Curiosidades

Johnson’s vai parar de fabricar talco após processo bilionário

0

O talco é um produto conhecido por todas as pessoas. Geralmente, ele está relacionado com a primeira infância e a marca Johnson & Johnson (J&J) sempre é lembrada por ser uma grande fabricante. No entanto, a empresa deixará de fabricar e comercializar pó de talco para bebês no mundo todo.

Isso acontecerá a partir do ano que vem. A decisão aconteceu mais de dois anos depois de a agência de notícias Reuters afirmar que a encerrou as vendas de talco nos Estados Unidos. A empresa também está enfrentando dezenas de milhares de processos de mulheres que dizem que o talco em pó da Johnson tinha amianto em sua fórmula e as levou a desenvolver câncer de ovário.

O talco é bastante usado para prevenir assaduras em bebês, mas ele também é usado em cosméticos, como por exemplo, no shampoo seco. E ele é extraído da terra em camadas perto das de amianto, um material conhecido por causar câncer.

Talco

Istoé dinheiro

Em 2018, uma investigação da agência de notícias Reuters afirmou que a Johnson & Johnson sabia há décadas que o amianto estava presente nos seus produtos de talco.

Ainda segundo a agência de notícias, os registros internos da empresa, depoimentos de julgamentos e outras evidências mostram que, pelo menos, de 1971 até o começo dos anos 2000, o talco bruto e os produtos derivados dele da empresa deram positivo para quantidades pequenas de amianto.

Entretanto, a J&J reiterou seu posicionamento de que décadas de pesquisas independentes mostraram que o produto é seguro.

“Nossa posição sobre a segurança de nosso talco cosmético permanece inalterada. Sustentamos firmemente décadas de análises científicas independentes de especialistas médicos de todo o mundo que confirmam que o talco Johnson’s à base de talco é seguro, não contém amianto e não causa câncer. Como parte de uma avaliação de portfólio mundial, tomamos a decisão comercial de fazer a transição para um portfólio de talco para bebês à base de amido de milho”, afirmou o comunicado da empresa.

Além disso, a empresa também disse que o talco para bebês à base de amido de milho já é vendido em vários países ao redor do mundo.

Riscos do amianto

BBC

O amianto é um mineral que está presente na natureza e uma variedade da substância, o amianto branco, é usada na indústria da construção civil nos países em desenvolvimento. No entanto, na maior parte dos países desenvolvidos ele é proibido por conta dos riscos à saúde.

Esse material é resistente ao calor e ao fogo, além de ser barato. Por conta disso, ele pode ser usado de várias maneiras. Ele pode ser misturado com cimento para a fabricação de pisos e tetos, e também é usado em canos, freios de veículos e várias outras coisas.

Mas quando os fragmentos microscópicos de fibras de amianto são inalados, eles podem ser bem perigosos e provocar doenças respiratórias. Além disso, eles podem causar câncer de pulmão; mesotelioma, que é uma forma de câncer no peito que praticamente só acontece em quem foi exposto ao amianto; e asbestose, uma doença que causa falta de ar e pode levar a problemas respiratórios mais graves.

Atualmente, a única forma de amianto que é usada é o amianto branco, conhecido como crisótilo. De acordo com a OMS, essa variação também pode ser relacionada com o mesotelioma e outros tipos de câncer. No entanto, seus produtores dizem que a substância é segura se for manejada com cuidado.

No Brasil, essa substância é altamente produzida e usada mesmo existindo esforços para bani-la. Além disso, nosso país é o terceiro maior produtor e exportador de amianto e o quinto maior consumidor.

Caso do talco

Rádio Repórter

Em 2020, a Johnson & Johnson disse que iria deixar de vender seu talco para bebês nos EUA e no Canadá porque a demanda tinha caído por conta do que a empresa chamou de “desinformação” a respeito da segurança do produto por causa de vários casos legais.

No mesmo ano, a empresa disse que no Reino Unido e no resto do mundo a venda do seu talco para bebês continuaria.

A empresa está enfrentando ações judiciais de consumidores e seus sobreviventes que dizem que os produtos de talco da Johnson & Johnson lhes causaram câncer por conta da contaminação por amianto.

O talco de bebês da Johnson & Johnson já é vendido há quase 130 anos e é um dos símbolos da empresa.

Fonte: BBC

Imagens: BBC, Istoé dinheiro, Rádio Repórter

Jardineiro cai no mar, é arrastado por correnteza e fica isolado por 5 dias no Rio

Previous article

Esquilos “esparramados” chamam a atenção de moradores de Nova York

Next article

Comments

Comments are closed.