Ciência e TecnologiaCuriosidades

Por que nessa cidade brasileira um arco-íris ficou de cabeça para baixo?

0

Imagina só se uma mão gigante aparecesse no céu e virasse um Arco-Íris de cabeça para baixo? Bem, ainda bem que isso não aconteceu, senão as pessoas teriam entrado em pânico com o restante do mundo. Contudo, existe uma possibilidade de um Arco-Íris vir invertido sim. Isso aconteceu no interior de São Paulo e as pessoas ficaram um pouco sem saber do que se tratava. Como se inverte um Arco-Íris? E para onde vai o pote de ouro nessa história? Bem, nós da Fatos não sabemos nada sobre qualquer pote de ouro, porém podemos te  falar como é que esse arco colorido foi parar de ponta-cabeça no céu. Na verdade esse evento pode ser mais comum do que você imagina.

Hoje trazemos para você essa história que deixou esses moradores do estado de São Paulo coçando a cabeça . Pode ficar calmo, isso não é nenhum sinal celeste ou algo de outro mundo. Na verdade, é uma ótima oportunidade de você apreciar o poder da natureza e de toda sua beleza! De qualquer maneira, por que nessa cidade brasileira um arco-íris ficou de cabeça para baixo? Vamos descobrir.

Arco-íris de fogo

Na cidade de Arealva, que fica no interior de São Paulo, moradores do local presenciaram um arco-íris um tanto quanto esquisito. Como se alguém tivesse pegado o longo arco colorido e invertido ele, havia um grande “sorriso” no céu.

O mais esquisito talvez nem tenha sido isso, naquele verão o dia inteiro não tinha chovido. Desde quando um arco-íris aparece sem ser em um dia de chuva? Bem, muitos ali ficaram receosos com isso, apesar de terem achado a imagem muito bonita. Esse fenômeno é popularmente chamado de arco-íris de fogo, invertido ou sorriso no céu. Cientificamente, esse fenômeno possui outro nome, ele é chamado de Arco cincunzenital.

Arco Cincunzenital

Por mais que esse fenômeno possa parecer estranho, na verdade ele é bem comum. A grande dificuldade nossa, na verdade , é enxerga-lo. Acontece que a formação desse conjunto de cores depende de um ângulo muito específico do sol. Visto aqui da superfície terrestre, pode ser um pouquinho complicado, porém não é impossível. Não somente isso, a intensidade da luz solar deve ser especifica, da mesma forma que sua angulação. Quando todos os “requisitos” para esse fenômeno forem cumpridos, temos essas rajada de fogo colorida no céu. Um lindo arco-íris invertido!

Cristais de Gelo

O sol deve estar em uma altitude inferior a 32º para que esse fenômeno ocorra. Em outras palavras, o Sol precisa estar há menos da metade do céu. Quando o Sol nessa posição, nós temos esse sorriso no céu. Todavia, ainda existe uma outro fator: a luz deve refletir nos cristais de gelo presentes em nuvens do tipo Cirrus. Em um arco íris convencional, são as gotículas de água presentes nas nuvens que refletem a luz solar e formam o arco colorido.

No caso do “Arco-Íris de Fogo”, o que vai refletir a luz são os tais cristais. Diferente das gotículas de água, esses cristais de gelo se organizam de outra forma, logo o arco-íris virá de outra forma. Devido a disposição desses cristais, quando conseguimos ver esse fenômeno, as cores podem vir mais vivas e mais bem formadas. Se tornando um espetáculo para os olhos.

Vídeo incrível mostra a ordem cronológica correta para fazer aquela maratona da Marvel

Artigo anterior

18 imagens mostram como são os uniformes obrigatórios ao redor do mundo

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido