Curiosidades

Pelé e técnico João Saldanha: relembre como foi a briga entre eles

0

O Rei do Futebol era um homem de muitos amigos e poucos inimigos, mas os fãs se lembram da famosa briga entre Pelé e João Saldanha, antigo técnico da Seleção Brasileira.

O profissional, que atuava como jornalista, assumiu o comando do time brasileiro durante as Eliminatórias da Copa de 1970. Desde a época, muitas pessoas conheciam a animosidade na relação entre eles. Isso ficou ainda mais visível no documentário que saiu sobre o ídolo na plataforma Netflix sobre a vida e carreira do craque.

Uma das principais teorias que correm na internet sobre Pelé e João Saldanha é que o astro do futebol foi um dos motivos que levaram ao pedido de demissão do técnico, que teve uma passagem breve pela seleção brasileira.

Via Veja

Por outro lado, acredita-se que o técnico não queria o camisa 10 jogando no time. Seus argumentos eram variados, dizendo que ele estava ficando míope, e isso prejudicava suas jogadas. Além disso, também falava em modernizar o time brasileiro, para jogar como os europeus.

Essas interações foram cruciais para concretizar a inimizade entre Pelé e João Saldanha, que perdurou por vários anos. O próprio Rei voltou a falar sobre o assunto em entrevistas posteriores, mas sempre indicando que o técnico não sabia o que estava fazendo.

Menções em entrevista

Na época, uma entrevista de Pelé, gravada e exibida no documentário da Netflix, traz um diálogo em que ele fala sobre o fato de o técnico ter dito que estava ficando míope.

Pelé teria achado que foi “de maldade da parte dele”, mas também parecia tranquilo ao afirmar que o profissional precisava de alguma coisa para se justificar.

A polêmica explodiu em 1970, e o técnico teria pedido demissão por conta das provocações e do clima tenso que se instalou na seleção brasileira. Mesmo assim, o Rei do Futebol não se deixou aplacar, e continuou exibindo seu futebol único pelo Brasil.

Via Static

Pelé e João Saldanha no documentário Netflix

Mais de 50 anos depois, enquanto gravava uma participação especial em seu documentário para a Netflix, a treta entre Pelé e João Saldanha voltou a ser comentada pelo ídolo.

Ao retomar sobre o ataque do técnico, ele respondeu de forma contundente, dizendo que, particularmente, achava que o técnico não entendia muito de futebol na época.

Pelé foi categórico ao afirmar que os jogadores tentavam argumentar com ele sobre as melhores estratégias. Afinal, estavam na linha de frente diariamente, e sabiam quais as melhores interações para o time. No entanto, o técnico não escutava, e respondia com arrogância, segundo relatos de Pelé.

Ainda no documentário, o craque dizia que insistia para que conversassem e tomassem as decisões em conjunto. No entanto, viu que não ia dar certo, especialmente por se manterem em posições antagônicas.

Os colegas de time e até mesmo a mídia conseguiu reparar na animosidade entre Pelé e João Saldanha, que perdurou por várias semanas até que ele pediu demissão, sem continuar à frente da Seleção por muito tempo.

Na teoria, o comunicado de dissolver a comissão técnica na época foi divulgada pelo dirigente Silvio Pacheco. A decisão foi tomada por toda a entidade, mas o presidente anunciou a saída do técnico em 17 de março de 1970.

Dessa forma, não é possível afirmar, com certeza, se houve uma demissão ou um pedido para sair. Para todos os efeitos, as brigas entre Pelé e João Saldanha certamente foram um dos fatores decisivos para isso.

Além disso, a saída da principal comissão aconteceu apenas algumas semanas antes da viagem para a Copa do México. Entretanto, a Seleção Brasileira e o camisa 10 pareceram ter ficado bem, pois ganharam a copa naquele ano, com um gol de Pelé.

 

Fonte: Metrópoles

Imagens:  Static, Veja

Esse é o novo asfalto que começa chegar nas ruas do Brasil em 2023

Artigo anterior

Ladrões tentam dar golpe dentro de delegacia e são presos em flagrante

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido