Curiosidades

Mais de 2 mil passageiros podem andar na maior balsa do mundo

0

Para amantes de barcos e viagem marítimas, a maior balsa do mundo já está perto de ser entregue, e surpreende o mundo ao levar nada menos do que 2 mil passageiros entre um destino e outro.

Além do seu porte impressionante e estruturas que, com certeza, serão notáveis, uma das principais características que chamam atenção é o fato de ser uma embarcação elétrica. Ela não irá funcionar com combustível, mas sim com dois motores superpotentes.

Essa produção está a cargo da Incat Tasmaniam, uma fabricante australiana de embarcações, que anunciou estar quase terminando a construção da maior balsa do mundo, operável e pronta para começar suas viagens.

O primeiro modelo será chamado de Utility Ro-Pax, movido por dois motores elétricos de 5 e 9 Megawatts (MW). Ela contará com 148 metros de largura, podendo transportar até 2.100 passageiros e 226 veículos.

Via Olhar Digital

Sua operação também será colossal, combinando com as medidas extraordinárias da embarcação. Ela irá desembarcar na América do Sul, operada pela Buquebus para levar passageiros entre a Argentina e o Uruguai.

A previsão é que navegue a 46 km/h, ou 25 nós, mas com alcance estimado de de 185 km, também convertido para 100 milhas náuticas. Embora pareça um número pouco expressivo, é impressionante, considerando sua capacidade e provável peso ao atingir lotação máxima.

A princípio, a embarcação foi projetada para ser movida a gás GNL. No entanto, a Incat, fabricante da maior balsa do mundo, decidiu optar por uma solução mais sustentável.

As alterações para propulsão elétrica exigiram mudanças significativas no projeto, atrasando seu lançamento oficial. Entretanto, a empresa conseguiu deixar o transporte mais leve, substituindo 500 toneladas de equipamentos e tanques de combustível por 400 toneladas de baterias. Isso sem contar a troca pelo alumínio no lugar do aço em toda a construção.

Maior balsa do mundo está pronta para operar

O idealizar da maior balsa do mundo e o fundador do Incat Group, Robert Clifford, deu entrevista sobre o lançamento, e afirmou que esse transporte possui emissões zero para a atmosfera. Além disso, o considera o futuro das embarcações, uma novidade que ‘irá revolucionar a indústria de transporte marítimo mundial’, como ele afirmou.

O lançamento da primeira balsa elétrica a bateria do mundo, além do maior porte já visto, poderá incentivar outros crescimentos em potencial no mercado internacional de navios elétricos leves. É o que espera o consultor estratégico da Incat, Peter Gutwein.

Ainda, eles reforçam não apenas a importância dessa solução para o meio ambiente, mas também para o bolso. Isso porque os custos foram reduzidos consideravelmente.

Via Olhar Digital

Como revelado, o preço de produção é significativamente mais baixo ao utilizar outros materiais e propulsão ecológicos. Ao substituir os equipamentos e o aço, não apenas o transporte se torna mais seguro, mais leve, como também exige menos investimentos.

O consultor estratégico que contribuiu para a maior balsa do mundo fala sobre a primeira embarcação elétrica da Noruega, que baixou os gastos em 80%.

Além disso, reforça que o mundo quer navios grandes, mas também quer soluções leves e com zero emissão de carbono. As pautas estão se tornando cada vez mais ecológicas, e as pessoas desejam ver isso replicado nos transportes marítimos.

Por isso, Gutwein confirma que a empresa já está aumentando sua força de trabalho e trazendo novas instalações para expandir sua frota significativamente. Uma vez que os testes forem concluídos, eles começaram a produzir em massa, para revolucionar o cenário de transporte.

A princípio, a empresa ainda não revelou o preço dos ingressos para andar na maior balsa do mundo. Além disso, a data final da entrega para lançamento permanece um mistério pela Incat.

No entanto, os primeiros a aproveitaram a novidade serão os sul-americanos, que seguirão em um trajeto incrível com transporte de poluição zero.

 

Fonte: Olhar Digital

Imagens: Olhar Digital

Poderio militar-industrial russo torna vitória na Ucrânia “inevitável”, diz Putin

Artigo anterior

Após perderem em partida de fliperama, menino de 10 anos mata amigo

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido