Curiosidades

Má higiene pode causar câncer de pênis e amputação

0

A higiene pessoal vai muito além de um capricho que devemos ter. Não tomamos banho apenas para ficarmos mais “bonitos” ou escovamos os dentes para que eles fiquem somente brancos. Embora isso seja importante, os cuidados com o nosso corpo servem para nos proteger de doenças que podem aparecer diante dos maus cuidados. Lavamos as mãos, por exemplo, para evitar que levemos alguma bactéria para a boca quando vamos comer. Nesse sentido, a má higiene pode de fato ser um problema.

Assim é com todo o corpo. Médicos do mundo inteiro recomendam um bom banho pelo menos uma vez ao dia, a fim de limpar o corpo de impurezas. Esse é ainda mais importante se for tomado antes de dormir, para que não levemos qualquer tipo de sujeira para a cama, local onde passamos a noite inteira dormindo.

Essa questão é tão séria que a má higiene no pênis, uma região super frágil do homem, pode resultar em câncer, que exige a amputação do membro. Essa é a realidade de um militar inglês que precisou passar pela cirurgia e retirar totalmente o órgão. Confira mais sobre esse caso.

Má higiene faz com que militar inglês precise amputar o pênis

Após desenvolver câncer no pênis por causa de má higiene, um militar inglês precisou amputar o seu membro. A doença foi identificada após três erros de diagnóstico ao longo de alguns meses. Essa é a história do subtenente do Exército Britânico Gavin Brooks. O caso ficou conhecido depois que sua família decidiu fazer uma vaquinha virtual, que já arrecadou R$ 210 mil, a fim de ajudá-lo no tratamento.

A amputação é a solução do câncer de pênis quando ele está em um estágio muito avançado. Aqui no Brasil, por exemplo, a remoção total do órgão cresceu 1.604% em 14 anos, de acordo com o Ministério da Saúde. Esses dados foram divulgados pela SBU (Sociedade Brasileira de Urologia) no começo de 2022.

Nesse período, foram realizada cerca de 7 mil cirurgias. “Infelizmente, a desinformação e a dificuldade de acesso à saúde contribuem para muitos casos de amputação do órgão e morte por câncer de pênis”, disse uma nota da SBU em 2022.

As causas do câncer de pênis

Esse tipo de doença está relacionado à má higiene no local. Por isso, é recomendado fazer a limpeza correta e diariamente. O pênis precisa ser higienizado como as outras partes do corpo. No entanto, não há necessidade de usar sabonete íntimo. Basta lavá-lo bem com água e sabonete comum.

O certo é puxar o prepúcio (a pele que recobre a cabeça do pênis) e lavar a glande. Isso irá evitar o acúmulo de esmegma, aquela secreção oleosa que o pênis solta. Essa pode causar infecção. Diferente do que muitos pensam, é preciso enxugar o pênis depois de lavá-lo. Deixá-lo molhado pode gerar fungos, que logo se proliferam por causa do abafamento da região da virilha.

Também recomenda-se expor a cabeça do pênis quando for urinar. Se não fizer isso, o prepúcio pode armazenar resíduos da urina, promovendo a proliferação de microrganismos na região. Existem outros fatores que podem oferecer risco de câncer de pênis, como excesso de prepúcio, fimose, infecção pelo HPV e tabagismo.

Fonte: UOL

Jorge Mendes rompe com Cristiano Ronaldo por causa de ida ao Al-Nassr

Artigo anterior

Jovem conta por qual motivo passou por cirurgia para diminuir o clitóris

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido