• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Por que a pele das pessoas são de cores diferentes?

POR Fatos Desconhecidos (Acervo)    EM Ciência e Tecnologia      10/07/15 às 19h13

Que as pessoas podem ter tonalidades de pele diferentes todo mundo sabe, mas você já se perguntou como isso acontece? Também não é segredo que a cor da pele é definida pela melanina, uma substância produzida pelo nosso organismo.

Mas nem todo mundo sabe que as responsáveis pela produção da melanina são as células conhecidas como melanócitos, que ficam espalhadas por todo o nosso corpo.

Todas as pessoas têm a mesma quantidade dessas células, no entanto a quantidade de melanina que elas produzem varia de acordo com o organismo.

E é justamente a quantidade do pigmento produzido que determina não apenas a cor da nossa pele, como também dos nossos cabelos e olhos. Mas, afinal das contas, o que faz com que as pessoas tenham uma quantidade diferente de melanina sendo produzida?

Determinação genética

genética

A cor da pele é uma característica herdada geneticamente. De acordo com algumas teorias da evolução humana, nos primórdios da vida humana nossos ancestrais desenvolveram cores de pele diferentes de acordo com a região em que viviam.

Por exemplo, aqueles que viviam em regiões tropicais e de maiores altitudes e, por isso, estavam mais expostos a raios ultravioletas tinham a pele mais escura, já quem vivia em regiões subtropicais tinham a pele mais clara.

A tonalidade da pele de cada um depende da herança herdada por esses ancestrais, pois são os nossos genes que determinam a quantidade de melanina que os melanócitos vão produzir.

Albinos

albino

Os genes também são os responsáveis por outra questão que envolve a cor da pele, o albinismo. Ele é uma condição causada por uma mutação genética que faz com que o organismo não produza melanina suficiente.

Como a substância é uma das responsáveis por proteger a nossa pele, os albinos são extremamente sensíveis ao sol. E não pense que a condição é rara, segundo um estudo publicado pelo Instituto Nacional de Saúde, dos Estados Unidos, uma em cada 17.000 pessoas tem albinismo em todo o mundo.

Próxima Matéria
Fatos Desconhecidos (Acervo)
Acervo, matérias feitas antes do ano de 2015.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+