Notícias

Modo carro do Google Maps será encerrado em fevereiro

0

O Google Maps anunciou que o modo carro de navegação encerrará seus serviços no aplicativo para Android a partir do próximo mês de fevereiro.

Agora, os usuários que utilizam esse modo são recebidos com a mensagem “Esta visualização será desativada em fevereiro” ao abrir a interface durante a navegação, indicando que o fim está próximo.

Já existia uma certa expectativa sobre o encerramento dessa função, pois algumas pistas foram encontradas no código do aplicativo, sugerindo o encerramento do modo e indicando o prazo para o segundo mês do ano.

É provável que o Maps substitua essa opção por outros comandos de voz integrados ao Google Assistente, mas sem as informações visuais na tela.

O aplicativo não especifica uma data exata para o corte do serviço. Ou seja, isso pode acontecer no início de fevereiro ou ao longo do mês.

De qualquer forma, 31 de janeiro foi o último dia com garantia de funcionamento do recurso de navegação por carro.

O que é o modo carro?

Via Pexels

O modo carro é uma funcionalidade que oferece uma interface adaptada especificamente para a navegação no Google Maps durante a condução.

Este recurso apresenta um menu que facilita o acesso rápido ao Google Mensagens e aos serviços de reprodução de áudio, como Spotify e YouTube Music.

Quando os usuários acessavam algum desses aplicativos e estava no volante, conseguia visualizar menus mais simples, botões maiores e facilidade no desbloqueio. Essas características diminuíam a complexidade para mexer no smartphone enquanto dirigia.

Além disso, a função era exclusiva para dispositivos Android, devido à sua integração com o Google Assistente.

O objetivo do modo carro era proporcionar uma interface simplificada para que os motoristas pudessem selecionar músicas ou visualizar notificações com poucos toques na tela.

O fim dessa função pode resultar em uma maior ênfase nos comandos de voz do Assistente. Na prática, isso pode oferecer uma experiência ainda mais segura, permitindo que os motoristas mantenham o foco na estrada.

Por exemplo, em vez de abrir a tela para mudar a música ou responder uma mensagem, o motorista terá a chance de dizer: “Google, faça [ação]”. Com isso, a empresa também visa popularizar sua assistente mobile.

É importante notar que outros aplicativos também oferecem uma interface adaptada para a condução, como o Spotify, que reduz as opções disponíveis na tela quando o Google Maps está em uso. No entanto, ainda não está claro se o Spotify manterá essa funcionalidade ativa por si só.

Alternativas

Via Flickr

Sem o modo carro, o motorista que não deseja usar o assistente de voz do Google pode optar por algumas alternativas para ter menus facilitados e diminuir a complexidade ao usar o smartphone enquanto dirige.

Por exemplo, alguns aplicativos de navegação disponibilizam tela dividida, como o Waze, mostrando a via, a rota e também outras opções externas. Aplicar essa divisão seria uma forma de reduzir a necessidade de pegar no telefone para realizar tal atividade.

Além disso, a maioria dos veículos com integração Bluetooth permite que o motorista controle algumas atividades pelo volante, como mudar de música, diminuir o volume ou atentar chamadas.

Para modelos mais modernos e tecnológicos, a tela de bordo ou mesmo dispositivos de controle, também traz essa possibilidade no alcance das mãos, evitando ter que pegar no telefone e encarar menus mais complexos, desviando a atenção da estrada.

Ainda, a tela de bloqueio de vários smartphones permite incluir widgets para acessar atalhos, como o Spotify em reprodução ou o Maps. Dessa forma, modificar as configurações no celular seria uma alternativa mais segura e prática, sem precisar desbloquear a tela.

Seja como for, a orientação é não usar o telefone enquanto dirige, e reduzir, ao máximo, a necessidade de tirar as mãos do volante para determinada atividade.

 

Fonte: Canaltech

Imagens: Flickr, Pexels

O modo como enxergamos as cores muda conforme envelhecemos

Previous article

Veja o calendário astronômico de fevereiro. Nele tem lançamento para a lua

Next article

Comments

Comments are closed.