Curiosidades

Pães e biscoitos integrais terão novas embalagens; saiba regras

0

Todos sabemos que uma boa alimentação pode influenciar sim na nossa saúde e na disposição que temos para enfrentar o dia a dia. E como cada vez mais as pessoas estão preocupadas em como viverão no futuro, alimentos integrais estão sendo mais consumidos. E para quem consome pães, biscoitos ou qualquer outro alimento integral é bom se preparar para mudanças nas embalagens desses produtos.

As novas regras propostas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para os rótulos dos produtos integrais, como por exemplo, pães, torradas e biscoitos, já estão em vigor desde abril. Antes disso, no Brasil, não existia uma legislação específica para determinar o que era um alimento integral.

Contudo, com essa mudança da Anvisa, para que a palavra esteja escrita no rótulo de qualquer produto, ele deve ter, pelo menos, 30% de ingredientes integrais e essa porcentagem tem que ser destacada na embalagem do produto.

As exceções à essa legislação são as farinhas integrais e os produtos que são feitos exclusivamente de cereais integrais, como o arroz integral.

Conforme explica a nutricionista Mariana Ribeiro, parte do Programa de Alimentação Saudável e Sustentável do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), os alimentos integrais são mais recomendados porque eles têm uma absorção lenta no organismo e várias fibras.

“Um pão, um grão, qualquer alimento integral vai ter uma quantidade maior de fibras, que ajudam na glicemia, a não ter picos de açúcar no sangue”, pontuou ela.

Novas regras

O povo

Essa nova legislação da Anvisa fará com que embalagens de pães, biscoitos e demais alimentos integrais mudem. Veja os aspectos e o que mudará em cada um deles.

Prazo

Mesmo que essa resolução tenha sido publicada no dia primeiro de setembro do ano passado, a Anvisa estipulou um prazo para que as empresas se adequassem à regra.

Esse prazo era até o dia 22 de abril desse ano. Até essa data, os produtos podiam ser fabricados e comercializados até o seu prazo de validade. Por isso que, em massas como o espaguete e penne, que são feitos a partir de farinha, esse prazo acaba apenas em 2024.

Por conta disso que embalagens de pães, biscoitos ou demais produtos ainda poderão ser vistas das duas formas.

Ingredientes

A regra se aplica aos alimentos que contêm cereais, como trigo e milho; ou pseudocereais, como a quinoa e o trigo sarraceno. Por isso que, antes de um produto ser definido como integral é preciso olhar os ingredientes dele. Justamente por isso que o primeiro ponto da Anvisa na resolução foi separar o que são os ingredientes integrais e os refinados.

Segundo Marina, de uma maneira geral, os cereais integrais são os que não passam pelo refinamento. Por conta disso, eles têm seus elementos externos, ou seja, a casca, e têm ainda a maior parte das suas fibras, minerais e vitaminas.

Regras

A nova regra pontua que os alimentos que irão ser classificados como integrais são os que têm, no mínimo, 30% de ingredientes integrais. Também é preciso que, na soma total dos ingredientes do alimento, a quantidade de ingredientes integrais seja maior do que os refinados.

E se os alimentos forem concentrados ou em pó e que precisem de reconstituição, que são aqueles que mudam antes de serem consumidos, as regras têm que ser atendidas quando eles já estiverem prontos, como por exemplo, as misturas para bolo ou os achocolatados.

Porcentagem visível

De acordo com a nova legislação, aqueles produtos que tiverem escrito “integral” em sua embalagem devem dizer qual é a porcentagem de ingredientes integrais naquele produto. E isso deve ser colocado na mesma fonte, tamanho e cor do nome.

Também nesse caso, os alimentos concentrados ou em pó têm que calcular a porcentagem com o produto já pronto para ser consumido.

Multa

Por ser uma regra vigente e com seu prazo de adequação já passado, quem não a cumprir está cometendo uma infração sanitária. Justamente por isso que as marcas que não obedecerem à nova regra podem ser advertidas, multadas, terem seus produtos interditados e até terem o alvará cancelado.

Pães que já mudaram

G1

Atualmente já é possível ver nas prateleiras algumas embalagens mudadas por conta da nova regra, em sua maioria de pães, como por exemplo, o pão da marca Nutrella que mudou de “100% integral” para “100% natural”.

G1

Outro exemplo é o pão de fermentação natural da Bauducco. Sua embalagem mudou a escrita de  “integral” para “36% integral”.

Fonte: G1

Imagens: G1, O povo

Nordeste concentra 82,6% da energia solar e eólica do Brasil

Artigo anterior

Bebê de 2 anos é condenado à prisão perpétua na Coreia do Norte

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido