Curiosidades

Isso é o que acontece se você parar de escrever à mão

0

Não precisa nem voltar muito no tempo para lembrar de quando a tecnologia não era um dos pilares das nossas vidas. Antigamente, quando não tinha computadores em casa, smartphones, internet e tudo isso, o papel e a caneta eram os nossos melhores aliados. Escrever à mão era um habito diário de todo mundo. Seja no trabalho, na escola, ou na vida em geral.

No entanto, a prática de escrever à mão, que antes era tão comum, foi deixada em segundo plano. Isso, em detrimento dos teclados, telas e dispositivos tecnológicos. O que é ótimo, hoje não conseguiríamos mais viver sem essas tecnologias. No entanto, elas nos fizeram abandonar uma atividade muito benéfica ao nosso corpo e a mente. Isso porque a atividade de escrever à mão ativa três áreas importantes no nosso cérebro. São elas a área motora, a área visual e a área cognitiva. E parar com esse hábito, pode nos fazer perder uma série de habilidades cognitivas.

A importância da escrita manual 

Vários estudos já comprovaram o poder da escrita na nossa vida. A caligrafia ativa três regiões importantes do nosso cérebro, ativando várias redes neurais e portanto, melhorando a nossa capacidade cognitiva. De acordo com a Dra. Marta Ochoa, que é chefe do departamento de Neurologia dos HM Hospital em Madri, na Espanha, escrever é importante para todas as pessoas.

Principalmente para as crianças que estão em fase de desenvolvimento essa atividade é extremamente benéfica. Isso porque essa atividade conduz uma aprendizagem fundamental, em um nível prático de gerenciamento motor fino, a coordenação olho-mão.

Já para os adultos, essa atividade ajuda “a memória prospectiva e de trabalho”. Além de estimular o cérebro, ativando outras áreas, como o cheiro antes do papel ou o seu próprio toque.

Em níveis psicológicos, a caligráfica “é um ótimo canal emocional, facilitando a expressão sem limite, julgamento ou restrição” como pontua a psicóloga Silvia Cintrano. Ela ainda enfatiza que o hábito de escrever à mão pode nos ajudar a desenvolver e estimular a criatividade e organização de ideias.

Mas no geral, a ativação da memória é um dos benefícios mais importantes da caligráfica. Ochoa explica que essa atividade estimula a nossa memória semântica, “o armazém no qual mantemos todo o conhecimento do mundo”. Isso porque quando você está escrevendo, você não pensa apenas na palavra em si, mas também em todo o conhecimento de como escrevê-la. Como onde colocar cada palavra, e até como a sua mão se move para escrever cada palavra.

Segundo Ochoa, a escrita também tem o poder de estimular várias outras funções executivas, como o planejamento por exemplo, onde você terá que antecipar o que vai escrever. Também a flexibilidade, por ter que ficar na margem ou cometer erros, e a memória de trabalho, para manter uma ideia na cabeça.

Consequências de parar de escrever à mão

Digitar em um teclado é totalmente diferente de escrever à mão, porém, se mostrou uma atividade maus utilitária. Como ressalta a médica, a digitação nos permite escrever rapidamente um texto longo, arquivá-lo, copiá-lo e enviá-lo, instantaneamente, de várias maneiras. Diferentemente do que a escrita manual nos permite.

Embora tudo o que nos ajude a expressar e ordenar ideias, tenha o seu benefício, porém, digitar em um teclado, não tem, nem de longe, a mesma força ou impacto do que a escrita manual.

Então, mesmo que as atividades que reduzem o nosso trabalho mental facilitem a nossa vida, a longo prazo elas são contraproducentes, como explica a médica. Principalmente em pessoas idosas ou com algum tipo de comprometimento cognitivo. “Tendo telefones, não se memoriza mais números ou endereços. Ter um cartão, que forneça a quantidade necessária, até porque não é mais necessário contar dinheiro para pagamentos pequenos ou em moeda. O mesmo vale para a escrita. Com um computador ou tablet que escreve para nós, perdemos uma série de habilidades cognitivas, motoras e visuais, que não são mais exercitadas”, afirma Ochoa.

E você, ainda escreve à mão? Ou se rendeu completamente a tecnologia? Conta para a gente nos comentários e aproveite para compartilhar com os seus amigos.

Como a família de Bin Laden ficou bilionária?

Matéria anterior

10 melhores dobradores de água em Avatar

Próxima matéria

Comentários

Comentários não permitidos.

Mais em Curiosidades

Você pode gostar