Saúde

Novo medicamento contra tabagismo faz com que 1/3 das pessoas largue o cigarro

0

Se você deseja parar de fumar, existem novas oportunidades promissoras, como um remédio na terceira etapa de testes.

A citisiniclina, também conhecida como cistina, um remédio fitoterápico desenvolvido pela Achieve Life Sciences, demonstrou sucesso ao ajudar um terço dos fumantes a abandonar o vício em nicotina, sem causar efeitos adversos significativos.

Embora ainda não tenha recebido aprovação oficial de nenhuma agência reguladora, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os responsáveis pelo medicamento estão otimistas devido às evidências já divulgadas na revista JAMA.

Caso a citisiniclina seja aprovada para uso, ela se tornará o primeiro remédio em 15 anos a chegar ao mercado internacional com a finalidade de ajudar as pessoas a parar de fumar.

É importante ressaltar que, atualmente, o uso de vapes não é considerado uma opção segura para quem deseja abandonar o hábito de fumar.

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) inclusive afirma que o uso de cigarros eletrônicos pode, também, levar ao tabagismo.

O que é citisiniclina?

Via CanalTech

A citisiniclina é um remédio à base de plantas que atua no organismo internamente, agindo diretamente com os receptores de nicotina do cérebro.

O composto age ocupando o mesmo local que a nicotina ocuparia caso tivesse sido absorvida pelo corpo através do fumo.

Dessa forma, a medicação suprime ou reduz o desejo pela nicotina, encorajando o indivíduo a parar de fumar. Afinal, não há mais o desejo químico. Além disso, reduz os efeitos colaterais provocados pela abstinência da substância.

Os testes clínicos foram, em sua maioria, realizados com fumantes de cigarros convencionais. No entanto, com mais estudos, será possível compreender o impacto da citisiniclina naqueles que fumam cigarros eletrônicos com nicotina.

Esse medicamento funciona de forma parecida com a vareniclina, que possui aprovação nos Estados Unidos e no Brasil desde 2006.

Remédio que faz parar de fumar segue em teste

Em um estudo recente com 810 fumantes diários nos EUA que desejavam se livrar do vício do tabagismo, pesquisadores realizaram testes com diferentes durações do tratamento usando a citisiniclina, além de um grupo controle que recebeu placebo (medicação sem efeito real).

Os resultados mostraram que o modelo mais eficaz foi o tratamento de 12 semanas.

Entre a nona e vigésima semana, 32,6% dos participantes que receberam a medicação durante todo o período conseguiram permanecer abstinentes, enquanto apenas 7% do grupo placebo conseguiram ficar longe dos cigarros.

Uma vantagem adicional do tratamento é que seus efeitos parecem ser duradouros.

Três meses após a conclusão da terapia, 21,1% dos participantes do grupo de 12 semanas ainda estavam sem fumar, comparado a apenas 4,8% no grupo controle.

Além disso, quanto aos efeitos colaterais, a citisiniclina foi considerada segura e bem tolerada.

Efeitos colaterais

As taxas de sonhos anormais e insônia afetaram menos de 10% de cada grupo, e as taxas de dor de cabeça e náusea com a citisiniclina foram semelhantes às do placebo.

Apenas 2,9% dos participantes interromperam o tratamento devido a eventos adversos, e nenhum evento adverso grave foi relatado.

A pesquisadora Nancy Rigotti, da Harvard Medical School, enfatiza que os medicamentos atualmente disponíveis não são eficazes para todos os fumantes e podem causar efeitos colaterais indesejados em outros casos.

Por isso, a possível aprovação da citisiniclina pelos reguladores pode oferecer uma nova opção para tratar o tabagismo.

Quanto à disponibilidade no mercado, ainda não há uma previsão oficial. A Achieve Life Sciences, responsável pelo medicamento, pretende apresentar o pedido de autorização de uso nos EUA no primeiro semestre de 2024, aguardando a aprovação pelas agências reguladoras.

Via CanalTech

Dicas para ajudar

Até a liberação do remédio para parar de fumar, vale a pena seguir algumas dicas que auxiliarão nessa jornada.

Inicialmente, defina uma data para parar, comprometendo-se a seguir esse plano. Em seguida, jogue fora todos os cigarros e outras coisas relacionadas a isso.

Também compartilhe sua decisão de parar de fumar com amigos e familiares, e peça apoio durante o processo.

Se fizer sentido, considere procurar ajuda de um médico, terapeuta ou grupos de apoio para auxiliar nesse desafio.

No dia a dia, identifique os momentos em que você costuma fumar, como após as refeições ou em situações de estresse. Nesse caso, busque alternativas saudáveis para lidar com isso.

Além disso, exercícios físicos podem ajudar a reduzir a ansiedade e a vontade de fumar.

Pode ser difícil alcançar essa meta, especialmente sem remédios, mas, enquanto a aprovação está em andamento, vale a pena adotar medidas simples para parar de fumar.

 

Fonte: CanalTech

Imagens: CanalTech, CanalTech

Do Larry Bird ao X: relembre como o Twitter mudou de logo nos últimos 17 anos

Artigo anterior

Mãe de Larissa Manoela vendeu mansão da filha em Orlando sem sua autorização, afirma jornalista

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido