O Brasil perdeu hoje, 22 de novembro de 2022, o grande Erasmo Carlos, um dos pioneiros do rock nacional. Erasmo havia sido internado ontem (21/11) no Hospital Barra D’or, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. O cantor havia recebido alta hospitalar ainda no início desse mês após uma internação que durou nove dias.
Diante do acontecimento, decidimos trazer um pouco mais sobre a icônica carreira do ídolo nacional. Quem foi Erasmo Carlos, como tudo começou e qual sua importância para o cenário musical, principalmente para o Rock n’ roll? Confira conosco a seguir.
Erasmo Carlos
Erasmo Esteves nasceu no dia 5 de junho de 1941 na Barra da Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro. O cantor foi criado pela mãe, sem conhecer o pai. No entanto, o encontro finalmente aconteceu quando ele completou 23 anos de idade.
Erasmo ganhou destaque nacional como cantor e compositor, alcançando a grande fama nos anos 60, tempo da Jovem Guarda, ao lado de Roberto Carlos e Wanderléa. Podemos afirmar que ele foi um dos pioneiros e mais influentes artistas do rock nacional.
Tornou-se o mais importante parceiro de Roberto Calos. Juntos os artistas possuem mais de 200 músicas compostas. Um acervo e tanto!
Começo da carreira de Erasmo Carlos
Erasmo começou cedo sob influência do rock, estilo musical de que sempre fora fã. Na época era amigo do icônico Tim Maia. Ele viu sua vida mudar quando conheceu o apresentador e empresário Carlos Imperial, que lhe fez um convite para secretariar seus trabalhos. Erasmo então se mudou para a casa do novo “patrão”.
Nessa mesma época, Erasmo e Roberto Carlos já se conheciam e como Carlos Imperial era empresário do rei da música brasileira, isso deu um empurrãozinho em sua carreira. Houve um show em que Roberto não pode se apresentar, então Erasmo o substituiu. A partir desse dia, repetiu o feito por mais 15 apresentações.
No ano de 1958, após o disband da banda The Sputniks, de Arlênio Lívio, Erasmo foi convidado para integrar um novo grupo musical. Dessa vez dividiria espaço com o próprio Arlênio, Edson Trindade e José Roberto. Foi aí que nasceu o grupo “The Snakes”.
O grupo fazia parceria com Tim Maia e Roberto Carlos na época e em 1960 veio o primeiro disco da formação. Desse trabalho saíram as lendárias “Para Sempre” e “Namorando”, grandes sucessos. No ano seguinte, Erasmo brilhou com as músicas “Adolescente Enamorado”, uma parceria com Roberto Carlos e uma versão de “The Girl From New York”, apostando tudo no sucesso absoluto.
A parceria com seu grupo durou até 1963, quando decidiu sair para alavancar ainda mais a carreira no grupo “Renato e Seus Blue Caps”. O tempo passou e em 1965 Erasmo deixou a formação para estrear na TV Record no programa Jovem Guarda.
Programa Jovem Guarda
O programa Jovem Guarda foi um grande aliado de Erasmo Carlos. Exibido pela TV Record de São Paulo entre 1965 e 1968, a atração era comandada pelo artista ao lado de Roberto Carlos e Wanderléa.
A influência foi tanta que ajudou a consolidar o movimento musical no país. O Rock ganhava aí mais força e moldava a personalidade de toda uma geração. Alguns artistas da Jovem Guarda ainda estão na ativa até os dias de hoje!
Sucesso na carreira solo
“Festa de Arromba” foi o primeiro grande sucesso solo de Erasmo Carlos. O hit foi composto pelo próprio ao lado do amigo Roberto Carlos e faz parte do seu primeiro disco, lançado em 1965. A partir daí, Erasmo colecionou diversos hits na carreira, como “Minha Fama de Mau”. No ano de 1966 lançou mais um disco solo, dessa vez o Brasil conhecia “Você Me Acende”.
E não para por aí. Ao longo da carreira, destacaram-se várias músicas, como: Vem Quente Que Eu Estou Fervendo, Pega na Mentira, Mulher, Mesmo que Seja Eu, É Preciso Saber Viver, Mais Um na Multidão, Amiga de Minha Mulher e várias outras.
No ano de 1980 finalmente lançou um divisor de águas. O Disco “Erasmo Convida” trouxe algumas parcerias potentes com Nara Leão, Maria Bethânia, Gal Costa, Gilberto Gil, Rita Lee, Caetano Veloso e Tim Maia.
Carreira ao lado de Roberto Carlos
Erasmo Carlos e Roberto Carlos começaram a demonstrar uma parceria brilhante em 1957, após Roberto, que fazia parte do grupo The Sputniks, pedir ao astro do rock a letra da música “Hound Dog”, de Elvis Presley.
Após Roberto sair em carreira solo, os dois flertaram em diversas parcerias. No ano de 1961, pela gravadora Mocambo, lançaram a música “Adolescente Enamorado”. No entanto, o grande mega sucesso da dupla veio com a música “Parei na Contramão”, oficialmente lançada em 1963. Roberto e Erasmo podem ser definidos como o rosto da Jovem Guarda e influenciadores de várias gerações.
Discografia de Erasmo Carlos
Tudo do artista ainda soa recente. Sua discografia envelheceu da melhor forma e é composta por músicas potentes até para os dias atuais. Seus álbuns de estúdio são:
A Pescaria (1965)
Você Me Ascende (1966)
Erasmo Carlos (1967)
O Tremendão: Erasmo Carlos (1967)
Erasmo (1968)
Erasmo Carlos e os Tremendões (1970)
Carlos, Erasmo (1971)
Sonhos e Memórias (1972)
Projeto Salva Terra (1974)
Banda dos Contentes (1976)
Pelas Esquinas de Ipanema (1978)
Erasmo Convida (1980)
Mulher (1981)
Amar pra Viver ou Morrer de Amor (1982)
Buraco Negro (1984)
Erasmo Carlos (1985)
Abra Seus Olhos (1986)
Apesar do Tempo Claro… (1988)
Homem de Rua (1992)
É Preciso Saber Viver (1996)
Pra Falar de Amor (2001)
Santa Música (2004)
Erasmo Convida, Volume II (2007)
Rock ‘n’ Roll (2009)
Sexo (2011)
Gigante Gentil (2014)
Amor é Isso (2018)
Quem Foi Que Disse Que Eu Não Faço Samba… (2019)
O futuro pertence à… Jovem Guarda (2022)
E aí, gostou da matéria? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos.
Fontes: Metropoles; eBiografia.