Entretenimento

Magnavox Odyssey: a história do videogame

0

O Magnavox Odyssey foi lançado em 1972, sendo considerado o primeiro videogame comercializado no mundo. Seu sucesso foi tão grande, ao ponto de surgirem diversos consoles depois disso. Isso pode ser ligado ao seu sistema simples, já que não tinha cor, som, texto na tela e nem mesmo um processador.

O Magnavox Odyssey vendeu cerca de 350 mil unidades. No entanto, possuía algumas limitações como a biblioteca de jogos, que só possuía 27 títulos e só era compatível com certas televisões. 

Tudo começou em 1966, quando Ralph Baer começou a buscar um objeto que estabelecesse interação entre usuários e TV. O protótipo, nomeado de caixa marrom, ganhou forma dois anos depois, em 1968.

Além de Ralph Baer, também participaram do projeto William Harrison e William Rusch. O trio idealizou o projeto do consolo e levaram a ideia para vários fabricantes. Porém, a fabricação do primeiro videogame doméstico do mundo só se tornou realidade quando a subsidiária da Phillips, a Magnavox, comprou o projeto.

Magnavox Odyssey: um investimento alto para se ter o videogame

Wikimedia Commons

Em meados de 1972, o Magnavox Odyssey foi anunciado para venda. Considerado um sucesso, em apenas seis meses foram vendidas 100 mil unidades. Esses números eram considerados altos para época, visto que as pessoas estavam adquirindo algo desconhecido.

Também é preciso considerar que o videogame só tinha compartilhamento com televisões da mesma marca, sendo essa uma limitação. Além disso, o investimento pode ser considerado alto, já que o primeiro videogame tinha um custo de US$ 100, o equivalente a cerca de US$ 626 nos dias atuais.

É importante lembrar que o Magnavox Odyssey produzia jogos sem cor e sem áudio. Para dar às imagens a impressão de cores, era preciso que os jogadores colocassem um filtro plástico (fornecido junto com o video game) em cima da tela da TV.

O início do mercado de videogames

 

O Magnavox Odyssey encerrou suas produções em 1975, com cerca de 330 mil unidades vendidas. Esses números mostram o tamanho do sucesso do primeiro videogame. No entanto, para o mercado atual, seriam números baixíssimos, pois os campeões de venda PlayStation e Xbox bateram um milhão de vendas em pouco tempo.

A popularidade do Odyssey se torna mais fácil de ser entendida quando é considerado que ele foi uma inovação para a época que estava inserido. Vale lembrar que ele foi o precursor para o mercado atual de games.

Depois disso, marcas como Sony, Microsoft e Nintendo deram o primeiro passo para a criação de seus videogames.

Sony e o Playstation

App Jogos

Há 27 anos, em 3 de dezembro de 1994, o nome PlayStation foi anunciado ao mundo. Eles conquistaram o mercado com gráficos superiores aos que já haviam sido lançados. O PlayStation (PS1) mudou a indústria dos jogos e iniciou um legado que se manteve até os dias atuais. Outros videogames lançados pelo selo foram: PS2 (2000), PSP (2004) o primeiro portátil da Sony, PS3 (2006), PSVita (2011) substituto do PSP, PS4 (2013) e o PS5 (2020).

Microsoft com o Xbox

Xbox

Outra linha que conquistou o coração do mundo foi o Xbox. Lançado em 2001 pela Microsoft, o objetivo era concorrer diretamente com o PlayStation. Ao longo dos anos, foram lançados sete consoles. São eles o Xbox (2001), Xbox 360 (2005), Kinect (2010), Xbox One (2013), Xbox One S (2016),  Xbox One X (2017) e o Xbox Series X/S (2020).

Nintendo

Nintendo

É impossível falar do universo dos videogames sem citar o Nintendo, queridinho de muitos. Ao todo foram lançados nove consoles, Nintendo 8 bits (1985), GameBoy (1989), Super Nintendo (1991), Virtual Boy (1995), Nintendo 64 (1996), GameBoy Advance (2001), Nintendo GameCube (2001), Nintendo DS (2004), Nintendo Wii (2006), Nintendo 3DS (2011), Nintendo Wii U (2012) e Nintendo Switch (2017).

Fonte: Zoom, Tech Tudo

Fóssil impressionante de dinossauro no ovo é encontrado

Artigo anterior

Gato-de-pallas: conheça o felino mais expressivo

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido