Entretenimento

Gato-de-pallas: conheça o felino mais expressivo

0

O gato-de-pallas (Felis manul) é um felino selvagem que está em ameaça de extinção. Também conhecido com manul, o animal pode ser encontrado em regiões montanhosas da Ásia Central.

Esses felinos são conhecidos pelas suas pupilas redondas, pernas curtas e um rosto plano, com orelhas grandes. Essas características podem gerar expressões muito engraçadas. Mas, vale lembrar que apesar dos gatos-de-pallas possuírem o mesmo tamanho de um gato doméstico, eles são selvagens. Outro detalhe é que eles parecem maiores devido a sua pelagem grossa para suportar o frio da região em que vivem.

Habitat natural do gato-de-pallas

Perito Animal

O ambiente em que esses animais estão acostumados é o principal motivo para eles não poderem ser criados como gatos domésticos. Seu habitat ideal são locais de pastagens e estepes arbustivos, além de barrancos rochosos e encostas montanhosas. Porém, eles podem viver em outros ecossistemas que possuam características contrastantes, com pouca chuva e umidade e temperaturas variadas.

O gato-de-pallas também pode se desenvolver em habitats com presença de neve sazonal, desde que não seja perene e ultrapasse os 15-20 cm de espessura. Outro fator é que eles vivem em locais muito altos, com até 5.000 metros. Por isso, seu sistema imunológico é enfraquecido devido à pouca exposição a infecções virais.

O animal é raramente visto em áreas descobertas e planícies, apenas quando estão caçando ou se mudando para outras regiões. Isso porque os espaços com rochas, ravinas e vegetação são ideais para o gato se camuflar. Por esses motivos, a taxa de sobrevivência é baixíssima em cativeiro. As novas ninhadas podem ter uma porcentagem de mortalidade de 44,9%.

Hábitos do gato-de-pallas

Meus Animais

Um dos principais hábitos do gato-de-pallas é viver de forma solitária. Outro fator é que essa espécie é muito territorial, tanto que os machos costumam urinar para marcar território. 

Além disso, o felino pode utilizar tocas e cabanas abandonadas por outros animais e até mesmo usar espaços entre as fissuras rochosas das áreas em que vive. Esses lugares são utilizados com o objetivo de se esconderem de predadores, visto que não são bons corredores. Ele também utiliza as tocas para se reproduzir, parir e regular a temperatura corporal durante frios intensos.

O felino, que é um caçador carnívoro, utiliza a camuflagem que sua coloração tem para capturar sua presa de surpresa. A presa mais comum é o coelho de pedras, pertencente aos lagomorfos. Devido a sua dieta estar baseada basicamente nesse tipo de animal, ele desenvolve estratégias eficientes de captura. 

Outros animais que podem estar inclusos na sua alimentação são os roedores. Já uma fonte menos usual de alimento são as aves lebres, répteis ou invertebrados e bagas.

Reprodução e vitalidade dos gatos-de-pallas

Zoológico de Novosibirsk

A reprodução dos gatos-de-pallas tem como característica um cio muito pequeno das fêmeas, durando cerca de 42 horas. A gestação dura entre 66-75 dias e as ninhadas podem gerar até seis filhotes.

As fêmeas costumam parir nas rochas ou tocas, nelas, os recém-nascidos, que nascem cegos como as outras espécies de gatos, são mantidos por cerca de dois meses. Já as atividades de caça costumam começar aos cinco meses.

Em relação ao tempo de vida de um gato-de-pallas, ele dura entre 11 e doze anos, quando criados em cativeiro. Isso é nove anos a menos que um gato doméstico, que pode alcançar até 20 anos, dependendo da espécie.

Conservação da espécie

De acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla original), a ameaça ao gato-de-pallas é considerada uma ameaça menos preocupante. No entanto, foi estabelecido que a população do animal está em declínio. Essa vulnerabilidade pode ser explicada por aspectos biológicos da espécie, como alimentação e habitat natural.

Além disso, um plano está estabelecido desde 2019 para aumentar os estudos sobre a espécie e ajudar em sua conservação. Também foi colocado no apêndice II, da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas da Fauna e Flora Silvestres, regulamentos para a proteção do animal e de seu habitat em diversos países.

Fonte: Hypescience, Perito Animal, Greensaver

Magnavox Odyssey: a história do videogame

Artigo anterior

Como o cachorro virou o melhor amigo do homem?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido