História

O que as pessoas faziam antes do papel higiênico?

0

As facilidades que o mundo moderno nos oferece são muitas. O papel higiênico é uma delas, já que permite uma ida ao banheiro rápida e sem complicações, uma vez que não é necessário ficar procurando meios para se limpar. Mas não foi sempre assim. Ao longo da história, diversos utensílios foram utilizados para cumprir a função do papel higiênico, embora sejam bem menos confortáveis. 

Registros históricos apontam que até mesmo pedras foram utilizadas como forma de limpeza da região íntima após o uso do banheiro. Acompanhe, a seguir, os principais meios já utilizados em períodos em que não existia o papel higiênico.

Jornais e revistas

A nova era das “rotinas de banheiro” começou no século XVIII, com o advento dos jornais e das revistas. As publicações podem ser consideradas as predecessoras mais próximas do papel higiênico atual.

Pixabay

Tersorium

Na Roma antiga, aqueles que faziam suas necessidades em uma latrina pública possivelmente usavam um tersorium para se limpar. O artefato, que é mencionado por diversas vezes na literatura romana, consistia em um bastão que continha uma esponja. Muito provavelmente, era de uso coletivo, sendo limpo com vinagre ou água salgada após cada utilização. Em seguida, era reutilizado. Contudo, existe a possibilidade de que o item tenha sido usado como escova para a privada, não como papel higiênico.

Wikimedia Commons

Pessoi

O pessoi foi descoberto nas ruínas das antigas latrinas da Roma e Grécia. Trata-se de pequenas pedras ovais ou circulares ou até mesmo pedaços de cerâmica quebrada. Os excrementos humanos eram limpados com esses pedaços de pedra. Até hoje, esses objetos são encontrados em antigas latrinas espalhadas por todo o Mediterrâneo. As peças para higiene tinham de 3 cm a 11 cm de diâmetro, sendo propositalmente cortadas a partir de cerâmicas velhas e quebradas, para obter ângulos mais suaves. 

Solent News

Areia ou barro

Diferentes condições climáticas tiveram influência nos hábitos de higiene. Em lugares áridos, onde não há muito material disponível, as pessoas recorriam a punhados de areia ou barro para limpar as partes íntimas. 

Depositphotos

Pedaços de tecido

Antigamente, na América e Europa, as pessoas utilizavam trapos velhos para a higiene após irem ao banheiro. Os pedaços de tecido eram laváveis e reutilizáveis, mas acabavam indo parar nos esgotos.

papel higiênico

FreeImages

“Varetas de limpeza”

Em 1992, foram encontradas sete “varetas de limpeza” em um local onde se faziam paradas na antiga Rota da Seda, no noroeste da China. As varetas eram constituídas por hastes de bambu ou madeira com um pano embrulhado na ponta que as pessoas utilizavam para se limpar. O tecido preso às varetas de dois mil anos estava coberto com o que parecia ser excremento humano. Análises microscópicas das fezes confirmaram que elas continham diversos parasitas encontrados no intestino humano.

Sabugo de milho

Os nativos americanos e os primeiros colonos dos Estados Unidos, por volta de 1700, usavam espigas de milho secas (e sem milho) para atender às necessidades de higiene. Ou seja, eram utilizados os sabugos do milho. Isso pode ser explicado pelo fato do produto ser abundante na região à época, além de ser macio e ainda contar com propriedades absorventes. 

MF Rural

Pedaços de madeira

Há cerca de 2 mil anos, as pessoas na China Antiga usavam pequenas ripas de higiene cortadas de bambus ou outras madeiras, em formas parecidas com espátulas. Tradicionalmente, tais objetos eram chamados de salaka, cachou ou chugi

papel higiênico

Copafer

Conchas

Populações que viviam em ilhas e nas áreas costeiras usavam conchas de mexilhão para limpar as regiões íntimas depois de fazer as necessidades. Na falta delas, os nativos apostavam em cascas de coco. 

Os hábitos brasileiros que os gringos não entendem!

Artigo anterior

Filho de 17 anos do Faustão surge com suposta namorada de 33

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido