Curiosidades

Por que temos câimbras e espasmos musculares?

0

Algumas coisas na vida são experimentadas por praticamente todo mundo durante a vida. Uma dessas coisas são as câimbras e os espasmos musculares. Na maior parte das vezes eles são inofensivos e temporários. Contudo, em outros casos, essas sensações desconfortáveis podem ser um indicativo de problemas de saúde subjacentes.

A primeira coisa a se saber sobre câimbras e espasmos musculares é entender o que eles são. As câimbras são contrações musculares involuntárias e dolorosas que podem acontecer de forma repentina. O que as caracterizam são uma sensação de aperto ou rigidez intensa em determinado músculo. E elas podem ter duração de alguns segundos a vários minutos. Além disso, em determinados casos, elas podem deixar o músculo doendo por um tempo, mesmo depois de ter passado.

No caso dos espasmos musculares, eles são contrações involuntárias que são mais generalizadas do que as câimbras. Eles podem acontecer com grupos musculares maiores e podem ter uma variação na sua intensidade. Os espasmos musculares podem acontecer como uma resposta aos estímulos externos, ou então acontecerem por conta de problemas internos no corpo.

Sintomas das câimbras e espasmos

Olhar digital

Ambos têm alguns sintomas que os caracterizam. São eles:

Dor súbita e intensa – normalmente as câimbras são acompanhadas de uma dor intensa e aguda no músculo que foi afetado;

Contratura visível – no momento que a câimbra está acontecendo é possível ver o músculo se contrair, ficar tenso e difícil de tocar;

Limitação de movimento – isso pode ser visto tanto nas câimbras como nos espasmos, quando o movimento do músculo fica limitado por um tempo;

Sensação de dureza – antes, durante ou depois dos dois casos o músculo pode ficar rígido e duro ao toque;

Dor residual – depois dos episódios acontecer, algumas pessoas têm dor residual e ela pode durar minutos, horas ou até mesmo dias.

Por que as pessoas os têm?

Olhar digital

Muitos não sabem, mas existem vários fatores que podem ser desencadeadores desses fenômenos no corpo. São eles:

Desidratação e desequilíbrio eletrolítico

Uma das principais causas das câimbras é a desidratação. Isso porque quando o corpo está desidratado acontece uma diminuição dos níveis de eletrólitos, como sódio, potássio e magnésio, que são essenciais para uma função muscular correta. Por isso que um desequilíbrio pode gerar contrações musculares involuntárias.

Fadiga muscular e excesso de atividade

Isso acontece porque em um exercício vigoroso os músculos podem acabar ficando sobrecarregados, o que gera uma resposta de contração involuntária.

Deficiência de minerais

Não ter minerais essenciais, como potássio, cálcio e magnésio, pode gerar uma instabilidade na membrana celular e afetar a excitabilidade do músculo. Como consequência, podem acontecer contrações musculares anormais, o que ajuda a desencadear as câimbras.

Má circulação sanguínea

Ter uma circulação sanguínea correta é essencial para que o oxigênio e nutrientes sejam entregues aos músculos. Por isso que não ter sangue corretamente pode causar câimbras, principalmente no momento da atividade física.

Condições médicas subjacentes

Determinadas condições médicas podem aumentar a probabilidade de acontecerem as câimbras, como por exemplo, o diabetes, que pode gerar danos nos nervos periféricos, sendo um fator contribuinte para as câimbras recorrentes.

Uso de medicamentos

Determinados remédios podem ter as câimbras como um efeito colateral. Por exemplo, os diuréticos que são usados no tratamento de pressão alta podem gerar uma perda de potássio e causar câimbras.

Postura e movimentos repetitivos

Essas duas coisas podem colocar pressão em excesso em determinados músculos, o que pode resultar em câimbras. Isso é uma coisa comum nas atividades profissionais que deixam as pessoas em posições desconfortáveis por períodos de tempo longos.

Como prevenir câimbras e espasmos

Olhar digital

Hidratação adequada – beber bastante água no dia para se manter hidratado e ter um equilíbrio eletrolítico;

Alongamento e aquecimento – antes de fazer um exercício, fazer alongamentos e aquecimentos para que os músculos sejam preparados para a atividade física;

Suplementação mineral – se for preciso, e tiver orientação de um profissional, considerar a suplementação;

Evitar atividade em excesso – atividades intensas além dos limites do corpo devem ser evitadas, além de dar um tempo correto para que aconteça a recuperação muscular;

Melhorar a postura – manter uma postura certa quando se sentar, ficar em pé ou fazer atividades diárias;

Revisar remédios – consultar o médico sobre alternativas para remédios que podem causar as câimbras;

Tratar as condições médicas – seguir o tratamento recomendado para que as condições médicas subjacentes, como diabetes, sejam controladas.

Fonte: Olhar digital

Imagens: Olhar digital

Como ver uma mensagem no Instagram sem aparecer como visualizada?

Artigo anterior

Esses sinais mostram que você está bebendo pouca água

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido