Entretenimento

Jungkook: quem é o cantor coreano que se apresentou na Copa do Catar?

0

O fenômeno global Jungkook, do BTS, ganhou os holofotes ao se apresentar na abertura da Copa do Mundo no Catar, e certamente você já ouviu falar sobre ele. O artista sul-coreano coleciona sucessos, e faz parte de um dos grupos mais populares de todos os tempos.

Jeon Jungkook, de 25 anos, é o integrante mais novo do grupo musical de k-pop BTS. Eles começaram a se apresentar em 2014, mas, nos últimos anos, tornaram-se sinônimo de sucesso.

Via Twitter

O grupo de 7 participantes possui 9 álbuns de estúdio, 5 turnês mundiais, ficou em primeiro lugar na lista Forbes Korea Power Celebrity e conta com indicações para o Grammy. Além disso, eles não saem do topo das paradas em todo o mundo e esgotam inúmeros shows.

Mas recentemente o grupo entrou em hiatos, dando uma pausa nos lançamentos coletivos. Um dos motivos da pausa na carreira foi a obrigatoriedade de serviço ao exército da Coréia do Sul.

Enquanto isso, os membros do BTS aproveitam para lançar projetos solo, como Jungkook fez ao longo de 2022. Uma de suas músicas mais recentes, “Left and right”, fruto de uma parceria com o cantor norte-americano Charlie Puth, chegou ao 22º lugar nas paradas de sucesso dos Estados Unidos.

Por conta disso, o cantor foi convidado para abrir a Copa do Mundo no Catar neste último domingo, 20 de novembro.

Ele apareceu ao lado do cantor catari Fahad Al-Kubaisi. O ídolo sul-coreano performou a música inédita “Dreamers”, lançamento exclusivo da trilha sonora oficial do torneio da Fifa. A apresentação foi televisionada para o mundo todo.

Jungkook dividiu opiniões

Via Twitter

Embora seja um ídolo adorado por milhões de fãs, a participação de Jungkook na abertura da Copa do Mundo dividiu opiniões. Isso porque a sede do campeonato, Catar, é conhecida por ser um país extremista e com diversas políticas restritas.

O País é especialmente conservador, e não atende a diversos direitos universais das mulheres e pessoas LGBTQIA+. Por conta disso, muitos manifestaram sua indignação e repúdio às políticas nacionais do Catar, e não viram a apresentação com bons olhos.

A música “Dreamers” foi lançada como tema da cerimônia de abertura para celebrar toda a raça humana, mesmo com as diferenças, pregando o respeito e a inclusão. No entanto, as leis do Catar não reforçam essa mensagem, e muitas pessoas tiveram opiniões divididas sobre a apresentação de Jungkook.

Outros artistas recusaram

Via YouTube

Milhares de espectadores desconheciam o astro Jungkook, uma vez que ele não foi anunciado como atração. Isso aconteceu porque diversos artistas recusaram os convites da Fifa para se apresentarem.

Inicialmente, a organização esperava que a colombiana Shakira se apresentasse. Ela possui diversas músicas relacionadas à Copa do Mundo, e compôs três músicas-tema para o campeonato.

No entanto, de acordo com a TV espanhola, a artista recusou o convite da organização para fazer parte da cerimônia. Embora não tenha divulgado os motivos oficiais, acredita-se que seja por ser contra a sede da Copa.

Nomes como Dua Lipa também se pronunciaram publicamente, negando participar do evento por violar os direitos humanos. O britânico Rod Stewart revelou que a Fifa ofereceu mais de US$ 1 milhão para se apresentar durante a Copa do Mundo, mas negou, por motivos morais.

Com isso, houve muita discussão sobre quem seria o nome cotado para a apresentação, e foi uma surpresa quando Jungkook foi confirmado. Mesmo assim, sua performance emocionou, e muitos espectadores passaram a conhecer o idol durante a abertura.

Inclusive, a música “Dreamers” estreou em segundo lugar na parada diária global do Spotify, tendo o Brasil como um dos principais ouvintes. Seja como for, o nome de Jungkook se tornou popular, e marcou o início da Copa do Mundo 2022. Apesar das opiniões, todos concordam: o ídolo marcou a cerimônia.

 

Fonte: Yahoo, G1

Imagem: Twitter, YouTube,

Qual foi a questão polêmica de matemática “sem resposta” do ENEM 2022?

Artigo anterior

Erasmo Carlos, um dos pioneiros do rock brasileiro

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido