Entretenimento

Os trabalhadores que já foram substituídos pela inteligência artificial

0

A inteligência artificial (IA) é uma tecnologia que dá às máquinas a possibilidade de terem conhecimentos através de experiências, e permite que elas se adaptem ao seu meio e desempenhem tarefas quase da mesma maneira que um ser humano faria. A princípio, isso é uma ótima ideia. No entanto, ninguém sabe ao certo até onde essa tecnologia pode nos ajudar ou então ser a nossa ruína.

E conforme as ferramentas vão se desenvolvendo, muitas pessoas têm medo de que elas acabem substituindo os humanos em vários trabalhos. Pode parecer uma preocupação um tanto quanto louca, mas às vezes já é uma realidade.

Substituição

UOL

Um exemplo é Dean Meadowcroft, que era redator em um pequeno departamento de marketing. Ele escrevia comunicados para a imprensa, fazia postagens nas redes sociais e criava outros conteúdos para a empresa. Contudo, desde o fim de 2022, a empresa começou a trabalhar com um sistema de inteligência artificial. “Na época, a ideia era que a IA trabalharia ao lado de redatores humanos para ajudar a acelerar o processo, essencialmente torná-lo mais eficiente”, contou.

Com o sistema implementado, Meadowcroft ficou bastante impressionado com o que ele podia fazer. “Isso acabou fazendo com que todos soassem medianos, indecisos e exatamente iguais, e, portanto, ninguém realmente se destacava”, disse ele.

Por mais que o conteúdo produzido pela inteligência artificial precisasse ser analisado por um humano para garantir que não tinha nada copiado de outro lugar, a IA era rápida. Para se ter uma ideia, o que um redator humano escrevia em 60 ou 90 minutos, a IA conseguia fazer em menos de 10 minutos.

Por conta disso, depois de aproximadamente quatro meses desde que a ferramenta foi implementada, a equipe de quatro pessoas de Meadowcroft foi demitida. Mesmo sem ter 100% de certeza, ele diz que quem o substituiu foi a inteligência artificial. “Eu ri da ideia de a IA substituir escritores ou afetar meu trabalho, até que isso aconteceu”, disse ele.

Inteligência artificial

Didática tech

Esse medo da substituição de humanos pela inteligência artificial ressurgiu forte com o ChatGPT. Essa ferramenta é capaz de dar respostas parecidas com as de humanos em minutos, além de conseguir gerar ensaios, discursos e receitas.

Por mais que sistemas parecidos ainda não sejam perfeitos, eles podem ser treinados com os infinitos dados disponíveis online, quantidade de informação que é impossível um humano ter.

Justamente por isso que o medo da substituição existe. E um relatório do Goldman Sachs afirmou que a inteligência artificial tem o potencial de substituir o equivalente a 300 milhões de empregos integralmente. Essas perdas não iriam ser distribuídas de forma igualitária na economia.

O relatório apontou que as perdas seriam de 46% nas profissões administrativas e 44% nas profissões legais. No entanto, seria somente 6% na construção e 4% na manutenção.

E sabendo dessa possibilidade, nada mais justo do que perguntar para a própria IA quais seriam as carreiras que desapareceriam por conta do seu desenvolvimento. De acordo com a inteligência artificial, esses são os cursos que irão desaparecer no futuro.

Tradutor e intérprete

Dentre todas as profissões, essa é uma das que têm mais chances de desaparecer no futuro. Isso pode acontecer por conta da existência de vários aplicativos e dispositivos que conseguem desempenhar essa função de uma maneira eficiente.

Contador

No Brasil, essa é uma profissão bastante popular. No entanto, a inteligência artificial pode ameaçá-la por conta de que várias empresas já estão migrando para ferramentas com essa tecnologia por conta da precisão que ela apresenta com os números.

Matemática

Mesmo ela sendo uma das principais ciências do mundo, a inteligência artificial também é uma ameaça a ela por conta da sua precisão.

Escritores de artigos e livros

A inteligência artificial pode afetar toda a área de “linguagem”, mas isso pode não se tornar tão realidade assim, visto que muitas pessoas online já criticam seu uso nesse campo e apontam que o sistema nunca terá a sensibilidade de um humano.

Engenheiro especializado em blockchain ou criptomoedas

Nem mesmo carreiras novas estão a salvo de serem substituídas pela IA. No caso das pessoas que estudam as criptomoedas, elas podem ser substituídas por conta da quantidade de dados que uma inteligência artificial pode armazenar e nas previsões que ela pode fazer.

Fonte: Andrelug, Nova mulher

Imagens: UOL, Didática tech

Gatos selvagens serão envenenados para proteger outros animais

Artigo anterior

João de Deus é condenado a quase 100 anos por crimes sexuais

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido