EntretenimentoNotícias

Número de cães mortos com suspeita de intoxicação após ingerir petiscos aumenta

0

Na última quinta-feira (1º), a Polícia Civil informou que subiu para nove o número de cachorros mortos após ingerir petiscos com suspeita de contaminação. Até a manhã, três mortes por intoxicação foram confirmadas.

De acordo com a delegada Danúbia Quadros, responsável pelo caso, foram seis mortes em Belo Horizonte, uma na cidade de Piumhi, no Centro-Oeste de Minas Gerais, e duas em São Paulo até agora. Ainda segundo a delegada, há mais seis casos suspeitos de cachorros contaminados na capital mineira e dois em Goiás. Os tutores procuraram a Polícia Civil para informar que os animais passaram mal ou chegaram a ser internados.

A Polícia Civil divulgou a suspeita de outro modelo de petiscos envolvido na intoxicação dos cães, totalizando em três tipos. Assim, os petiscos que foram identificados antes eram Dental Care e o Every Day. A outra embalagem informada pela polícia é a Petz Snack Cuidado Oral, todos de fabricação da empresa Bassar.

“São lotes diferentes, são vários lotes. Os petiscos que as tutoras trouxeram para a gente, todos já foram encaminhados para a realização da perícia técnica cientifica da Polícia Civil, então, a gente agora aguarda o laudo em relação aos petiscos”, afirmou a delegada.

Danúbia Quadros declarou que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o órgão responsável por realizar a retirada dos petiscos da comercialização, já foi acionado. Em nota, a pasta disse que o caso está sendo investigado.

Desse modo, a delegada pede que os donos de cachorros que tenham percebido o mal-estar ou a internação dos animais depois do consumo de petiscos caninos entrem em contato com a Polícia Civil para investigar o caso. A suspeita é de intoxicação por etilenoglicol.

‘Não sei se vai viver’

O motorista Diego Carlos Dias está passando por tempos difíceis com a internação de seu cachorro, em Belo Horizonte, em estado grave.

“Na sexta-feira eu fiz a compra e dei pra ele e, no sábado, ele já começou a apresentar vômito, diarreia e bebendo água. Eu peguei e corri com ele para o veterinário. O veterinário avaliou ele e falou: ‘Internação agora’. Agora ele está fazendo uma transfusão de sangue. Não sei se vai viver”, disse o tutor.

A médica veterinária Júlia Mathias era tutora de John Snow, um spitz alemão. O cão passou por vários tratamentos, inclusive por hemodiálise. Porém, não resistiu e morreu por insuficiência renal.

jon snow cachorro morto por intoxicação

Júlia Mathias/Arquivo pessoal

“Ele ingeriu esse petisco, que foi a única coisa diferente que ele consumiu da dieta dele, e a gente percebeu que ele começou a ficar muito prostrado, isso no dia seguinte, e não estava aceitando alimentação, estava com um desconforto abdominal, começou a apresentar vômitos e diarreia. Então, eu, como sou veterinária, logo levei ele para atendimento porque eu percebi que ele estava com muito desconforto”, contou.

Júlia é de São Paulo e procurou a Polícia Civil de Minas Gerais após tomar conhecimento das mortes dos outros cães que ingeriram o mesmo petisco.

“Aí eu vi que os sintomas eram muito parecidos, a evolução muito rápida e aguda como foi com o meu pet. Então eu entrei em contato com a universidade da UFMG, eu entrei em contato com a delegada do caso. Fui me instruindo, fui sabendo o que eu deveria fazer e entrei em contato com a empresa também. Falei com a responsável técnica. Eu consegui sim fazer o boletim de ocorrência, então está aqui o boletim é e também o o auto de exibição e apreensão do petisco”, contou.

Pronunciamento da Petz

“Imediatamente, quando do fato noticiado, envolvendo o produto SNACK EVERY DAY SABOR FIGADO da marca Bassar (fabricante e distribuidor) acerca de casos de intoxicação, o Grupo Petz retirou voluntariamente os produtos dos pontos de vendas da rede, notificando a empresa Bassar para ciência e providências, bem como colocou-se prontamente à disposição para colaborar com apuração dos fatos. A Petz informa ainda que retirou preventivamente das lojas um outro produto – o Snack Cuidado Oral – Hálito Fresco, para análise.”

“Procurado pelas autoridades, o Grupo Petz reitera estar acompanhando e colaborando com as apurações dos órgãos competentes e aguardando os esclarecimentos do fabricante, que por sua vez aguarda análises técnicas de órgãos reguladores para o tipo de produto.”

Fonte: G1

Estudante de 21 anos confunde sintoma de câncer raro com ressaca

Artigo anterior

Pediatras no Brasil e nos EUA advertem contra dieta vegana até 2 anos

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido