Curiosidades

Inspiração para filme, saiba como foi o maior assalto a banco no Brasil

0

O filme “Assalto na Paulista” é uma nova produção cinematográfica brasileira inspirada em um crime real de 2011. A obra estreou na última quinta-feira (25/08). Atualmente, acredita-se que o crime provocou um prejuízo de aproximadamente R$ 500 milhões, entre joias, pedras preciosas e moedas estrangeiras, o que fez ele ser considerado um dos maiores assaltos a bancos privados do país.

No dia 27 de agosto de 2011, minutos antes de dar meia noite, uma quadrilha invadiu o Banco Itaú localizado na Avenida Paulista, na cidade de São Paulo. Os criminosos quebraram as portas de vidro e, com o alarme desligado, renderam os responsáveis pela segurança e alguns clientes.

Toda a ação durou cerca de 10 horas, com mais de 170 cofres abertos e revirados. Na época, o Banco Itaú não se pronunciou sobre o caso, que só se tornou de conhecimento geral depois de oito dias do crime.

Planejamento e ação

Foto:Divulgação/ Entretetizei

As investigações da época apontaram que o assalto ao Banco Itaú, na Avenida Paulista, teria sido planejado cerca de um ano antes de o plano ser efetivado.

De acordo com a revista Veja, os criminosos responsáveis pela ação conheciam as instalações do local e, com a ajuda do vigia daquela noite, que foi o responsável por desligar os sistema de segurança, realizaram o assalto. A quadrilha estaria preparada até mesmo com equipamentos para demolir os cofres.

No total, cinco homens foram condenados, na época, a uma pena de 18 anos e oito meses na prisão. No entanto, como informado pela Rolling Stone Brasil, um deles ficou preso em regime semiaberto, quando a pena ocorre em local coletivo e em conjunto a um tipo de trabalho.

João Paulo dos Santos, um dos envolvidos e mentores do crime, cumpriu sua pena no Centro de Progressão Penitenciária de Valparaíso (CPP). Ele foi preso logo depois de chegar na casa de um parente em Carapicuíba, na Grande São Paulo.

Já o responsável pela segurança, Nivaldo Francisco de Souza, foi detido na mesma época do crime, mas morreu de causas naturais aos 54 anos, fora da prisão, enquanto o seu processo ainda corria na justiça.

Os outros envolvidos no assalto de 2011 ao Banco Itaú foram soltos por causa de um pedido de habeas corpus, em 2013, com exceção de Francisco Rodrigues dos Santos, que é procurado desde outubro de 2016, época em que foi condenado de forma definitiva pelo assalto.

O filme

Foto: Divulgação/ Cenas de Cinema

Baseado em um dos maiores assaltos da história do Brasil, o filme “Assalto na Paulista” estreou na última quinta-feira (25/08). A obra é dirigida por Flavio Frederico e roteirizada por Mariana Pamplona.

O elenco conta com grandes atores, como Eriberto Leão, Bianca Bin e Tales Jaloretto

Confira a sinopse e o trailer do filme:

“Rubens é um poderoso bandido do interior paulista, que resolve dar um último grande golpe com a ajuda de sua filha adotiva Leônia, que fugiu da Bahia depois de ser estuprada por seu pai biológico. Mas nem tudo sai conforme o planejado durante o assalto aos cofres particulares de um banco na Avenida Paulista, coração de São Paulo. Rubens e Leônia só vão encontrar os seus verdadeiros destinos, ao desovar os frutos deste assalto no Paraguai, onde ambos entram em crise com os próprios valores existenciais.”

Assalto ao banco que originou o termo “Síndrome de Estocolmo” virou série na Netflix

Foto: Divulgação/ Netflix

Para quem gosta deste estilo de obra, a série “Clark”, lançada pela plataforma de streaming Netflix, retrata o assalto que ocorreu em Estocolmo, na Suécia, em 1973. 

O crime ficou conhecido pelo fato dos bandidos e reféns estabelecerem laços afetivos. Por causa disso, originou o termo Síndrome de Estocolmo, que é considerado um transtorno psicológico que se desenvolve quando a vítima tenta conquistar a simpatia do sequestrador ou se identificar com ele.

A obra foi dirigida por Jonas Åkerlund.

Veja o trailer abaixo:

Fonte: Aventuras na História

Entenda o que é “demissão silenciosa”

Artigo anterior

Peru: o destino ideal para a próxima viagem

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido