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Nova IA irá proteger ciclistas no trânsito de uma forma diferente. Saiba como

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Para que uma inteligência artificial (IA) seja usada para determinada função, ela é treinada através de experiências para que as máquinas adquiram conhecimentos e possam se adaptar às condições e desempenhar tarefas como os seres humanos. Seu uso pode ser infinito e nos mais variados campos.

Nos carros, a IA ainda não decolou muito, contudo, ela já está sendo usada em outros aspectos no trânsito. Por exemplo, essa nova IA irá monitorar o percurso dos ciclistas e dar um alerta para eles quando um carro estiver chegando perto deles de uma maneira arriscada. Essa tecnologia também vai ajudá-los a ficarem seguros e longe de acidentes.

Quem desenvolveu a tecnologia foi a Velo AI, empresa fundada pelos especialistas de robótica e IA Clarke Haynes e Micol Marchetti-Bowick. Os dois já trabalharam em projetos de carros autônomos da Uber.

IA para bicicleta

Agora, eles quiseram aplicar a IA na segurança dos ciclistas. Sua tecnologia foi chamada de Copilot e é baseada no sistema de processamento Raspberry Pi Compute Module 4.

Através de uma câmera na parte traseira da bicicleta, o sistema consegue alertar os ciclistas a respeito de outros veículos nas ruas. Por mais que tecnologias parecidas com essa já existam, a maior parte delas se baseia em câmeras de radar, que conseguem diferenciar quando outros carros estão se aproximando, mas não dizem se eles são um risco para o ciclista ou não.

Outro ponto dos sistemas existentes é que eles conseguem identificar a presença de veículos na rua, mas não fazem diferença do seu tamanho, por exemplo, se é um ônibus ou carro de passeio. Essa nova IA pode dizer o tamanho dos automóveis e definir quanto espaço os ciclistas irão precisar para passar de maneira segura.

Treinamento

De acordo com os pesquisadores, esse sistema baseado em IA pode dizer para o ciclista “muito mais sobre o que está acontecendo”. Isso porque ela foi treinada com algoritmos computacionais e coletando um grande número de dados a respeito das interações entre os veículos em estradas diferentes.

Além disso, ciclistas “de teste” também participaram dessa coleta de dados e usaram um protótipo da câmera com IA já fixada na bicicleta.

Um grande desafio dos pesquisadores era criar algo que não fosse pesado e também não precisasse de tanta bateria para aguentar viagens longas feitas na bicicleta.

Como resultado eles tiveram essa câmera que faz a análise do vídeo em tempo real e, dependendo do tipo de interação com outros veículos, emite alertas. Como por exemplo, se uma interação puder colocar o ciclista em risco, as luzes de LED irão começar a piscar e um aviso sonoro chamará a atenção do condutor.

Mais funcionalidades

Olhar digital

O Copilot consegue identificar qual é o tipo de veículo que está se aproximando do ciclista, sendo um carro, outra bicicleta ou até mesmo pedestres. Dessa forma, ele faz a avaliação do risco conforme o objeto que está se aproximando.

Esse sistema de IA também emite três tipos de alertas diferentes. O “Following” para quando um veículo está se aproximando, mas não está acelerando. O “Approaching”, quando um automóvel está acelerando, tanto na direção da bicicleta como do seu lado. E o “Overtaking”, quando um carro irá passar a bicicleta e é preciso que o condutor fique atento com a proximidade.

Além disso, o sistema também emite alerta visuais para os condutores que estão se aproximando da bicicleta.

Outros alertas emitidos são para smartphones, para que outros condutores que também tenham esse modelo de IA possam ver os veículos na estrada.

E a câmera do sistema consegue gravar vídeos com uma qualidade de 1080p. De acordo com o Arstechnica, essa câmera pesa 330 gramas e tem uma bateria que dura cinco horas. Esse modelo de IA custa 400 dólares, equivalente a dois mil reais.

Fonte: Olhar digital

Imagens: Olhar digital, YouTube

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