Fatos Nerd

O que é waifu?

0

Sempre que uma personagem feminina de um anime ou jogo ganha popularidade, geralmente por seus traços físicos, a internet usa um termo popular, mas estranho para algumas pessoas: waifu.

Afinal, o que isso significa? Como ele se aplica? É comum no meio nerd e dos games, mas existem discussões sobre sua usabilidade, e, claro, nem toda a internet está a par disso.

Muitas pessoas acreditam que o termo surgiu na era digital, porque obviamente é uma coisa que apenas uma grande rede online conseguiria criar.

No entanto, “waifu” é uma palavra bem antiga, que já existia na sociedade japonesa lá nos anos 1980, e se tornou ainda mais popular com os animes e jogos no Ocidente.

O que significa Waifu?

Via DeviantArt

Uma rápida pesquisa no Urban Dictionary revela que “Waifu” é uma palavra usada por fãs de animes, desenhos animados ocidentais e videogames para se referir a uma personagem feminina por quem essas pessoas têm uma forma de atração romântica e que desejam que seja sua esposa ideal.

Com o tempo, personagens masculinos também passaram a ser alvo da admiração de alguns fãs, recebendo o termo “husbando”.

O termo claramente deriva da palavra “Wife”, do inglês (esposa), com um toque japonês. Segundo o autor Christopher Kincaid, a palavra começou a ser usado no Japão como um substituto para a palavra comumente usada no idioma – “kanai”.

No Japão, essa palavra era usada para se referir às mulheres que não trabalhavam e ficavam em casa, sendo considerada ofensiva por muitas pessoas.

Ou seja, Waifu seria a personagem feminina que você gostaria de casar, ou considera sua esposa ideal.

Popular na internet

A palavra “Waifu” começou a se tornar popular online no início dos anos 2000. As evidências sugerem o seu primeiro uso na série de animação japonesa Azumanga Daioh, que foi ao ar em 2002.

Depois disso, a comunidade otaku, os fãs da cultura japonesa, passou a usar o termo para identificar as personagens femininas com as quais “gostariam de se casar”.

Essa afeição platônica por personagens fictícias é algo comum desde a infância e, em alguns casos, continua de forma mais irônica na idade adulta.

Com o tempo, o termo passou a ser aplicado a figuras fictícias de diferentes mídias. Por exemplo, jogos, séries e até mesmo grupos de música pop, representando um relacionamento entre fãs e personagens que, obviamente, não existem na realidade.

Em muitos casos, os fãs tratam essas personagens como se fossem reais, experimentando emoções de alegria ou tristeza com base nas ações delas em desenhos animados ou videogames.

Em outros casos, os fãs simplesmente acham as personagens atraentes e as chamam de “Waifu” de maneira irônica.

No entanto, o termo frequentemente é visto de maneira negativa. Especialmente quando utilizado em relação a personagens com idades problemáticas, como pré-adolescentes em animações e jogos hipersexualizados.

Via DeviantArt

Polêmicas

Assim como outros assuntos que permeiam o universo otaku, Waifu também virou alvo de polêmicas.

Não apenas por conta de utilizar esse termo com personagens aparentemente menores de idade, o que configuraria um crime na vida real, mas também pela carga pejorativa.

Muitos homens usavam esse termo de forma misógina, referindo-se às personagens com tratamento machista, ou valorizando somente seus atributos físicos, muitas vezes exagerados.

Por isso, parte da comunidade e também da internet passou a censurar e julgar o uso de Waifu. Somente nos últimos anos ele voltou a ser parte do vocabulário comum dos usuários, usado para se referir à personagem preferida ou figura de inspiração, por exemplo.

Relacionamentos?

Apesar de parecer que ter um relacionamento com uma personagem fictícia não é a coisa mais saudável, existem regras a serem seguidas. Afinal, a vida não é só bagunça.

Com o passar dos anos, o termo “Waifu” deixou de ter uma conotação tão negativa em muitas comunidades. Agora, é usado livremente para indicar simplesmente uma preferência por uma ou outra personagem.

O mesmo ocorre com os fãs que se dedicam a personagens masculinos, conhecidos como “husbandos”.

Um exemplo disso está em jogos de videogame como Final Fantasy 7, onde a preferência por uma das heroínas, Tifa ou Aerith, gerou uma rivalidade intensa entre os fãs.

Embora as discussões sobre quem é a melhor “waifu” possam ser acaloradas, isso não significa que você está em um relacionamento sério com um conjunto de pixels muito bem elaborado. Apenas indica que ela é a sua personagem preferida.

 

Fonte: Canaltech

Imagens: DeviantArt, GoodFon, Flickr

As 10 multas de trânsito mais caras do Brasil

Artigo anterior

Você sabia que cada pessoa tem uma percepção diferente do tempo?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido