Para amantes de barcos e viagem marítimas, a maior balsa do mundo já está perto de ser entregue, e surpreende o mundo ao levar nada menos do que 2 mil passageiros entre um destino e outro.
Além do seu porte impressionante e estruturas que, com certeza, serão notáveis, uma das principais características que chamam atenção é o fato de ser uma embarcação elétrica. Ela não irá funcionar com combustível, mas sim com dois motores superpotentes.
Essa produção está a cargo da Incat Tasmaniam, uma fabricante australiana de embarcações, que anunciou estar quase terminando a construção da maior balsa do mundo, operável e pronta para começar suas viagens.
O primeiro modelo será chamado de Utility Ro-Pax, movido por dois motores elétricos de 5 e 9 Megawatts (MW). Ela contará com 148 metros de largura, podendo transportar até 2.100 passageiros e 226 veículos.
Sua operação também será colossal, combinando com as medidas extraordinárias da embarcação. Ela irá desembarcar na América do Sul, operada pela Buquebus para levar passageiros entre a Argentina e o Uruguai.
A previsão é que navegue a 46 km/h, ou 25 nós, mas com alcance estimado de de 185 km, também convertido para 100 milhas náuticas. Embora pareça um número pouco expressivo, é impressionante, considerando sua capacidade e provável peso ao atingir lotação máxima.
A princípio, a embarcação foi projetada para ser movida a gás GNL. No entanto, a Incat, fabricante da maior balsa do mundo, decidiu optar por uma solução mais sustentável.
As alterações para propulsão elétrica exigiram mudanças significativas no projeto, atrasando seu lançamento oficial. Entretanto, a empresa conseguiu deixar o transporte mais leve, substituindo 500 toneladas de equipamentos e tanques de combustível por 400 toneladas de baterias. Isso sem contar a troca pelo alumínio no lugar do aço em toda a construção.
Maior balsa do mundo está pronta para operar
O idealizar da maior balsa do mundo e o fundador do Incat Group, Robert Clifford, deu entrevista sobre o lançamento, e afirmou que esse transporte possui emissões zero para a atmosfera. Além disso, o considera o futuro das embarcações, uma novidade que ‘irá revolucionar a indústria de transporte marítimo mundial’, como ele afirmou.
O lançamento da primeira balsa elétrica a bateria do mundo, além do maior porte já visto, poderá incentivar outros crescimentos em potencial no mercado internacional de navios elétricos leves. É o que espera o consultor estratégico da Incat, Peter Gutwein.
Ainda, eles reforçam não apenas a importância dessa solução para o meio ambiente, mas também para o bolso. Isso porque os custos foram reduzidos consideravelmente.
Como revelado, o preço de produção é significativamente mais baixo ao utilizar outros materiais e propulsão ecológicos. Ao substituir os equipamentos e o aço, não apenas o transporte se torna mais seguro, mais leve, como também exige menos investimentos.
O consultor estratégico que contribuiu para a maior balsa do mundo fala sobre a primeira embarcação elétrica da Noruega, que baixou os gastos em 80%.
Além disso, reforça que o mundo quer navios grandes, mas também quer soluções leves e com zero emissão de carbono. As pautas estão se tornando cada vez mais ecológicas, e as pessoas desejam ver isso replicado nos transportes marítimos.
Por isso, Gutwein confirma que a empresa já está aumentando sua força de trabalho e trazendo novas instalações para expandir sua frota significativamente. Uma vez que os testes forem concluídos, eles começaram a produzir em massa, para revolucionar o cenário de transporte.
A princípio, a empresa ainda não revelou o preço dos ingressos para andar na maior balsa do mundo. Além disso, a data final da entrega para lançamento permanece um mistério pela Incat.
No entanto, os primeiros a aproveitaram a novidade serão os sul-americanos, que seguirão em um trajeto incrível com transporte de poluição zero.
Fonte: Olhar Digital
Imagens: Olhar Digital
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