Curiosidades

Lykoi, a raça de gato que se parece com um lobisomem e se comporta como um cachorro

0

Se você já ouviu falar ou viu um gato Lykoi, certamente ficou surpreso, pois sua aparência lembra a de um lobo e, por isso, não deixa ninguém indiferente.

Essa é uma das classificações mais recentes de felinos domésticos e ainda está em processo de ser totalmente reconhecida como raça, já que existem poucos exemplares em todo o mundo.

No entanto, o Lykoi está se tornando cada vez mais popular, especialmente na América do Norte, onde surgiu e é mais conhecido atualmente.

Origem do gato Lykoi

Via Cães e Cia

Em 2010, o gato Lykoi começou a ser visto em duas ninhadas sem relação, nascidas pouco tempo depois uma da outra, uma em Virginia e outra no Tennessee, originando assim uma nova raça felina nos Estados Unidos.

A aparência desta raça surgiu devido a uma mutação natural do gato doméstico de pelo curto. Embora tenham sido vistos alguns gatinhos com traços diferenciados nos últimos 20 anos, eles não pareciam uma raça diferente da comum de pelo curto, até que os primeiros gatos Lykoi surgiram, se tornando uma nova raça.

Embora a mãe seja uma gata negra comum, os filhotes nasceram com um pelo estranho e algumas partes sem pelo, levando a crer que poderiam ter uma relação genética com os gatos Sphynx ou gatos esfinge.

Realizaram estudos veterinários e genéticos em universidades dos Estados Unidos, pois os proprietários estavam preocupados com a saúde dos gatos. No entanto, descobriram que eles não sofriam de nenhuma doença. Ou seja, não tinham relação genética com os Sphynx ou outros gatos semelhantes, como o Devon Rex.

O nome “Lykoi”, que significa “lobo” em grego, tem base na aparência desses novos felinos. Embora não sejam aparentados com os lobos, seu pelo e olhos lembram esses animais.

Via G1

Atualmente, existem apenas algumas dezenas de gatos Lykoi em todo o mundo. Por isso, especialistas da Universidade do Tennessee ajudaram a elaborar uma classificação, além de estudar sobre doenças e problemas genéticos, para evitá-los.

Características físicas

O gato lykoi possui um corpo elegante e um pelo muito característico, dando-lhe um aspecto de lobo, como pode ser visto nas imagens no final do artigo.

São felinos domésticos de tamanho normal, com um peso médio entre 3,5 e 7 kg, sendo os machos maiores que as fêmeas.

Sua cabeça é ligeiramente triangular, seus olhos são grandes e amarelos, intensificando-se conforme crescem, e seu nariz é sempre preto.

A pelagem é curta e de cor roano, ou seja, tem uma cor base preta ou cinza com pelos e mechas brancas, criando um padrão de manto mesclado e desordenado.

Além disso, o tipo de pelo é suave, apesar de ter uma aparência dura e áspera. É curioso notar que os filhotes nascem com pouco ou nenhum pelo em torno do focinho, olhos, barriga, orelhas e às vezes nas patas.

Geralmente, à medida que crescem, o pelo cobre essas áreas, embora alguns adultos possam permanecer com pouco pelo nessas regiões.

Via Trends BR

Personalidade do gato lykoi

O gato lobo, apesar de parecer um pouco estranho à primeira vista, tem um temperamento semelhante a qualquer outro felino doméstico.

Pessoas que convivem com eles descrevem como carinhosos, amigáveis, brincalhões, alegres, inteligentes e um pouco bagunceiros, embora sejam ativos e tenham um forte instinto de caça.

No entanto, eles podem ser um pouco desconfiados com estranhos, mas rapidamente se aproximam e mostram-se amigáveis. De fato, eles se comparam aos cachorros por causa de sua personalidade.

Por isso, é importante passar pela socialização desde pequenos com pessoas e outros animais de estimação. Isso ocorre aos poucos, devido ao pequeno número de exemplares existentes até o momento.

Entretanto, quando se acostumam, podem se tornar verdadeiros companheiros de quatro patas, apesar de exóticos.

 

Fonte: Perito Animal

Imagens: Cães e Cia, Trends, G1

Você já se perguntou para onde a bússola do Safari, o navegador da Apple, aponta?

Artigo anterior

Você conhece a querofobia? A fobia pouco conhecida é o medo irracional de sentir alegria ou felicidade

Próximo artigo