Ciência e Tecnologia

NASA destaca “bolha” cósmica que saiu na foto astronômica do dia

0

A Nebulosa da Cabeça de Golfinho, também conhecida como Sh2-308, é a protagonista da foto destacada pela NASA no Astronomy Picture of the Day em 29 de março.

Sua formação aconteceu por conta de uma estrela denominada Wolf-Rayet. Essa nuvem nebulosa se destaca pela energia, massiva e maior que o Sol. Sua localização é a constelação Canis Major, a cerca de 5 mil anos-luz de distância da Terra.

A nebulosa Sh2-308 apresenta um formato de bolha, que se deve à estrela brilhante EZ Canis Majoris, situada em seu centro.

Via Twitter

Ela emite ventos estelares à alta velocidade que empurram a matéria deixada após uma fase anterior do processo evolutivo da estrela, expandindo cada vez mais a bolha. A emissão constante de radiação também contribui para essa expansão.

Os tons de azul presentes na foto da nebulosa Cabeça de Golfinho correspondem aos átomos de oxigênio ionizados. Essas são as cores mais presentes em registros fotográficos como feito pela NASA.

A Sh2-308 tem cerca de 60 anos-luz de diâmetro, e suas bordas emitem luz clara e difusa. Esse espetáculo celestial é uma mostra da complexidade do universo e dos fenômenos cósmicos que ocorrem nele.

As estrelas do tipo Wolf-Rayet

As estrelas Wolf-Rayet são populares na ciência pela sua evolução, ao perder massa rapidamente.

Essas estrelas têm normalmente mais de 25 massas solares e vidas breves, tornando-as objetos raros. Contudo, seus ventos são tão intensos que liberam cerca de 10 massas solares de matéria a cada milhão de anos, viajando a mais de 3 mil km/s.

Os astrônomos acreditam que os ventos dessas estrelas, incluindo aquele responsável pela nebulosa que a NASA apresentou, causam a pressão da radiação.

Além disso, suas temperaturas costumam ultrapassar 249 mil ºC, e elas brilham tanto que sua luminosidade ultrapassa em milhões a do Sol.

Via Eternos Aprendizes

Formaram a Nebulosa Cabeça de Golfinho

Até o momento, há cerca de 220 estrelas do tipo Wolf-Rayet conhecidas na Via Láctea. No entanto, estima-se que possa haver milhares delas, muitas das quais podem estar escondidas por poeira.

Essas estrelas são uma maravilha cósmica e têm um papel importante na evolução das galáxias, contribuindo para a formação de novas estrelas e enriquecendo o meio interestelar com elementos pesados.

No caso da Nebulosa Cabeça de Golfinho, as estrelas a transformaram em uma espécie de bolha, que apareceu na foto pela sua protuberância.

O que são nebulosas?

Nebulosas são vastas nuvens interestelares de gás e poeira que se encontram em meio a galáxias. Elas são importantes porque são os berçários onde nascem estrelas e planetas.

Além disso, nebulosas também são responsáveis por enriquecer o meio interestelar com elementos pesados, que são produzidos no processo de fusão nuclear das estrelas.

A formação de nebulosas ocorre de várias maneiras, mas geralmente envolve o colapso gravitacional de nuvens de gás e poeira em espiral nas galáxias.

Via Freepik

Quando essas nuvens se tornam suficientemente densas, a gravidade se torna forte o suficiente para começar a puxar a matéria para o centro. À medida que a matéria se contrai, ela esquenta e começa a brilhar, formando uma estrela.

Assim, quando a estrela se forma, o gás e a poeira restantes em torno dela seguem violentamente para fora, formando uma nebulosa.

As nebulosas podem ser classificadas em vários tipos, dependendo da fonte de energia que as ilumina e das características de sua emissão, como nebulosas de reflexão, nebulosas de emissão e nebulosas escuras.

Em resumo, costumam se comportar como nuvens interestelares de gás e poeira que se formam a partir do colapso gravitacional de outros corpos com gás nas galáxias. Além disso, também são vistas da Terra, como bolhas, e fundamentais para o enriquecimento interestelar.

 

Fonte: Terra

Imagens: Eternos Aprendizes, Twitter, Freepik

Esqueleto de 3.700 anos de mulher ainda com feto dentro do corpo é encontrado no Egito

Artigo anterior

Reviews apontam que Resident Evil 4 é o melhor remake da série até agora

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido