História

Afinal, Santos Dumont é ou não o pai da aviação?

Santos Dumont
0

Apesar do inventor Santos Dumont ser um dos brasileiros que marcaram a história mundial, todos os outros países, com exceção do nosso, não o consideram como o pai da aviação. Para o resto do planeta, os irmãos Orvile e Wilbur Wright, ambos norte-americanos, foram os inventores do avião. Mas, e então, como essa disputa é decidida?

santos dumont

Terravista Brasil

As duas invenções

Os embates entre as invenções de Santos Dumont e dos irmãos Wright giram em torno de dois voos: em 12 de novembro de 1906, em Paris, o 14-Bis (de Santos Dumont) voou 220 metros em 21,5 segundos; já em 17 de dezembro de 1903, na Carolina do Norte, o Flyer I (dos irmãos norte-americanos) teria voado 260 metros em 59 segundos.

Os dois aparelhos voaram em linha reta, a baixa altitude e curta distância. Ou seja, foram apenas testes bem-sucedidos de protótipos. A questão é justamente a forma de voo que a aparelhagem realizou, já que um avião não é uma máquina que voa em linha reta, mas sim um aparelho cujo voo é controlado. Ele sobe, desce, faz curvas e permanece no ar enquanto o piloto quiser ou o combustível durar.

ADS Latin

Essa não é uma característica do 14-Bis e nem do Flyer I. Da mesma forma, nenhuma máquina que veio antes disso realizou um voo típico de um avião, e podemos assegurar que houve muitas tentativas. Como exemplo, pode ser citado um pequeno voo que aconteceu anos antes dos feitos de Santos Dumont e dos irmãos Wright.

Em 1890, o francês Clément Ader percorreu, com uma máquina motorizada, a distância de 50 metros, mas somente a 20 centímetros do chão. Esse, no entanto, não pode ser considerado um voo de avião, assim como aqueles realizados pelos inventores abordados acima, que geram dúvidas a respeito de como suas invenções devem ser caracterizadas.

O primeiro avião para todos os países, menos para o Brasil

Além do Flyer I, que não foi exatamente considerado um avião, os irmãos Wright realizaram uma outra invenção que contribuiu para que o nome dos dois fosse consagrado no cenário mundial. Em 5 de outubro de 1905, o Flyer III voou por 39 minutos e 38,5 km, com diversas voltas sobre um campo em Dayton, Ohio. Isso foi antes do 14-Bis, mas foi, de fato, um voo de avião. Ou melhor, do primeiro avião do mundo.

Wright Brothers Org

No entanto, a experiência foi marcada por uma grande polêmica: como a demonstração não foi pública (embora tenha sido fotografada e com testemunhas), os Wright ganharam fama de picaretas. Para desfazer dúvidas, em maio de 1908, o avião foi levado à França, onde fez mais de 200 voos de demonstração, o maior deles de quase duas horas.

Como o voo realizado por Santos Dumont ocorreu em 1906 (e com um público assistindo), ele teve a fama inicial do primeiro avião desenvolvido – mesmo que tenha sido mais como um protótipo. Dois anos depois, com os diversos voos do Flyer III demonstrados na França, os irmãos Wright levaram o título que anteriormente tinha sido atribuído ao brasileiro Dumont (que, por sinal, é mineiro).

Mesmo assim, a situação dos Wright continuou complicada. Eles passaram o resto da vida em disputas de patentes (eventualmente perdidas), tentando evitar que os outros fizessem aviões sem pagar royalties para eles. Santos Dumont, por sua vez, desenvolveu o Demoiselle.

Getty Images

O novo modelo de avião criado pelo brasileiro foi um verdadeiro sucesso. Esse sim foi considerado como um avião e ficou consagrado como o segundo avião desenvolvido na história, atrás apenas do Flyer III. Além disso, o Demoiselle foi o primeiro avião a ser produzido em massa, com mais de 100 unidades criadas por entusiastas em todo o mundo.

Santos Dumont optou por não patentear a invenção, o que foi um imenso impulso à aviação, já que as empresas podiam copiar aquilo que o brasileiro já havia feito. Embora a patente fosse um direito dos Wright, os entraves que envolveram o processo impediram que o modelo de avião criado por eles fosse replicado.

Dessa forma, Santos Dumont pode não ter criado o primeiro avião do mundo, mas, sem dúvidas, é merecedor do título de “pai da aviação”. Para os brasileiros, ele continua sendo motivo de orgulho na história da aviação e nunca deixou de ser considerado como o inventor do avião.

Fonte: Aventuras na História

Ator de “Sex Education” era sem teto antes da série

Artigo anterior

Inteligência artificial pode saber se seu casamento ou namoro vai acabar

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido