Notícias

O nível do mar subiu 9 centímetros nas últimas três décadas

0

Já é possível sentir os efeitos das mudanças climáticas, como o crescente aumento do nível do mar. De acordo com medições realizadas por satélites da NASA durante os últimos 30 anos, este aumento é mensurável e significativo.

Desde o início das medições em 1993, o nível do mar já subiu 9,1 centímetros. Embora o aumento observado entre 2021 e 2022 tenha sido de apenas 0,27 centímetros, abaixo da média anual, devido ao resfriamento dos oceanos causado pelo La Niña, é um prenúncio do que está por vir.

Com base nessas medições, estima-se que a taxa de aumento do nível do mar será de 0,66 centímetros por ano até 2050.

Via Revista Galileu

No ano passado, a NASA previu que o nível do mar na costa dos Estados Unidos subirá 30 centímetros nos próximos 30 anos, mas outras regiões podem ser ainda mais afetadas.

As duas principais causas do aumento do nível do mar são o derretimento das geleiras e do gelo marinho, e a expansão térmica da água do mar.

Em 2022, a Antártida experimentou um derretimento acima da média, enquanto a Groenlândia tem sido historicamente um dos maiores contribuintes para o aumento do nível do mar.

Cálculo do nível do mar

A maneira mais precisa de medir as taxas de aumento do nível do mar é por meio de equipamentos espaciais em satélites.

Desde a missão TOPEX/Poseidon em 1993, uma parceria entre França e EUA, várias missões lideradas pela NASA, ESA e Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA) aconteceram para este fim.

Para medir o nível do mar, altímetros de radar em satélites refletem micro-ondas na superfície do oceano, calculando o tempo necessário para o sinal ir e voltar, bem como a intensidade do retorno das ondas.

As medições feitas por satélite são combinadas com observações terrestres que datam de quase um século, bem como medições de gases de efeito estufa na atmosfera, mudanças na massa de gelo e movimentos terrestres.

Essa combinação de dados permite que os cientistas compreendam melhor como e por que os níveis do mar estão aumentando.

Via Diário de Pernambuco

Consequências

A medição do nível do mar é fundamental para que os governos federais desenvolvam políticas públicas de apoio às comunidades costeiras. Elas são as mais afetadas pelo aumento do nível do mar.

À medida que o mar sobe, pelo menos 800 milhões de pessoas em cidades como Miami, Nova York, Bangkok, Xangai, Lima (Peru), Cidade do Cabo e muitas outras sofrem com a inundação.

Além dos efeitos no mar, as mudanças climáticas também estão causando inúmeros outros efeitos no planeta. Por essa razão, os satélites estão rastreando a concentração de gases como dióxido de carbono na atmosfera.

Segundo Josh Willis, oceanógrafo do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, em resposta ao ScienceAlert, acompanhar os gases de efeito estufa que emitimos na atmosfera nos ajuda a entender o quanto estamos afetando o clima.

No entanto, o nível do mar nos mostra como o clima está respondendo. Essas medições são um parâmetro crítico para entender quanto os seres humanos estão afetando o clima.

Como evitar?

O aumento do nível do mar acontece principalmente pelas mudanças climáticas, que ocorrem pelo aumento da concentração de gases de efeito estufa na atmosfera.

Portanto, para diminuir o aumento do nível do mar, é necessário reduzir as emissões desses gases.

Existem algumas ações para ajudar a diminuir o aumento do nível do mar.

A princípio, vale a pena reduzir as emissões de gases que envolvem o efeito estufa. Isso pode ser feito por meio de mudanças no estilo de vida, como usar mais transportes públicos, reduzir o consumo de energia e optar por fontes de energia renovável, como a solar ou eólica.

Via Gazeta do Povo

Além disso, os governos podem implementar políticas e leis que promovam a redução das emissões.

Ainda, é fundamental plantar árvores. As árvores são importantes para absorver dióxido de carbono da atmosfera e, portanto, ajudam a reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

Vale a pena também construir barreiras ecológicas, como manguezais e dunas. Elas podem ajudar a proteger as áreas costeiras do aumento do nível do mar.

Além disso, é importante que as cidades estejam preparadas para lidar com inundações, através de sistemas de alerta e de evacuação de emergência.

Ao promover a sustentabilidade em diversas áreas, como a agricultura, a indústria e a construção, é possível reduzir o impacto humano no meio ambiente. Consequentemente, diminuir as emissões de gases de efeito estufa.

Finalmente, vale a pena investir em tecnologias de redução de emissões. Dessa forma, surgem tecnologias que ajudam a reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Por exemplo, carros elétricos e tecnologias de captura de carbono, podem ajudar a diminuir o aumento do nível do mar.

 

Fonte: Olhar Digital

Imagens: Revista Galileu, Diário de Pernambuco, Gazeta do Povo

Onde estavam os átomos que formam nosso corpo antes de existirmos?

Artigo anterior

Através de túnel, ladrões roubam 436 iPhones e causam R$ 2,5 milhões em prejuízo

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido