Fatos Nerd

No Dia de Star Wars, veja se já conseguimos criar um sabre de luz de verdade!

0

No Dia de Star Wars, muitos fãs celebram a saga icônica, e nada melhor que fazer seu próprio sabre de luz de verdade! Mas será que estamos perto de conseguir isso?

A data brinca com a famosa frase “May the Force be with you”, pois ‘May’ também significa Maio, e ‘Force’ pode ser ouvida como ‘Fourth’, ou dia 4 do mês. Por isso, apreciadores do mundo inteiro comemoram o dia!

Para isso, nada melhor que eventos, rever os filmes, jogar jogos e até mesmo aproveitar concursos de fantasia.

E para quem é mais aficcionado pela saga, fazer um sabre de luz de verdade pode ser um sonho se tornando realidade.

Muitos admiram as armas tão conhecidas e usadas pelos Jedi (e pelos Sith), mas poucos sabem que já temos a fórmula para replicar, ao menos em parte, esse item de colecionador.

É Robert Jones, pesquisador da Faculdade de Ciências Naturais, Matemáticas e de Engenharia do King’s College London que traz uma explicação em seu site sobre a teoria da construção dessa arma.

Via UOL

Requisitos do sabre de luz de verdade

Jones lista seis requisitos fundamentais para a construção de um sabre de luz:

  1. luminosidade;
  2. capacidade de cortar objetos;
  3. ser retrátil;
  4. produzir um som sibilante característico;
  5. ser capaz de cruzar com outro sabre de luz sem quebrar;
  6. seguir a “regra maneira”, em que a estética do personagem é mais importante do que a lógica.

No entanto, como cristais Kyber não estão disponíveis na Terra, uma mistura fluida de combustível e oxidante serve para produzir um feixe único de alta intensidade e poder de corte.

O combustível não precisa ser sofisticado, podendo ser utilizado um cilindro de propano para churrasco disponível na internet.

O outro componente necessário é o fluxo laminar, um princípio físico em que as partículas que compõem o fluido ou gás se movem em camadas paralelas suaves na mesma direção, sem colidir entre si. Um exemplo disso é a água fluindo do chuveiro durante o banho.

Detalhes finais

De acordo com Jones, é possível obter a cor da lâmina queimando certos compostos químicos na extremidade do punho.

Por exemplo, para criar a icônica cor vermelha dos Sith, é possível utilizar o metal estrôncio, enquanto o roxo característico do sabre de Mace Windu pode ser obtido com o uso de cloreto de potássio.

A questão mais complexa de como cruzar lâminas com um inimigo sem quebrar é resolvida pelo físico britânico por meio do uso de um núcleo teórico de material de alto ponto de fusão.

Por exemplo, uma liga de carboneto de tântalo e háfnio pode se estender telescopicamente com a ajuda da chama super quente do propulsor.

Embora já exista uma receita relativamente completa, ninguém tentou fazer um sabre de luz de verdade seguindo esses componentes. Claro, temos cópias e imitações de fãs, mas nenhuma com essas propriedades.

Vale reforçar que se trata de uma arma que, teoricamente, utiliza materiais perigosos. Por isso, não tente reproduzir em casa!

Via Globo

Alternativas para comemorar

Embora ainda não seja possível construir um sabre de luz de verdade, os fãs de Star Wars têm diversas opções para celebrar a saga em ocasiões especiais, como o Dia de Star Wars.

Uma dessas opções é a aquisição de réplicas profissionais. Elas permitem que os fãs colecionem seus personagens favoritos ou até mesmo exibam em suas casas uma bela peça de decoração.

Outra maneira de celebrar Star Wars é por meio da montagem de cosplays amadores. Nesse caso, os concursos oferecem uma maneira divertida e criativa de se envolver com a comunidade de fãs e exibir o amor pela saga.

Com o cosplay, é possível se transformar em personagens icônicos da saga e até mesmo participar de eventos e convenções temáticas.

Enquanto não podemos contar com sabres de luz de verdade, existem formas de celebrar Star Wars e honrar a paixão pela saga de uma maneira divertida e emocionante.

Afinal, a saga continua a inspirar e encantar fãs de todas as idades e culturas, mesmo após décadas desde o lançamento dos primeiros filmes.

 

Fonte: Tecmundo

Imagens: Globo, UOL

James Webb pode ter encontrado o primeiro exoplaneta rochoso com água da atmosfera

Artigo anterior

7 gráficos de fogos em jogos que são realistas e impressionantes

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido