Curiosidades

O dia em que Pelé expulsou o juiz do campo

0

Um dos momentos memoráveis do Rei do Futebol que vale a pena recordar foi quando Pelé expulsou o árbitro do campo durante um amistoso. A história é popular entre os fãs do esporte, especialmente pela reviravolta causada.

Na teoria, o jogador foi apenas injustiçado, e, por conta de uma decisão equivocada, acabou fazendo com que o juiz precisasse se retirar da partida até ela finalizar.

O acontecimento não foi violento, mas mostra a influência e importância de Pelé na história do futebol.

O caso ocorreu em 17 de julho de 1968, quando Pelé expulsou o árbitro do campo ao ser o motivo de uma revolta entre os torcedores. O jogador estava no Santos, que disputava um amistoso contra a seleção olímpica da Colômbia, no estádio El Campin, em Bogotá.

Em determinado momento do jogo, o Rei do Futebol foi marcado e sofreu o que seria um possível pênalti. Como o jogo estava empatado em 1 a 1, seria importante ter aquele gol no momento.

Entretanto, o árbitro Guillermo Velasquez não marcou a jogada. Isso fez com que Pelé se revoltasse e fosse perguntar o porquê da decisão. Irado, acabou xingando o árbitro, reclamando sobre a não-marcação da jogada, que, para ele, tinha sido clara.

No entanto, o juiz se irritou e resolveu expulsar Pelé do jogo, fazendo com que o craque tivesse que sair mais cedo. Contudo, a decisão não foi muito bem-recebida.

Pelé voltou

Seus companheiros de time no Santos se revoltaram e foram falar com o árbitro. A história diz que os jogadores deixaram o profissional com um olho roxo, tamanha intensidade no protesto.

Enquanto isso, a torcida colombiana que estava lotando o estádio vaiou o árbitro. Os ânimos começaram a crescer com os pedidos, e todos os espectadores pediam pela volta do craque ao campo.

Como a revolta, interrompeu-se o jogo, as consequências foram a volta do jogador para o campo. Ele já estava nos vestiários e sem uniforme, inclusive. No entanto, foi convocado para retornar e finalizar a partida.

Por isso, Pelé expulsou o árbitro do campo, que acabou cedendo à pressão e entregando o apito para um dos bandeirinhas, que finalizou a marcação naquele dia.

Assim, até os dias de hoje, considera-se que o craque foi o motivo da “expulsão” indireta de Velasquez, embora tenham sido os ânimos santistas e a torcida colombiana os principais motivadores.

No amistoso, o Santos venceu por 4 a 2 contra a seleção sub-23 da Colômbia. O pênalti que ocasionou a revolta acabou não sendo marcado. Além disso, Velasquez, protagonista da história em que Pelé expulsou árbitro, acabou falecendo em 2017, em Medellín, aos 84 anos.

Via O Tempo

 

Por que Pelé expulsou árbitro?

Embora a história tenha se popularizado com alguns aumentativos, o motivo pelo qual Pelé expulsou árbitro indiretamente foi a severidade da reação com a reclamação.

Isso porque, na época, ainda não existiam os cartões vermelhos e amarelos. Eles surgiram apenas na Copa do Mundo de 1970, no México, justamente para tornar essas punições e interações mais justas e fáceis de administrar.

No entanto, no caso do Rei do Futebol, a partida ainda não contava com esse sistema justo, mesmo que o árbitro seja contrariado ou tenha sua decisão discutida.

Via UOL

Por esse motivo, os ânimos acabaram aumentando quando o profissional tirou o craque mais popular no meio da partida. Inclusive, muitos torcedores rivais frequentaram o estágio para ver Pelé jogar.

Dessa forma, ao agir de forma mais dura na punição pelo questionamento, o árbitro precisou lidar com o linchamento e as consequências, tornando-se, inclusive, muito impopular a partir daquele ano.

Por sorte, o jogador conseguiu voltar para a partida, garantindo a vitória para o Santos. Posteriormente, foi um dos incentivos para a criação dos cartões do futebol, revolucionando o jogo em todo o mundo.

 

Fonte: O Tempo

Imagens: O Tempo

O homem que ganhou na loteria seis vezes seguidas

Artigo anterior

Após piada, ‘Véio da Havan’ crítica Paulo Vieira

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido