Criado em 1997, Naruto foi apresentado como um jovem ninja marginalizado em sua aldeia. Além disso, inicialmente não víamos muito potencial nele. Enquanto seus colegas na Academia de Konoha aperfeiçoavam a Técnica dos Clones das Sombras; ele só dominava o Jutsu Sexy - mas convenhamos que é sempre divertido vê-lo colocando isso em prática. No entanto, gradualmente Naruto Uzumaki foi superando suas fraquezas e adversidades. Como resultado de todo seu trabalho duro, determinação e sacrifícios, o shinobi acabou subvertendo todas as expectativas. Naruto se tornou o ninja mais poderoso do mundo. Lembrando que ele também carregava uma besta caudada em seu interior, o que proporcionou um belo upgrade em suas habilidades. Pois bem, assim Naruto concluiu sua série homônima em uma posição insuperável.

Em contrapartida, Boruto: Naruto Next Generations acabou nos mostrando que o tempo não foi muito bom para Uzumaki. Aparentemente ele enfraqueceu com o passar dos anos. Em suma, Boruto é ambientada em uma Konoha 15 anos mais velha que aquela mostrada na série original. Assim vemos Naruto e cia em versões mais maduras. Uzumaki, por exemplo, acabou realizando seu sonho de se tornar Hokage e construiu uma família com Hinata, com quem gerou Boruto e Himawari. Embora esse spin-off se concentre mais nos filhos dos personagens originais, temos vislumbres das versões adultas dos personagens de Naruto. Inclusive, quem esperava que o protagonista da franquia criada por Masashi Kishimoto tivesse treinado e se fortalecido nesse intervalo de quinze anos acabou se decepcionando. Mas, afinal, por que Naruto enfraqueceu com o passar do tempo?

Publicidade
continue a leitura

Tentando explicar a fisiologia de Naruto Uzumaki

Publicidade
continue a leitura

Em Boruto, Naruto está na casa dos 30 anos. Sendo assim, ele conta com vitalidade somada à anos de experiência, o que deveria resultar na melhor fase de sua vida. Infelizmente, esse não é o caso. Só para ilustrar, o vemos enfrentar Shin, um antigo experimento de Orochimaru em busca de vingança. Em seguida, após sofrer danos na luta, Kurama e Sasuke apontam que Naruto perdeu sua vantagem, e o próprio Hokage reconhece isso. Além disso, em sua luta contra Delta também o vemos resistir com dificuldade. Isso porque nem vamos citar Jigen, que conseguiu se mostrar um oponente além do que Naruto e Sasuke poderiam imaginar, e o mesmo temia Kaguya, ameaça que já havia sido derrotada pela dupla no passado.

Em suma, a explicação mais óbvia para a perda de habilidades de Naruto é sua falta de treinamento. Além da vida de Hokage ser majoritariamente administrativa, deixando os treinos práticos em último plano, o mundo em paz fez com que todos os shinobis baixassem a guarda. Durante sua adolescência, Naruto treinava, participava de missões e comia ramen, além de contar com muita ambição por se tornar Hokage. Em contrapartida, quando adulto, ele adquiriu muitas responsabilidades e passou a ter pouco tempo para manutenir suas técnicas, quem dirá aperfeiçoá-las. Levando isso em consideração, é compreensível que Uzumaki tenha perdido um pouco a prática.

Publicidade
continue a leitura

Além disso, outra razão plausível é que Naruto não é mais o protagonista da história, seu filho sim. Portanto, a narrativa não busca tornar o "pai de Boruto" mais forte, afinal, ele é apenas um personagem coadjuvante. Estão, como muito bem pontuado pelo Screen Rant, a força de Naruto teve que ser atenuada, caso contrário, não haveria sentido em construir uma história para seu filho.

Publicado em: 29/09/20 11h18