Curiosidades

Inteligência artificial pode saber se seu casamento ou namoro vai acabar

0

A maioria das pessoas sonha em ter um relacionamento e encontrar sua cara metade. Mas isso não é uma tarefa fácil, e nada é garantido, mesmo quando se pensa que encontrou a pessoa certa. Agora, imagine se você pudesse saber quais as chances de um relacionamento dar certo. Parece que agora um sistema de inteligência artificial pode te ajudar nisso.

Pensando nisso, os pesquisadores da Universidade de Bocconi usaram um aprendizado de máquina para conseguir analisar os dados de mais de dois mil casais em uma média de 12 anos.

Ao todo, os pesquisadores conseguiram 18.613 observações dos 2.038 casais que participaram da Pesquisa do Painel Socioeconômico Alemão. Nos 12 anos de observação, eles viram que 914 casais, correspondente a 45%, se separaram. Como resultado do estudo pela inteligência artificial, os pesquisadores disseram que foi possível avaliar as variáveis em um gerenciamento com um número tão grande de observações.

Duração

Consumidor moderno

Através da inteligência artificial foi possível avaliar padrões complexos e também prever o comportamento futuro. Isso foi possível quando os pesquisadores dividiram suas amostras em duas partes e usaram os resultados da primeira parte para prever os da segunda metade dos casais observados.

Com isso, os resultados mostraram uma previsão bem maior do que quando se usou métodos de análise convencionais.

“Um exemplo claro das potenciais dificuldades de considerar todas as variáveis ​​e suas possíveis interações diz respeito aos ‘cinco grandes’ traços de personalidade. Para explicar as características de ambos os parceiros (10 variáveis) e todas as suas interações bidirecionais (25 variáveis), seria necessário incluir 35 variáveis ​​independentes, o que seria muito problemático em um modelo de regressão”, explicaram os pesquisadores.

Fatores

inteligência artificial

Sapo

Contudo, existem os pontos importante que determinam o futuro dos relacionamentos. São eles: satisfação com a vida de ambos os parceiros, percentual da mulher no trabalho doméstico, estado civil, jornada de trabalho da mulher, nível de abertura da mulher e nível de extroversão do homem.

Além desses fatores, a interação entre os casos também gera variáveis bem complexas Por exemplo, quando a satisfação com a vida do homem era alta, consequentemente a satisfação da mulher também aumentava e isso também aumentava as chances de o relacionamento durar mais. Entretanto, quando o cenário é o contrário a mesma situação não é vista.

Relacionamento

Holos

Essa não foi a primeira vez que pesquisadores usaram inteligência artificial para prever pontos do relacionamento, ou até mesmo a sua duração. Em um outro estudo, os pesquisadores usaram a inteligência artificial para conseguir identificar os principais aspectos que fazem com que as pessoas se sintam positivas sobre o relacionamento. Assim, as descobertas mostraram que a felicidade romântica é muito mais do que simplesmente com quem você está.

Os pesquisadores fizeram uma análise de aprendizado de máquina dos dados coletados de mais de 11 mil casais. Com isso, descobriram que as características específicas do relacionamento, que eram avaliações pessoais do próprio relacionamento, eram aspectos mais poderosos da qualidade do relacionamento em geral do que as variáveis que se baseavam nas características individuais.

Ou seja, o tipo de relacionamento que a pessoa constrói com o parceiro pode ser mais importante para a felicidade do que qualquer uma das suas características individuais. As características que foram analisadas no estudo foram coisas como grau de satisfação de uma pessoa com a vida, a ansiedade ou então se o casamento dos pais das pessoas deram certo.

Pesquisa

inteligência artificial

Chá de autoestima

A técnica através da inteligência artificial analisou principalmente as medidas autorreferidas coletadas de 11.196 casais em 43 conjuntos de dados separados. Logo, foi determinado que tipo de variáveis relatadas pareciam ter mais importância nos termos de previsão para a qualidade do relacionamento.

“Os resultados revelaram que as variáveis ​​que capturavam as próprias percepções do relacionamento, por exemplo, conflito, afeto, previam até 45% da variação na qualidade do relacionamento no início de cada estudo”, escreveram os pesquisadores.

As variáveis específicas que previram com mais precisão a qualidade do relacionamento, ou seja, as mais confiáveis, foram comprometimento percebido do parceiro, apreciação, satisfação sexual, satisfação percebida do parceiro e conflito.

Por mais que existam vários insights estatísticos em potencial, as descobertas são resumidas em uma verdade que é bastante simples.

“Realmente, isso sugere que a pessoa que escolhemos não é tão importante quanto o relacionamento que construímos. A dinâmica que você constrói com alguém, as normas compartilhadas, as piadas, as experiências compartilhadas, é muito mais do que os indivíduos separados que compõem esse relacionamento”, concluiu a pesquisadora e psicóloga Samantha Joel, da Western University, no Canadá.

Fonte: Olhar digital

Imagens: Consumidor moderno, Sapo, Holos, Chá de autoestima

Afinal, Santos Dumont é ou não o pai da aviação?

Artigo anterior

Grimes afirma que Elon Musk tem estilo de vida “abaixo da linha da pobreza”

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido