Curiosidades

Mike: o frango sem cabeça

Mike o frango sem cabeça
0

Imagina só, você está calmamente em sua fazenda, cortando a cabeça de algumas galinhas para vender no mercado da cidade e, de repente, uma das aves sem cabeça começa a correr pelo quintal, claramente bem viva e ativa. E vamos de entrar para casa e rezar, não é mesmo? Mas, tirando rezas e talvez uma possessão de uma galinha sem cabeça, esse caso é 100% real e aconteceu em 1945, na cidadezinha de Fruita, nos Estados Unidos.

Mike: o frango sem cabeça

Mike o frango sem cabeça

Life Getty Images

Lloyd Olsen é o dono da fazenda que estava decapitando as galinhas e Mike é o frango milagroso, que certamente deu um ataque de coração para seu dono como vingança pelo homem ter cortado sua cabeça. Lloyd colocou Mike em uma caixa, talvez imaginando que a ave apenas teve um “delay” em sua partida para o além, o que até acontece com alguns animais.

No entanto, quando acordou na outra manhã, Mike ainda estava vivo dentro da caixa. Sendo bem esperto, Lloyd saiu para o centro da cidade de carroça para apostar com os desavisados. Ao chegar no local, apostava que tinha um frango vivo sem cabeça por uma cerveja ou algo do tipo. Claramente, ele ganhou todas, deixando os perdedores em choque.

Como uma boa cidade do interior, a notícia se espalhou por Fruita mais rápido que um flash, com o jornal local despachando um repórter para entrevistar Lloyd. Cerca de duas semanas depois, mais uma novidade para o fazendeiro: um promotor de espetáculos chamado Hope Wade viajou quase 480 quilômetros de Salt Lake City para Fruita.

Ele foi para pedir que o homem levasse seu frango para um tour, já que ele ainda estava vivo por algum milagre. E, é claro, valendo uma grana para o homem, que prontamente aceitou, já que o bicho não lhe rendeu o dinheiro da venda. A fazenda também era pequena e a família precisava de uma ajuda financeira, então talvez o frango milagroso realmente fosse a salvação deles.

Tour do Mike

Mike o frango sem cabeça família Olsen

Acervo pessoal da família

A primeira coisa que Wade fez com o frango foi visitar sua cidade natal e a Universidade de Utah, onde a ave foi submetida a uma bateria de testes, para tentar entender como foi que isso aconteceu. Acredita-se que os cientistas universitários removeram cirurgicamente as cabeças de muitas outras galinhas para ver se alguma delas sobreviveria.

Contudo, eles ficaram de mão abanando, já que várias galinhas não tiveram a mesma sorte ou superpoder de Mike. Nesse momento, a renomada revista Life também ficou sabendo do caso.

Depois disso, eles fizeram um tour de 18 meses por todo o país, em que o bicho sem cabeça era exibido em feiras, carnavais e outros eventos públicos. As viagens foram cuidadosamente documentadas, afinal, não é todo dia que alguém viaja o país com um frango sem cabeça.

Mas como o Mike sobreviveu 18 meses sem cabeça? Lloyd o alimentava pingando água e comida líquida em seu esôfago com um conta-gotas e removia o muco de sua garganta com uma seringa. A imagem mental não é nada bonita.

A morte verdadeira chegou

Como nem tudo são flores, o fim da vida de Mike se deu em 1947, durante uma turnê em Phoenix. Lloyd e sua esposa, Clara, acordaram em seu quarto de hotel com o som de Mike engasgando com o muco de sua garganta. Eles procuraram pela seringa, apenas para perceber que a haviam perdido em algum lugar.

Incapazes de tirar o muco da garganta de Mike, eles só podiam olhar enquanto ele sufocava e morria, sem poder ajudá-lo. Agora com o frango morto, Lloyd deve ter atirado o corpinho em alguma mata de volta para casa e o Mike nunca mais foi visto.

A ciência também explica como Mike foi capaz de sobreviver sem sangrar até a morte. Quando Lloyd cortou a cabeça de Mike com um machado, ele não acertou a veia da jugular do bicho, fazendo com que a ferida se coagulasse rapidamente e ele não sangrasse até morrer.

Além disso, ele arrancou a maior parte da cabeça de Mike. No entanto, você ficaria surpreso se soubesse a quantidade real de massa cerebral que fica na cabeça de um frango. Tendo tirado o rosto e uma orelha, Lloyd deixou a parte do cérebro que controla a respiração, a digestão e outras funções corporais, que fica mais na base do crânio.

Ou seja, ele conseguiu praticamente um milagre, já que o feito não foi repetido até hoje. Imagine quantos frangos serviram de teste para tentar replicar esse caso!

Embora a incrível história de Mike tenha terminado há muitas décadas, o frango sem cabeça não foi esquecido pelos cidadãos de Fruita. Todos os anos, a cidade hospeda um festival em sua homenagem, que atrai centenas de participantes de todos os Estados Unidos.

Neymar Jr: curiosidades sobre o craque

Artigo anterior

O terrível Projeto Abigail da Área 51

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido