Do Larry Bird ao X: relembre como o Twitter mudou de logo nos últimos 17 anos

A logo do Twitter, uma das marcas mais reconhecidas do mundo da tecnologia, está passando por uma transformação radical.

Sob a liderança de seu proprietário, Elon Musk, o Twitter está adotando uma nova identidade visual, abandonando o icônico logotipo do passarinho azul que representou a rede social por mais de uma década.

Na segunda-feira, 24 de julho, Musk revelou aos seus seguidores a nova proposta para a plataforma, que agora ostenta um logo simples contendo apenas a letra “X”.

O visionário bilionário pretende transformar o “X” em um aplicativo com serviços mais abrangentes.

Desde o seu lançamento em 2006, o Twitter passou por poucas mudanças em seu logo e ficou mundialmente conhecido pelo ícone estilizado do passarinho em cor azul.

Essa ave se tornou um símbolo que representava, para muitos usuários, a liberdade de expressão e a capacidade de levar suas opiniões a todos os cantos do mundo.

Curiosamente, o passarinho azul só se tornou o logo oficial do Twitter em 2010, quatro anos após o lançamento da plataforma. Abaixo, você pode conferir a evolução da logo do Twitter ao longo dos anos.

Via CanalTech

Primeiro logo do Twitter

A primeira versão do logo do Twitter, ainda durante sua fase de pré-lançamento, apresentava o nome da companhia, à época chamada de Twttr, em cor verde.

Essa versão foi criada pelo cofundador da plataforma, Biz Stone, e utilizada entre março e julho de 2006.

Logo de lançamento do Twitter

No entanto, as coisas mudaram antes do lançamento público do Twitter. Isso porque a empresa contratou a designer Linda Gavin para trabalhar com uma novo logo oficial.

Com apenas alguns dias para realizar a tarefa, a versão escolhida apresentava o nome em uma fonte arredondada e cor azul clara, sendo utilizada de 2006 até 2010.

O ícone Larry Bird

Em 2010, o Twitter adotou o ícone do passarinho azul como logo, expandindo o uso que havia começado anteriormente como um ícone da plataforma.

Dessa forma, o cofundador Biz Stone deu ao pássaro o nome de Larry the Bird, em homenagem ao jogador de basquete Larry Bird.

A imagem do passarinho foi adquirida pela companhia no iStock pelo valor de US$ 15.

No entanto, empresas não podem registrar uma marca comercial com material de banco de imagens. Assim, a equipe de design modificou a imagem até chegar à versão final lançada ao público.

Assim, de 2010 a 2012, o logo da plataforma continha o nome da empresa, mantendo o mesmo estilo de tipografia anterior, acompanhado do passarinho azul.

O passarinho azul do Twitter

Enquanto isso, desde 2012, o logo do Twitter assumiu sua própria identidade, aparecendo sozinho. Larry the Bird ganhou também um visual mais moderno, com o beija-flor em um aparente voo, sendo rebatizado para “Twitter Bird”.

Em 2016, na ocasião dos 10 anos da rede social, um perfil oficial do Twitter Austrália publicou um GIF mostrando a evolução dos passarinhos usados pelo Twitter ao longo de uma década.

Dessa forma, durante mais de dez anos, o logo do Twitter oficial se tornou o passarinho azul da rede. Ele representava as formas rápidas de se comunicar na plataforma.

 

Elon Musk traz o Dogecoin

Após adquirir o Twitter, Elon Musk protagonizou um momento inusitado ao trocar o ícone do pássaro azul pelo símbolo da Dogecoin. Essa é a criptomoeda que incorporou o famoso rosto do cachorro do meme Doge.

Essa “brincadeira” resultou em um aumento significativo no valor da Dogecoin em 3 de abril de 2023. Contudo, vale ressaltar que Musk é suspeito de possuir uma grande quantidade de Dogecoins em sua carteira virtual.

Agora apenas X

Por fim, em 24 de julho de 2023, o Twitter deu início a uma nova fase de sua história ao apresentar o logo “X”, que substituiu o icônico Twitter Bird.

Essa mudança representa o primeiro passo de Elon Musk em transformar o Twitter em um “superapp” com a inclusão de outros serviços.

O formato da nova logo “X” surgiu entre vários conceitos propostos pelos seguidores do empresário. Esse foi um convite do próprio Musk.

Ao revelar a nova logo, o proprietário tuitou que “em breve daremos adeus à marca Twitter e, aos poucos, a todos os passarinhos”, como publicou na conta.

A intenção de uma transformação completa do Twitter também é confirmada pelo redirecionamento do endereço x.com para a plataforma social. Tudo indica que este será o adeus definitivo do passarinho azul.

 

Fonte: CanalTech

Imagens: CanalTech, InfoMoney

Seguir
Sidebar Buscar
Carregando

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...