Os 7 trabalhos infantis mais perigosos do mundo

POR Rafael Miranda    EM Curiosidades      23/01/15 às 20h34

Trabalho infantil é todo esforço físico e mental desempenhado por pessoas que não possuem idade adequada, como crianças e adolescentes. Grande parte dos países possui leis trabalhistas que condenam o trabalho infantil. Essa prática é ilegal e reconhecida como crime.

Mesmo sendo repudiado pela sociedade, o trabalho infantil acontece em diferentes partes do mundo. De acordo com a UNICEF, os principais causadores desse fenômeno são basicamente a pobreza e o desemprego. Diante dessa realidade, muitas crianças e adolescentes que vivem nas cidades executam tarefas diárias de trabalho, como vender balas, engraxar sapatos, além de entregar panfletos.

Esses são os 10 trabalhos infantis mais perigosos do mundo:

Toureiros

21

Para os aficionados, a tourada é uma arte. Para o resto do mundo, é um esporte cruel que nada mais é do que uma dança da morte. Meninos com idade escolar podem ser vistos trabalhando como toureiros na cidade mexicana de Mérida.

É difícil saber quantas crianças participam das touradas em todo o país e, diferente do que acontece na Espanha, no México não há uma legislação que limite a idade mínima para o trabalho nas arenas.

''Mulas'' para o transporte de drogas do Cartel Mexicano

22

A DEA (agência antidrogas do governo dos Estados Unidos) e o ICE (Serviço de Alfândegas e Migração) do país constatou que crianças e adolescentes de 11 a 17 anos são recrutados pelos cartéis do narcotráfico mexicano para que sirvam de "mulas" (transportadores de drogas). A razão seria que é mais simples que elas passem despercebidas, ao contrário de adultos.

Agentes Secretos

23

Agentes russos infiltrados nos EUA utilizavam crianças para auxiliar na espioagem de alvos. As crianças teriam uma facilidade maior em driblar as forças de segurança e órgãos de inteligência dentro do país.

Escravas Sexuais

24

O povo Ewe da África Ocidental têm algumas práticas religiosas muito incomuns. De acordo com a tradição da etnia, uma virgem é condenada a uma vida de reclusão, servidão sexual e trabalho forçado enquanto servem o sacerdote da aldeia a mando dos deuses.

Soldados

25

Muitas crianças estão participando de exércitos ao redor do mundo. O uso de "crianças-soldados" não é novidade. Há alguns anos, foi amplamente divulgado a existência de centros de treinamentos onde filhos de muçulmanos aprendem o Alcorão, a usar armas e a odiar cristãos e judeus. Esse é apenas um dos casos de crianças-soldados que estão espalhadas pelo mundo.

Na plantação

26

Se você pensou que os problemas de trabalho infantil fossem limitados a países de terceiro mundo, pense novamente. De acordo com um relatório da Human Rights Watch, um bom número de crianças trabalham nos campos de tabaco dos estados da Virginia, Kentucky, Tennessee e Carolina do Norte nos EUA.

Existem relatos de crianças com náuseas, tonturas e dores de cabeça (sintomas de intoxicação por nicotina). As leis dos EUA proíbem claramente a venda de produtos com tabaco à crianças. No entanto, a lei não os impede de trabalhar em fazendas onde são expostos aos efeitos nocivos do tabaco em um estágio muito precoce.

Mineração

27

Crianças de no máximo oito anos trabalham dia e noite nas minas de ouro espalhadas por todo o território da Tanzânia, o quarto maior produtor de ouro na África. Elas são mineradoras de pequena escala, cujas infâncias lhes foram roubadas. Em vez de brincarem, cavam poços profundos e instáveis onde trabalham em turnos de até 24 horas, carregando ??sacos pesados, cheios de ouro.

Rafael Miranda
Jornalista viciado em memes e amante da cultura pop.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+