
Enquanto o 14900K alcançou uma média de 260,2 fps, o 13900K registrou uma entrega de 256,1 fps. Isso traduz uma diferença de 4 fps, representando apenas 1,56% de ganho.
Os resultados dos testes de desempenho deixam claro que este modelo mais se assemelha a um simples “refresh” dos produtos. Mesmo sendo uma nova geração de processadores, ainda se espera mais dele.
Dessa forma, é possível ter um leve aumento de desempenho, especialmente após o overclocking em jogos populares, conquistando os jogadores e consolidando a empresa mais uma vez.
Imagens: Techtudo, Adrenaline