Curiosidades

Por que essa leoa em um zoológico desenvolveu uma juba?

0

Zuri, uma leoa de 18 anos do zoológico Topeka, no estado norte-americano do Kansas, desenvolveu uma juba assim como os machos da sua espécie. 

Os leões são conhecidos devido ao dimorfismo sexual, com os machos ostentando as grandes jubas marrons que os tornam dignos de serem nomeados o Rei da Selva. Enquanto isso, as leoas não costumam ter jubas e são de um amarelo-areia pálido por todo o corpo. 

Zuri é uma das poucas exceções. Ela vivia com um leão macho, Avus, até 23 de outubro de 2020, quando faleceu.

Avus era o único macho dos três leões de Topeka. Depois da sua morte,  os guardiões começaram a perceber que Zuri havia começado a desenvolver uma juba de maneira semelhante a um macho adulto. 

Os funcionários do local afirmam que Zuri é uma leoa dominante e, mesmo que sua juba seja incomum, não é similar a uma juba masculina adulta típica sendo mais curta e menos cheia. Porém, ela tem um moicano difuso.

Existem algumas teorias que tentam responder o crescimento da juba de Zuri. No entanto, a ideia de que a juba foi desencadeada pela perda de Avus não é uma opção para Kris Everatt, cientista conservacionista da organização de conservação de gatos selvagens Panthera:

“Eu não acho que haja realmente algum tipo de razão evolutiva para isso, seja falta de machos ou muita competição com outras fêmeas ou qualquer coisa assim… Acho que é apenas um evento aleatório”, disse ele.

Jubas

Foto: MDIG

Vale destacar que essa não é a primeira vez que um acontecimento deste tipo é relatado. Em Botswana, 5 fêmeas de uma alcateia selvagem foram vistas ostentando jubas. Além disso, uma delas se comportava como um macho, montando nas outras fêmeas e rugindo.

Uma das explicações apresentada foi de que elas teriam um alto nível de testosterona. Isso porque a fêmea que tinha mais comportamentos masculinos não foi vista tendo filhos em anos, o hormônio pode provocar infertilidade às fêmeas.

Como não foram feitos testes hormonais nas leoas, isso não foi comprovado. Veja abaixo a diferença de tamanho entre os espécimes entre a fêmea e o macho, ambos portando jubas.

Já no ano de 2017,  em uma leoa de 18 anos chamada Bridget começou a crescer uma juba no Zoológico Municipal de Oklahoma, nos Estados Unidos. Após serem realizados exames, foi descoberto um tumor nas glândulas suprarrenais da fêmea, que aumentou o nível de diversos hormônios, incluindo cortisol e androstenediona, identificados pelo sangue. A doença apareceu como principal suspeita para o aparecimento da juba.

Os machos costumam começar a ter juba entre 18 meses e 2 anos de idade, quando atingem a maturidade sexual. Os leões castrados, no entanto, não desenvolvem a característica.

Uma explicação teorizada para a juba de Zuri é sua idade: leões selvagens vivem por até 15 ou 16 anos, chegar aos 18 anos é bastante, mesmo para um animal que vive em cativeiro. Isso poderia explicar alguma alteração hormonal. 

Felizmente, de acordo com o zoológico, a leoa está saudável e não apresenta sinais de doenças.

Criança brincando com leoa gigante 

Foto: Reprodução Redes Sociais

Além de Zuri e sua juba, recentemente outra leoa viralizou após brincar com uma felina dessa espécie, com uma janela de vidro entre elas.

O vídeo foi publicado no Instagram da página “nature_friendly_earth” com a seguinte legenda: “Ela é tão corajosa”.

O registro viralizou e atualmente acumula mais de 27 milhões de visualizações e 2 milhões de curtidas, como detalhado pelo site India.com.

De acordo com o site citado acima, a leoa pode ser vista também tentando interagir com a criança arranhando o vidro forte.

Veja o registro abaixo:

Fonte: MDIG, Canaltech, Metro World News

Repórter tem fone roubado ao vivo por um animal

Artigo anterior

”Monstros marinhos” realmente existiram, segundo cientistas

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido