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O impacto das redes sociais no comportamento do consumidor

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Os brasileiros estão cada vez mais dedicando seu tempo à navegação em mídias sociais, e isso está mudando o comportamento do consumidor. No entanto, engana-se aquele que acredita que esse hábito está restrito ao entretenimento.

77% dos internautas brasileiros foram influenciados pelas mídias sociais durante o processo de compra. Essa é a conclusão de uma pesquisa realizada pela PwC Brasil, que também descobriu que 43% dos usuários descobriram novas marcas através desses canais.

Esses dados destacam a importância de estabelecer uma presença sólida nessas plataformas. Além de serem ferramentas poderosas de divulgação, as redes sociais também oferecem a oportunidade de fidelizar clientes e aumentar o faturamento.

Via Freepik

O novo perfil e comportamento do consumidor

Nos dias de hoje, os consumidores estão muito mais bem informados. Através da internet, têm acesso a novas marcas, podem comparar preços e até aprender a realizar tarefas complexas.

Essa realidade fez com que o poder de decisão ficasse ainda mais nas mãos dos consumidores. Equipados com conhecimento e uma infinidade de opções, eles exigem qualidade, preços competitivos, atendimento personalizado e, acima de tudo, agilidade.

Isso significa que depender exclusivamente do modelo tradicional de propaganda está longe de ser eficaz. Os consumidores querem informações, interações e marcas que demonstrem sua humanidade. Para atrai-los, investir em conteúdo exclusivo e de qualidade torna-se uma atividade essencial.

O papel das mídias sociais e o poder da interação

E qual é a relação das mídias sociais com essa mudança no comportamento do consumidor?

Além de serem fontes importantes de informação, essas plataformas se tornaram canais de comunicação entre clientes e empresas. Uma pesquisa  revelou que quase 70% dos usuários seguem marcas nas redes sociais, buscando um atendimento online.

Além disso, 48,5% dos entrevistados na pesquisa afirmaram que passaram a admirar uma marca depois de segui-la no Facebook.

Os consumidores que se envolvem com marcas nas mídias sociais não apenas têm mais chances de fazer uma compra, mas também tendem a se tornar defensores da marca.

Eles se sentem parte de uma comunidade com interesses em comum e trabalham para ajudar outros clientes a terem uma ótima experiência de compra.

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Comunicação e diálogo

Outro aspecto essencial nessa mudança do perfil do consumidor e na disseminação das redes sociais é o diálogo.

Em primeiro lugar, é importante considerar que os clientes não aceitam mais comunicações unilaterais com o único objetivo de vender produtos.

Além disso, é crucial ter em mente que as mídias sociais são buscadas por sua agilidade e capacidade de interação.

Quando somamos esses dois fatores, fica evidente que a comunicação bidirecional é fundamental. Não basta apenas ter presença nas mídias sociais, é preciso fornecer informações e estar aberto para receber críticas e engajar-se em conversas.

Quanto mais aberta e transparente a empresa for, mais humanizada será a sua marca. Isso aumenta significativamente as chances de os clientes se identificarem com ela. Como resultado, temos uma rede de consumidores mais envolvida e extremamente leal.

Mudanças para todos

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Entender essa mudança no comportamento do consumidor é essencial para as empresas. Afinal, elas se beneficiam com um entendimento mais aprimorado do público.

No entanto, também é uma avaliação interessante para realizar no meio social, na forma como os usuários interagem entre si.

Por exemplo, a opinião dos compradores é muito mais importante hoje em dia. As pessoas se ajudam, se escutam e levam em consideração o que os outros têm a dizer.

As redes sociais criaram uma rede de comunicação poderosa, que modificou a forma não apenas de comprar, mas também de se informar e onde confiar. Por isso, é importante ter em mente essa transformação, para saber como as pessoas irão interagir daqui para frente.

Com o avanço do e-commerce, estaremos cada vez mais cercados de anúncios e produtos. Não existirá mais um único espaço de compras. Assim, as redes serão, ao mesmo tempo, fonte de pesquisa, de opinião e de consumo.

Essa transformação digital promete muitas mudanças, e estarmos alinhados a elas tornará nossa própria experiência digital mais positiva e produtiva.

 

Fonte: Elevon

Imagens: Freepik, Freepik, Freepik

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