Ciência e Tecnologia

Por que algumas pessoas têm dificuldade de manter contato visual durante uma conversa?

0

Em uma conversa, você é do tipo que olha diretamente nos olhos da outra pessoa ou tem dificuldade em manter contato visual? Para algumas pessoas, quando alguém não olha diretamente nos seus olhos é sinal de que a pessoa é falsa ou está mentindo, mas isso é apenas senso comum. É claro que uma conversa olho no olho demonstra confiança, interesse e firmeza, mas esse comportamento pode ter outras explicações, científicas inclusive.

Pesquisas sugerem que existe uma razão científica pela qual algumas pessoas têm dificuldade em olhar diretamente nos olhos de alguém durante uma conversa. Pelo visto, esse comportamento não está ligado à timidez ou coisa do tipo. Aparentemente, os nossos cérebros não conseguem lidar com as tarefas de pensar nas palavras certas e se concentrar em um rosto ao mesmo tempo. Então, se você tem dificuldade em olhar diretamente para as pessoas, saiba que isso não é necessariamente culpa sua.

Contato visual

O efeito de desviar o olhar se torna mais perceptível quando uma pessoa está tentando usar palavras menos familiares. Supostamente, o cérebro usa os mesmos recursos mentais para encontrar a palavra e manter o contato visual.

Essa hipótese foi testada por cientistas da Universidade de Kyoto, no Japão, em 2016. A equipe de pesquisadores reuniu 26 voluntários para participar de um jogo de associação de palavras enquanto olhavam fixamente para rostos gerados por um computador. Ao olhar diretamente para os rostos, os participantes demonstraram certa dificuldade em encontrar ligação entre as palavras.

“Embora o contato visual e o processamento verbal pareçam independentes, as pessoas frequentemente evitam os olhos dos interlocutores durante a conversa”, escreveram os pesquisadores no artigo publicado na revista Cognition. “Isso sugere que há interferência entre esses processos”.

Os participantes do experimento foram analisados enquanto encaravam duas animações de rostos. Algumas fazendo contato visual e animações de rostos desviando o olhar. Eles foram colocados para pensar em ligações entre palavras facilmente associáveis. Por exemplo, nomear um verbo para a palavra faca é relativamente fácil. Isso porque não teriam muitas opções além de cortar ou furar. Enquanto associar um verbo à palavra pasta é um pouco mais difícil, já que poderia ter mais opções.

Os resultados mostraram que os voluntários precisaram de mais tempo para pensar em palavras enquanto estavam fazendo contato visual, porém isso se deu apenas quando as associações eram mais complexas. Os pesquisadores sugerem que haja uma hesitação indicando que o cérebro está lidando com muitas informações de uma só vez.

Conversa

Sendo assim, manter uma conversa e contato visual ao mesmo tempo é totalmente possível. No entanto, isso é uma evidência de que ambos podem usar os mesmos conjuntos cognitivos. Porém, as vezes isso pode ficar um pouco mais difícil para algumas pessoas.

O tamanho da amostra usada nesse estudo é relativamente pequeno, mas não deixa de ser uma hipótese interessante. Mas esse não foi o único estudo que sugeriu que o cérebro fica um pouco receoso com o contato visual.

Em 2015, o psicólogo italiano, Giovanni Caputo, mostrou que olhar fixamente nos olhos de outra pessoa por 10 minutos alterou o estado de consciência. Os participantes do experimento vivenciaram alucinações de monstros, seus parentes e até mesmo os próprios rostos. Isso é chamado de adaptação neural, onde o cérebro altera gradualmente a sua resposta a um estímulo contínuo. Por exemplo, isso acontece quando você coloca a mão em uma mesa. Você a sente imediatamente, mas essa sensação diminui à medida que você continua com a mão lá.

O contato visual associando palavras também pode estar relacionado de alguma forma com a adaptação neural. Mas ainda é preciso mais estudos sobre as ligações entre a comunicação verbal e não-verbal antes de concluir qualquer coisa.

E você, tem dificuldade para manter contato visual durante uma conversa? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.

Mulher diz que acordou do coma falando francês

Matéria anterior

Como estão 7 gênios da comédia dos anos 1990 nos dias de hoje?

Próxima matéria

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.