Curiosidades

O que é melhor: carro com motor de 3 ou 4 cilindros?

0

Está em dúvida sobre qual a melhor cilindrada? Existem algumas formas de avaliar essa característica no seu motor.

A escolha entre os modernos motores com 3 cilindros ou o antigo motor 4 cilindros depende do motor em questão.

Para motores de pequena capacidade, que variam de 900cm³ a cerca de 1200cm³, a configuração com 3 cilindros é a melhor opção.

Esses motores tricilíndricos apresentam um bom rendimento volumétrico, o que favorece a performance e o rendimento do motor, além de um bom peso do conjunto biela/pistão e dimensões compactas, tornando-se o conjunto mecânico ideal.

Comparando os motores de 3 cilindros com os de 4, os primeiros apresentam menos uma unidade de pistão, anéis, pino de pistão, biela, válvulas e suas respectivas molas.

Além disso, possuem um virabrequim mais curto e compacto, gerando menos peso e atrito quando o motor está em funcionamento.

O desperdício de energia resultante do peso e atrito dessas peças a 6.000 rpm pode prejudicar o consumo e o desempenho do motor. Portanto, a melhor cilindrada em motores desse tamanho é o uso de 3 cilindros em vez de 4.

Via Freepik

Por que a melhor cilindrada não é a 2?

Caso se questione sobre o motivo de não existir motores com apenas 2 cilindros, vale lembrar que a melhor cilindrada é a de 300 ou 400 cm³ seria comprometida.

Embora os motores bicilíndricos sejam eficientes, eles são ideais somente quando o conjunto tem até 800 cm³.

Já os motores de 4 são adequados a partir de 1300/1400cm³.

Em um motor de 1600 cm³, por exemplo, com uma cilindrada de cerca de 400 cm³, a configuração de 4 cilindros oferece o melhor rendimento volumétrico, térmico e a melhor relação entre o tamanho das válvulas e a câmara de combustão.

No entanto, um motor de 1.600 cm³ com apenas 3 cilindros resultaria em uma rotação unitária de cerca de 530 cm³.

Isso que acarretaria em pistões e bielas maiores e mais pesados, além de válvulas desproporcionais ao tamanho das câmaras de combustão, prejudicando o rendimento do motor.

Portanto, é fundamental manter a proporção e o equilíbrio no design do motor para garantir sua eficiência.

Entenda na prática

Para ilustrar o que se quer dizer com proporção e equilíbrio, pode-se utilizar como exemplo os motores da família EA da Volkswagen.

O motor 1.000 de 4 cilindros, conhecido como EA111, vem sendo substituído gradualmente pelo moderno motor 3 cilindros EA211.

Embora o novo motor utilize uma liga de alumínio tanto no cabeçote quanto no bloco, o motor de mesma cilindrada da nova família pesa quase 25 quilos a menos.

Via Freepik

Dessa forma, pôde desenvolver uma potência e um torque bem superiores, emitindo menos poluentes e consumindo menos combustível.

Além disso, muitos podem se perguntar por que a fábrica não repassa essa redução de custos, se é mais barato de produzir.

Na realidade, todas as fábricas que optaram pelo motor de 3 cilindros escolheram também transformar essa redução de custos em benefícios tecnológicos para melhorar ainda mais a performance desses motores.

Todos, até agora, adotaram em suas configurações as 4 válvulas, o duplo comando de válvulas e variador de fase pelo menos no comando das válvulas de admissão. Isso proporciona processos mais sofisticados na fundição (agora sobre pressão e não mais por gravidade).

Esses motores de 3 cilindros já começaram a ganhar as versões turbo, graças à sua excelente performance.

Já ganhou o mercado

Via Freepik

O turbocompressor acoplado a essas verdadeiras máquinas de alto rendimento já está deixando o mercado boquiaberto.

A Volkswagen foi a primeira a trazer a superalimentação e a injeção direta para seu 3 cilindros, com desempenho que surpreendeu a todos.

Posteriormente, vieram a Hyundai com seu HB20 turbo e a Ford, que já anunciou que irá oferecer o seu 1.0 EcoBoost, um três cilindros turbo que surpreendeu no mercado europeu, no Fiesta nacional.

É importante destacar também que a melhor cilindrada foi possível pela união entre o motor 1.2 3 cilindros da Peugeot e o hatch 208. Hoje, pelas medições do Inmetro, este é o carro mais econômico do Brasil, alcançando 16,9 km/l de gasolina.

 

Fonte: MotorShow

Imagens: Freepik, Freepik, Freepik

Saiba como fazer a consulta e ver se você tem dinheiro esquecido em bancos

Artigo anterior

10 séries que pioraram depois da primeira temporada

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido