Notícias

Ministério da Saúde vai distribuir 740 mil doses de vacina contra Covid para crianças

0

O Ministério da Saúde voltará com a programação de imunização, e agora com vacinas contra Covid para crianças. Embora os primeiros anúncios tenham indicado um adiamento no calendário, o recebimento de novas doses retomou a imunização dos menores.

Após dois anos do pico da pandemia de coronavírus, diferentes grupos de pessoas se protegeram ao longo dos anos, conforme a liberação e urgência. No entanto, as crianças ficaram como últimas na lista de imunização, especialmente pela necessidade de testes.

Embora a eficiência tenha sido comprovada com diversas empresas e fornecedores, foi preciso confirmar que era seguro para os grupos mais sensíveis, com idade reduzida.

Assim, o calendário foi liberado meses depois do restante dos grupos, mas foi possível iniciar a proteção de crianças de 3 a 11 anos. Agora, o Ministério da Saúde anunciou a retomada da vacina contra Covid para crianças.

Via Pexels

Com a distribuição de novas doses da Coronavac em todos os estados, o governo prevê a retomada da vacinação de crianças de 3 a 11 anos. O órgão governamental planeja finalizar as entregas ainda em janeiro.

Distribuição de vacinas contra Covid para crianças

O Ministério da Saúde iniciou a distribuição na última segunda-feira, 16, enviando cerca de 740 mil doses da vacina CoronaVac para os estados e para o Distrito Federal.

Segundo o planejamento, essas doses do imunizante terão destino para a vacinação e imunização de crianças de 3 a 11 anos, contra a covid-19. De acordo com a pasta, os envios devem ser finalizados na semana do dia 16. No entanto, a agenda prevê imprevistos, ampliando o prazo caso haja necessidade.

O Ministério da Saúde planeja dividir as vacinas contra Covid para crianças entre diversos estados. Serão 218,4 mil unidades para o estado de São Paulo, 70,4 mil para Minas Gerais e 46,8 mil para a Bahia. Esses são os estados que receberão as maiores quantidades de doses.

No entanto, outras localidades também receberão as doses, incluindo Acre (2,6 mil), Tocantins (2,5 mil) e Roraima (1,3 mil), em quantidades menores.

Via Pexels

Os profissionais e especialistas recomendam a vacinação de todas as crianças de 3 a 11 anos para prevenir o avanço da doença. O Ministério da Saúde também reforça que é fundamental imunizar esse público como forma de evitar casos graves e mortes decorrentes da doença.

Esquema vacinal

A princípio, o esquema vacinal que faz parte da recomendação do governo inclui a dose de reforço para crianças entre 5 e 11 anos, desde que seja possível a aplicação. Isso porque também existem indicações para evitar a vacinação no caso de outras aplicações recentes ou caso de gripes e resfriados.

Nesse caso, a orientação é para a aplicação da vacina da Pfizer, quatro meses depois da segunda dose, como orienta o ministério.

Esse esquema visa aplicar as vacinas contra Covid para crianças de modo a aplacar a maior parte do público ainda nos primeiros meses. Esse novo lote de vacinas é proveniente de um contrato aditivo entre o ministério e o Instituto Butantan.

Ele é responsável pela produção do imunizante. Uma nova compra, nos próximos meses, prevê mais de 2,6 milhões de doses. A assinatura ocorrerá em breve, confirmando a compra.

Via Pexels

Muitos acompanharam o caso de vacinação para crianças, pois um rumor de comprometimento nas aplicações ganhou atenção na mídia. A secretaria de Vigilância em Saúde havia confirmado que as vacinas infantis contra covid-19 estavam em falta. Por isso, existia um atraso na imunização desse público em vários estados.

No entanto, até a última sexta-feira, mais de 15 milhões de crianças de 3 a 11 anos tinham recebido a dose inicial. Isso representa 57,1% da população na faixa etária. Desse grupo, mais de 10 milhões tomaram as duas doses ou a dose única, o equivalente a 39,69%.

Assim, com os novos lotes das vacinas de Covid para crianças, espera-se aumentar essa porcentagem até o próximo trimestre.

 

Fonte: Agência Brasil

Imagens: Pexels, Pexels, Pexels

 

Deputada que expôs casal trans nas redes é condenada

Artigo anterior

Sistema de refrigeração menos prejudicial ao ambiente é criado por cientistas

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido