Curiosidades

Jovem conta por qual motivo passou por cirurgia para diminuir o clitóris

0

Estamos expostos a problemas que podem ser, muitas vezes, no mínimo, curiosos. Felizmente existem cirurgias para “corrigir” várias coisas do nosso corpo. Há quem faça cirurgia para diminuir o tamanho do estômago, o que é comum, assim como quem altera o formado do nariz ou implanta cabelos. No entanto, a situação de uma jovem era diferente. Ela relatou que precisou passar por uma cirurgia de redução de clitóris. Isso chamou a atenção de pessoas do mundo inteiro.

Ter o clitóris grande não é bem uma patologia. Porém, representa uma disfunção chamada de diferença do desenvolvimento sexual (DDS). Isso pode ser resultado de problemas genéticos, até distúrbios hormonais (consequência do uso de anabolizantes é um exemplo).

Recentemente, a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), que fica no Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará, com ligação à rede Ebserh, realizou duas cirurgias, ambas para “corrigir” o clitóris. O procedimento se chama “clitoroplastia”.

Paciente que fez redução de clitóris

Uma das pacientes a fazer a cirurgia é uma cearense de 22 anos. Durante entrevista à BBC News Brasil, ela disse que fazia um tratamento hormonal no complexo desde 2021. No entanto, sempre dizia para a médica sobre o tamanho do seu clitóris. Ele aumentava mais ainda durante as relações sexuais, coisa que a deixava muito desconfortável.

“Quando comecei a ter relações. Com 18 anos, eu percebi que o meu clitóris inchava fora do comum. E isso era uma coisa que me incomodava muito”, disse ela. Então ela questionou à ginecologista em uma das consultas se tinha como diminuir o órgão. Segundo os médicos, a paciente representa uma condição genética que acabou ocasionando em hipertrofia, ou seja, seu clitóris cresceu mais do que o normal.

“No dia a dia ele (o clitóris) não me incomodava, eu me sentia normal, mas, no ato da relação sexual, eu olhava e ficava pensando que aquilo não era normal. Por isso queria diminuir de qualquer jeito”, relatou ela, acrescentando ainda que seu parceiro sexual jamais demonstrou incômodo com isso, mas a aconselhava a buscar um tratamento, visto que ela ficava incomodada.

O procedimento demorou um pouco. Mas, às vésperas do Natal, o hospital do Ceará, em parceria com um especialista de São Paulo, realizou a operação. “A cirurgia foi muito bem e a minha recuperação está sendo ótima. Agora eu me sinto uma mulher completa, porque, para mim, antes eu não era normal. Para muita gente, isso é só um probleminha, mas para quem vive assim é difícil”, escreveu.

Clitorosplatia

Esse é o nome da cirurgia para diminuir o tamanho do clitóris, mas não sua função. Isso porque o órgão possui mais de 8 mil terminações nervosas responsáveis pelo prazer durante o sexo. O clitóris varia de tamanho de pessoa para pessoa, mas costuma ter bulbos com 10 centímetros de comprimento dentro da vagina.

As causas para precisar dessa cirurgia podem variar muito. Alterações genéticas, por exemplo, é uma. Produção aumentada do grupo de hormônios masculinos, os andrógenos, também pode ser a causa disso. No entanto, é mais comum ver em mulheres que tomam anabolizantes. A testosterona em excesso faz com que ele aumente muito de tamanho.

Diferente do que muitas pessoas pensam, o clitóris não tem um tamanho padrão, mas ele tem um tamanho que passa a ser considerado grande demais. Foi o caso da paciente que contou sua história, em que ela mesma notou que algo estava fora no normal.

Fonte: UOL

Má higiene pode causar câncer de pênis e amputação

Artigo anterior

Atropelamento intencional acontece no réveillon de Copacabana e motorista de ônibus é preso

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido