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Por que o Twitter pode levar multas bilionárias?

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A Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos está multando o Twitter em US$ 150 milhões em penalidades civis por deturpar como lidou com as informações de dados privados de seus usuários.

Sendo assim, em uma ação movida no Tribunal Distrital dos EUA para o Distrito Norte da Califórnia, o governo acusou o Twitter de “enganar” os usuários em uma prática que afetou mais de 140 milhões em sua plataforma.

De maio de 2013 a setembro de 2019, a plataforma de mídia social supostamente disse aos usuários que estava coletando seus números de telefone e endereços de e-mail para proteger suas contas. No entanto, não disse que também usaria os dados para ajudar as empresas a enviar anúncios direcionados.

Além disso, o governo acusou o Twitter de alegar falsamente que cumpria com as diretrizes de privacidade da União Europeia-EUA e Suíça-EUA, que proíbem as empresas de usar informações privadas de maneiras não compatíveis com os propósitos que os usuários autorizaram.

O Twitter disse em um blog que algumas informações pessoais foram “inadvertidamente usadas para publicidade” após uma descoberta interna do incidente, divulgada em 2019. O problema foi corrigido em 17 de setembro de 2019. Além disso, a rede social também disse que criou um comitê de governança de dados.

O acordo

Desse modo, o Twitter concordou em pagar a multa e também adotar novas medidas de conformidade “significativas” para garantir melhores práticas de privacidade de dados, disse o governo. Essas medidas incluem desenvolver e manter um programa abrangente de privacidade e segurança da informação, realizar uma análise de privacidade e redigir um relatório antes de implementar qualquer novo produto ou serviço que colete dados privados dos usuários, e testar regularmente suas proteções de privacidade de dados.

O Twitter também deve obter avaliações regulares de seu programa de privacidade de dados de um avaliador independente, fornecer certificações anuais de conformidade de um executivo sênior, fornecer relatórios após quaisquer incidentes de privacidade de dados que afetem pelo menos 250 usuários e cumprir outras regras de relatórios e manutenção de registros.

Por fim, a empresa deve notificar todos os usuários dos EUA que ingressaram na plataforma antes de 17 de setembro de 2019 sobre o acordo e fornecer opções para proteger sua privacidade e segurança.

Elon Musk

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Porém, com a compra feita por Elon Musk da plataforma, muito se fala sobre o futuro do Twitter. Isso porque o empresário demitiu diversos funcionários, incluindo executivos das equipes de segurança e privacidade.

Segundo informações da reportagem do site The Verge, Lea Kissner, diretora de privacidade, e Marianne Fogarty se demitiram na última quinta-feira (10).

“Tomei a difícil decisão de deixar o Twitter. Tive a oportunidade de trabalhar com pessoas incríveis e estou muito orgulhosa das equipes de privacidade, segurança e TI e do trabalho que fizemos”, escreveu Kissney em um tweet.

Além das demissões, um advogado da equipe de privacidade da plataforma escreveu no grupo de Slack da empresa que a única prioridade de Musk é conseguir receita com os usuários da rede social.

“Elon mostrou que sua única prioridade com os usuários do Twitter é como monetizá-los. Não acredito que ele se importe com os ativistas de direitos humanos. os dissidentes, nossos usuários em regiões não monetizáveis ​​e todos os outros usuários que fizeram do Twitter a praça global que vocês passaram tanto tempo construindo, e todos nós amamos”, escreveu o funcionário.

O advogado relatou que ouviu o atual chefe do Departamento Jurídico do Twitter, Alex Spiro, que Musk “está disposto a assumir um risco enorme em relação a esta empresa e seus usuários, porque ‘Elon coloca foguetes no espaço, ele não tem medo do FTC'”.

Como o Twitter corre o risco de receber a multa bilionária, o departamento jurídico está pedindo que os engenheiros da empresa fiquem atentos às regras impostas pelo acordo com a FTC.

Assim sendo, o advogado afirmou que as mudanças do selo de verificado e a assinatura Twitter Blue não fizeram uma análise normal de privacidade e segurança que a empresa costuma realizar.

Fonte: Olhar Digital

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