Ciência e Tecnologia

Onde estavam os átomos que formam nosso corpo antes de existirmos?

0

Você já se perguntou onde estavam os átomos do corpo humano no passado?

A estrutura básica do nosso corpo é relativamente simples, embora sejamos seres humanos extremamente complexos. Isso porque termos formação principalmente com quatro elementos da natureza, sendo oxigênio, carbono, hidrogênio e nitrogênio.

É curioso pensar que os átomos do corpo humano que nos compõem já fizeram parte de outros organismos e inúmeras outras coisas muito antes de nossa existência.

Segundo a revista Science Focus, esses quatro elementos químicos compõem cerca de 96% da nossa massa total. O mais abundante entre eles é o oxigênio, que representa 61%, seguido do carbono (24%), hidrogênio (12%) e nitrogênio (10%). Outros elementos químicos como cálcio, fósforo, enxofre, potássio, sódio, cloro e magnésio também são necessários, mas em porcentagens muito menores, representando menos de 4% da nossa massa total.

Via Medium

Onde estavam os átomos do corpo humano antes?

Embora seja uma missão impossível determinar a geolocalização exata dos átomos que formam nosso corpo, é possível estimar suas origens aproximadamente.

Em alguns casos, é possível obter um alto nível de precisão, mas em outras situações, essas estimativas podem ser meras especulações. No entanto, vale a pena conferir alguns dos principais componentes:

Oxigênio

É extremamente difícil determinar com precisão a localização dos átomos de oxigênio nos últimos 50 anos, uma vez que o oxigênio vem da respiração e pode estar em qualquer lugar da atmosfera terrestre.

Além disso, os gases atmosféricos estão constantemente em movimento, impulsionados pelas correntes de ar, o que dificulta ainda mais a precisão da localização dos átomos.

Via Gaia Ciência

Hidrogênio

O hidrogênio é o elemento químico mais abundante no universo, e é também um dos principais elementos que compõem o corpo humano.

Ele é um gás incolor, inodoro e insípido em condições normais de temperatura e pressão, e é altamente reativo, o que significa que facilmente se combina com outros elementos para formar compostos.

No corpo humano, o hidrogênio está presente principalmente na forma de moléculas de água (H2O), que compõem cerca de 60% do nosso peso corporal. Ele também está abundante em outras moléculas importantes para o organismo, como proteínas, carboidratos e gorduras.

A principal fonte de hidrogênio para o corpo humano é a água que bebemos e os alimentos que ingerimos, que contêm água em sua composição.

O hidrogênio também pode ser produzido no corpo por meio de reações químicas entre outras moléculas, como carboidratos e gorduras.

Nesse caso, se a fonte de água for um lençol freático, os átomos do corpo humano podem ter permanecido relativamente estagnados por até mil anos no espaço.

Via Medium

Carbono e nitrogênio

Os átomos de carbono e nitrogênio surgem através da alimentação e podem ter vindo de qualquer lugar da superfície terrestre nos últimos anos ou milhões de anos.

Isso considerando a agricultura moderna em que alimentos nascem em um país e vendidos em outro separado por oceanos.

É importante destacar que esses átomos não necessariamente estavam no solo, podendo ter estado presentes nas camadas superficiais das rochas, sendo posteriormente “desgastados” pelas forças naturais, como a chuva e o vento.

Viemos do espaço?

É possível que parte do seu corpo tenha vindo do espaço. Essa teoria não é ficção científica, mas é baseada na quantidade de poeira espacial que cai na Terra, contendo diferentes elementos químicos, como o carbono.

De acordo com um estudo publicado na revista Science Direct, aproximadamente 5 mil toneladas dessa poeira são depositadas na Terra todos os anos.

Dessa forma, os átomos do corpo humano podem muito bem ter vindo de outro lugar que não seja a atmosfera.

Portanto, é plausível pensar que, em algum momento, esses elementos podem ter se incorporado ao nosso organismo e se tornado parte de quem somos hoje.

 

Fonte: Canaltech

Imagens: Gaia Ciência, Medium, Medium

Casal brasileiro quer recorde de visitar todos países do mundo em menor tempo

Artigo anterior

O nível do mar subiu 9 centímetros nas últimas três décadas

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido