Compartilhando coisa boa

Peru: o destino ideal para a próxima viagem

visite o peru
0

Cercado pelo Oceano Pacífico, Cordilheira dos Andes e Floresta Amazônica, o Peru não tem apenas belezas naturais. Passear pelo país significa experimentar o melhor da gastronomia, e, além disso, o país tem uma cultura rica influenciada pela tradição indígena e pelas civilizações antigas, como os Incas, que viveram no território da Cordilheira dos Andes por aproximadamente 20 mil anos.

Os Incas viveram no país por séculos, até que a região foi invadida e dominada por espanhóis, em 1532. A invasão durou quase três séculos. Durante o domínio dos espanhóis, cidades incas foram rebatizadas e grandes quantidades de ouro e prata foram retiradas do país com mão de obra indígena.

O Peru conseguiu conquistar sua independência só em 1821, e muitas ruínas e construções do período Inca hoje fazem parte dos principais roteiros de turismo.

Encantador, o destino pede algumas recomendações para quem quer conhecer este lugar mágico!

O que não pode faltar na mala

A previsão do tempo não funciona muito quando o assunto são as cidades do Peru. Alguns destinos estão em altas altitudes e, apesar do sol forte durante o dia, à noite, as temperaturas podem cair bruscamente, por isso leve roupas confortáveis e leves para o dia, mas não se esqueça de um bom agasalho e casacos para passeios noturnos.

Um bom e confortável tênis também é um item indispensável, mesmo em passeios leves com opções de transporte; quem quer aproveitar o país vai ter que caminhar, especialmente dentro dos espaços arqueológicos. Se a ideia é fazer um mochilão ou algo mais radical, invista em uma boa bota específica para trilhas.

Separe também aquela conhecida bolsa de medicamentos, que podem ser úteis no roteiro, como aspirinas, remédio para enjoo e especialmente medicamentos para dores de barriga. Apesar de ser deliciosa, a gastronomia peruana leva ingredientes e temperos que muita gente não está acostumada a consumir. Também lembre de incluir medicamentos e acessórios para ferimentos leves, como band aid e gaze.

Na nécessaire dos itens básicos de higiene, lembre-se de levar um protetor solar com fator alto e um bom repelente. Também carregue um bom hidratante para pele e lábios, pois o clima seco pode fazer com que algumas pessoas sintam mais o ressecamento na derme.

Quando for separar os documentos, apesar de a carteira de identidade ser o único documento exigido para transitar pelo país, que é signatário do acordo entre países da América Latina onde o documento de identidade local é válido para todos, o RG precisa ser atualizado. Apesar de o RG não ter uma validade, é recomendável que ele esteja em bom estado de conservação e tenha sido expedido há menos de dez anos. Se programe se precisar emitir um documento novo, porque a emissão pode demorar alguns dias.

Lugares para visitar no Peru

Lima

A capital do Peru é um local que agrupa atrações modernas e históricas. Localizada às margens do Oceano Pacífico, a cidade preserva um centro histórico com características das arquiteturas neoclássicas, renascentistas e barrocas.

Quem desembarca na cidade não pode deixar de visitar o sítio arqueológico Huaca Pucllana – construído no período pré-Inca –, o Palácio do Governo, o Forte Real Felipe e o Museu de Arte. Se for visitar a capital durante o verão, se prepare para encontrar as praias mais disputadas do país.

Cusco

Localizada na região dos Andes peruanos, a cidade foi a capital do Império Inca e ainda preserva resquícios arqueológicos dos povos originários, combinados com edifícios de arquitetura colonial espanhola. Não deixe de passear pela Plaza de Armas e pelas Igrejas de La Compañia de Jesus e Santo Domingo. Os museus da cidade também são paradas obrigatórias.

Ao redor de Cusco, estão as principais atrações turísticas e históricas do país, como o Vale Sagrado dos Incas, o sítio arqueológico Sacsayhuaman, o anfiteatro Moray e a famosa Montanha das 7 Cores. Para aproveitar todos esses lugares e conhecer mais a fundo o que a região histórica tem para contar, reserve pelo menos uma semana.

Machu Picchu

Sem dúvida, esta é a atração mais esperada pelos turistas. Com milhares de anos de existência, a região, considerada sagrada e antiga cidade Inca, foi construída nas montanhas peruanas, a 2.400 metros de altitude.

Considerado Patrimônio Cultural e Natural da Humanidade pela Unesco, a cidade foi descoberta em 1911 por um historiador americano e era considerada um lugar sagrado por estar entre as montanhas dos Andes e o Rio Urubamba. Feita com blocos de rocha encaixados milimetricamente sem material para uni-los, a arquitetura da cidade desperta curiosidade até hoje.

Um excelente cenário para fotos, não deixe de levar seu iPhone 13 para fazer os registros dessa viagem marcante. Na hora de fazer as fotos, respeite as pessoas e as tradições locais, e não tire fotos sem autorização.

Sítio Arqueológico de Pisac

Pisac é um dos maiores sítios arqueológicos do Vale Sagrado dos Incas, a cerca de 33 quilômetros de Cusco. O sítio fica na Cordilheira Vilcabamba e tem centros monumentais com acabamentos perfeitos, que deixam qualquer um hipnotizado.

Lá, é possível encontrar casarões, templos, túneis, torres, pontes, aquedutos e terraços agrícolas, além de outras construções e uma bela vista.

Para curtir todos os lugares citados, a melhor época para visitar o país é durante o outono e o inverno, entre os meses de abril e setembro, já que a incidência de chuva é menor, facilitando os passeios.

Desde setembro de 2021, o país abriu as fronteiras para brasileiros, depois de um período fechado para turistas, por conta da pandemia de Covid-19. O governo diminuiu as exigências e os requisitos para entrar no país, e, hoje em dia, só é preciso apresentar o comprovante de vacinação completa.

Inspiração para filme, saiba como foi o maior assalto a banco no Brasil

Artigo anterior

Saiba quem são os cardeais brasileiros que podem substituir o Papa

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido