Por que o cabelo e as unhas crescem depois que morremos?
Tempo de leitura:1 Minutos, 0 Segundos

Por que o cabelo e as unhas crescem depois que morremos?

É comum as pessoas ficarem chocadas em casos de necessidade de exumação de cadáver quando, ao se desenterrar um indivíduo para algum fim, o caixão é aberto e lá está um corpo com carne pútrida mas com as unhas e os cabelos enormes (bem maiores do que quando o corpo foi enterrado).

É quando surge a dúvida: por que o cabelo e as unhas crescem depois que morremos? Bem, isso é um fato curioso (e sinistro) que foi até explicado por um professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGS), José Arthur Chiese. A explicação para esse fenômeno é até muito lógica.

A morte cerebral e cardíaca é diferente da morte das células do corpo humano. Ou seja, as células ainda podem continuar vivas depois que o sujeito é dado como morto. Então, as unhas e os cabelos continuam crescendo por um tempo, até que as reservas do organismo se esgotem totalmente.

unhafff

Não é possível prever por quanto tempo os cabelos e as unhas continuam crescendo após sua morte, e isso varia de indivíduo para indivíduo. Por isso, é perfeitamente possível abrir um caixão e achar la dentro um corpo em decomposição bem cabeludo e de unhas enormes!