Ciência e TecnologiaCuriosidades

O que acontece se acordarmos um sonâmbulo bruscamente?

0

Imagine a cena: você vai dormir na casa do seu amigo e de repente ele aparece na porta do quarto com uma faca perseguindo um monstro imaginário. De duas possibilidades, uma: ou ele realmente pirou de vez, ou está em estado de sonambulismo.

O sonambulismo é um distúrbio que se manifesta durante o estágio mais profundo do sono – o sono de ondas lentas. O transtorno se caracteriza pela realização de atividades motoras sem a pessoa ter consciência plena do que está fazendo, uma vez que parte de suas funções cerebrais continua adormecida, e ela permanece num estado de transição entre o sono e a vigília. Por isso, na manhã seguinte, os sonâmbulos não lembram, ou lembram muito pouco, o que aconteceu durante a noite (amnesia total ou parcial).

Pois saiba que despertar um sonâmbulo pode causar sérios danos a ele. Segundo Denis Martinez, professor do curso de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, acordar um sonâmbulo é perigoso porque, fora de si, ele pode reagir de forma negativa e ficar agressivo.

Ou seja, quando acordamos um sonâmbulo repentinamente, ele pode ficar irreconhecível e até agredir o corajoso que o despertou.

Quanto tempo você pode viver sem água ou comida?

Matéria anterior

Será que os seres humanos podem hibernar também?

Próxima matéria

Você pode gostar