Nós comemos menos de 1% dos vegetais que existem no planeta

POR A redação    EM Ciência e Tecnologia      09/09/15 às 19h28

Um vegetal é qualquer parte de uma planta que é consumida por seres humanos como alimento. O termo "vegetal" é um tanto arbitrária já que outros tipos principais de alimentos vegetais, frutas, nozes e cereais grãos, mas inclui sementes.

Originalmente, legumes foram recolhidos na natureza por caçadores-coletores e foram cultivados em várias partes do mundo, provavelmente durante o período 10.000 a.C a 7.000 a.C, quando uma nova forma de vida agrícola foi desenvolvida. Na agricultura, as plantas que cresciam localmente eram as mais cultivadas, mas como o tempo passou, o comércio trouxe plantas exóticas.

Hoje em dia, a maioria dos vegetais são cultivadas em todo o mundo. A China é o maior produtor de legumes e a maior comerciante mundial de produtos agrícolas. A escala de produção varia de agricultores de subsistência que abastecem as necessidades de sua família até o agronegócio, com vastas áreas de monoculturas de produtos.

15

Os vegetais podem ser comidos crus ou cozidos e desempenham um papel importante na alimentação humana, sendo a maioria pobre em gordura e carboidratos, mas ricos em vitaminas, minerais e fibras. Muitos governos incentivam os seus cidadãos a consumir muitas frutas e legumes, cinco ou mais porções por dia.

Legumes têm sido parte da dieta humana desde tempos antigos. Alguns são alimentos de base, mas são ele que adicionam variedade nas refeições com os seus sabores únicos e, ao mesmo tempo, a adição de nutrientes necessários para a saúde. Alguns vegetais são perenes, mas a maioria são anuais e bienais, geralmente colhidos dentro de um ano da sementeira ou plantação.

16

Seja qual for o sistema que é utilizado para o cultivo, a plantação segue um padrão similar: preparação do solo, remover as ervas daninhas e adicionar adubos orgânicos ou fertilizantes; semear ou plantar mudas jovens e cuidar da lavoura.

Diferentes tipos de solo atendem às diferentes culturas, mas, nós comemos nem 1% dos vegetais disponíveis no planeta. Por que isso acontece? Existem aproximadamente 300 mil espécies comestíveis mas comemos apenas cerca de 200 vegetais. Sim, são apenas 200.

17

O livro "The Nature of Crops: How We Came to Eat the Plants We Do" explora as razões pelas quais nós só comemos menos de 1% das plantas disponíveis enquanto o potencial alimentício é muito maior. A maioria dos legumes que comemos são fáceis de se cultivar, por isso acabamos com pouca variedade na nossa mesa.

O livro leva o leitor a uma viagem através da história das plantas cultivadas. Organizados em temas recorrentes na domesticação de plantas, que documenta a história e biologia de mais de 50 culturas, incluindo cereais, especiarias, legumes, frutas e culturas de rendimento, como chocolate, tabaco e borracha.

Fonte: Galileu

A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+