Quanto tempo você pode viver sem água ou comida?

POR A redação    EM Ciência e Tecnologia      22/07/15 às 14h24

Seja numa caminhada, no carro voltando para o trabalho, no ônibus indo pra faculdade, ou numa viagem, nem sempre a gente encontra água disponível, ou um lanche para matar a fome. Você logo pensa "vou morrer de sede" ou "vou morrer de fome". Claro que você está exagerando, mesmo sabendo que é possível alguém morrer de fome ou sede.

Mas vamos imaginar que, por algum motivo, você se encontre perdido, ou num mundo pós apocalíptico, num deserto, na selva, etc. Você tem que procurar comida e água o quanto antes, mas isso pode não ser uma tarefa tão fácil assim.

Com isso em mente, quanto tempo você teria para encontrar água e comida? Por quanto tempo o ser humano pode viver sem água ou sem comida?

0a761746d751ae3128ba330682c96aba

Vamos primeiro aos seres humanos normais, a média, os não acostumados. Por exemplo, você pode viver 3 minutos sem ar antes de ter um colapso, mas um nadador ou mergulhador experiente pode aguentar bem mais do que você, como os recordistas que conseguem ficar 22 minutos sem respirar embaixo d'água.

Vamos ao que interessa: água e comida

O limite para um ser humano sedentário dentro da média ficar sem água é de 4 dias. Apesar disso, em 1905, um mexicano conseguiu ficar sete dias sem beber nada no deserto do Arizona, nos Estados Unidos. Precisamos de água mais do que de comida porque nosso corpo é 75% feito de água, o que somaria uns de 40 litros, dependendo da pessoa. Com a perda do líquido, as células murcham e o sangue fica viscoso, dificultando o trabalho do coração, o que resulta em tonteiras, fadiga, inconsciência e, por fim, morte.

Sem comida, um ser humano mediano pode aguentar de 20 a 30 dias antes de morrer. Em dezembro de 2004, um brasileiro conseguiu ficar 52 dias. Precisamos de comida ara tudo, especialmente para manter a taxa de glicose no sangue. Sem glicose, nosso corpo consome as gorduras. Depois, consome as proteínas (músculos), o que altera a pressão arterial, danifica órgãos internos e causa desmaios.

A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+