Curiosidades

7 alimentos saudáveis e não perecíveis que são bons de ter em estoque

0

Todos sabemos que uma boa alimentação pode influenciar sim na nossa saúde e na disposição que temos para enfrentar o dia-a-dia. O segredo não está em apenas comer frutas e legumes. Mas sim fazer uma dieta equilibrada com todos os alimentos em quantidades certas. Isso porque o nosso corpo precisa de um pouco de cada alimento para que tenhamos uma vida saudável.

Os alimentos não perecíveis são itens básicos e ótimos para se ter em casa independente da época do ano. Esse tipo de comida é essencial para os momentos de emergência. Mas isso não quer dizer que eles também não sejam uma facilidade na hora que você estiver sem tempo para ir ao supermercado, mas quiser ter uma refeição saudável. Mostramos aqui alguns alimentos não perecíveis que são saudáveis.

1 – Bolacha integral

As bolachas integrais são uma opção ótima para sempre se ter na dispensa. Isso porque esse lanche pode te salvar quando você estiver com muita fome. E elas também podem fazer as vezes de ingredientes para entradas, sendo colocadas no patê ou molhos, por exemplo. Além disso, a fibra extra nos biscoitos integrais vai te manter satisfeito por mais tempo.

2 – Carne seca

A carne seca tem origem em uma prática antiga de conservação de carne a partir do processo de salga e desidratação. E por mais  que esse alimento seja prático, é bom evitar aqueles que tem muitos conservantes, aromas e outros aditivos.

Existem vários tipos de carne seca disponíveis no mercado. Como por exemplo de salmão, frango e até búfalo. Além de existirem também alternativas à base de plantas feitas com coco, banana ou jaca. Normalmente esse alimento tem a duração de um ano.

3 – Manteigas de oleaginosas

Essas manteigas são uma fonte ótima de energia, além de também serem ricas em proteínas e gorduras saudáveis. A manteiga de amendoim geralmente dura até nove meses em temperatura ambiente.

A manteiga de amêndoa tem a validade de um ano. Já a pasta de castanha de caju dura até três meses. Outra opção é a manteiga de nozes, castanhas e amêndoas que são uma fonte de gorduras saudáveis, proteínas, vitaminas, minerais e compostos vegetais que são ótimos para o corpo.

4 – Lentilhas

As lentilhas podem ser secas ou enlatadas. Esse alimento dura muito tempo e é uma ótima fonte de proteínas, nutrientes e fibras.

5 – Nozes, castanhas e sementes

Esses alimentos oferecem muita energia, são densos em nutrientes, saudáveis e fazem um lanche rápido muito bom. O recomendável é procurar os produtos que são embalados a vácuo para que eles não oxidem ou percam seu frescor.

A vida útil das nozes é bem variável. Por conta disso é bom ficar atento ao que sua mistura de oleaginosas tem. Mas se todas as nozes estiverem em bom estado isso é uma mistura ótima de nutrientes para o seu corpo.

6 – Grãos integrais

Seja arroz, aveia, cevada ou outros grãos integrais, todos eles tem uma vida útil bastante longa além de terem vários nutrientes. Os grãos integrais também  são bastante versáteis e podem ser usados em vários pratos. Como por exemplo, em sopas, saladas e em pratos cozinhados em panelas.

Um outro ponto positivo desses alimentos é que eles podem diminuir o risco de diabetes tipo 2, doenças cardíacas e até mesmo alguns tipo de câncer.

7 – Leite em pó

Mesmo que quase todos os produtos lácteos tenham que ter uma refrigeração para serem armazenados, o leite em pó não precisa. Ele é uma ótima fonte de cálcio e vitamina D. E o seu prazo de validade é estimado em até cinco anos.

7 dicas para você cortar o seu próprio cabelo

Matéria anterior

Harold Shipman, o médico que matou os próprios pacientes por prazer

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.